Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2011 - 03h31

Meu caso com a Folha: 90 colunistas comentam ligação com o jornal

Publicidade

DE SÃO PAULO

José Simão, Cony, Danuza Leão, Ruy Castro, Tostão e mais 85 colunistas comentam a ligação com o jornal e lembram histórias da redação.

Tostão: Um colaborador acidental
Danuza Leão: Como fui parar na Folha
José Simão: Folha e eu! Laços de família!
Carlos Heitor Cony: Duas vezes, dois motivos
Antonio Prata: Será que o jornal de sábado já saiu?
Eliane Cantanhêde: Pela primeira vez na Barão de Limeira
Gilberto Dimenstein: Dura com os outros e com ela mesma
Ruy Castro: O dia em que Dennis Hopper me recomendou moderação
Maria Cristina Frias: Lamento nada ter escrito sobre o que me disse Gabo

BARBARA GANCIA
"Virei leitora da Folha por causa do Horácio, o dinossauro do Mauricio de Sousa lançado com a Folhinha. Hoje, o dinossauro sou eu, que ironia..."

Colunista de Cotidiano e revista sãopaulo

-

XICO SÁ
"A sangue quente: crime do Della Volpe, PC Farias, Collorgate, homem-gabiru, sushi erótico, máfia do bingo & outros furos e furadas"

Colunista de Esporte

-

JANIO DE FREITAS
"Um slogan? Pois não. 'Folha, jornal sem rolha'"

Colunista de Poder e membro do Conselho Editorial

-

FERNANDO DE BARROS E SILVA
"Nos anos 80, como leitor, eu gostava da Ilustrada e colecionava o Folhetim. Hoje, como colunista, gosto de colecionar algumas encrencas. Acho que o melhor da Folha ainda está na disposição com que acolhe as divergências de opinião"

Colunista da página A2, Opinião

-

VINICIUS TORRES FREIRE
"Debutei a ler a Folha aos 15, em 1980. Por causa dos colunistas. Porque o jornal criava caso: era irritante, para o bem ou mal. Estou aqui desde 1991. Tentando irritar"

Colunista de Mercado

-

DRÁUZIO VARELLA
"Tenho com a Folha uma relação de amor pela coluna que escrevo e de desespero quando o prazo para enviá-la se aproxima sem que eu encontre o tema"

Colunista da Ilustrada

-

PASQUALE CIPRO NETO
"Meu caso com a Folha começou em 1989 e, apesar de 'velho', ainda não caiu na rotina. Nunca sei o que ela vai me pedir além do combinado. E isso é bom demais!"

Colunista de língua portuguesa de Cotidiano

-

JAIRO MARQUES
"A marca de ser um dos primeiros jornais do mundo a dar espaço nobre ao diverso, ao tido como diferente, disso a Folha e eu temos orgulho"

Colunista de Cotidiano e coordenador-assistente da Agência Folha

-

ELIO GASPARI
"Um caso de leitor agradecido pela demonstração das virtudes da pluralidade e de um jornal sem rabo preso"

Colunista de Poder

-

ROSELY SAYÃO
"Relacionamento amoroso duradouro é conturbado. Paixão, cobranças, desentendimentos. Respeito sempre. Assim é meu caso com a Folha"

Colunista de Equilíbrio

-

FERREIRA GULLAR
"Uma das melhores coisas que aconteceram em minha vida profissional de jornalista foi o convite para escrever na Folha. Isso me fez voltar a uma atividade que sempre exerci com prazer e com maior prazer a exerço agora num jornal de tamanha importância na vida brasileira"

Colunista da Ilustrada

-

MÔNICA BERGAMO
"'Eles são mais loucos do que eu pensava', disse o meu pai quando recebi o convite para assumir a enorme responsabilidade de editar uma coluna. Eu tinha 32 anos, só um no jornal. Folha em uma palavra: ousadia"

Colunista da página 2 da Ilustrada

-

DELFIM NETTO
"É um privilégio comemorar os 90 anos da Folha em 1.200 semanas na pág. A2. Privilégio maior foi a convivência com o inesquecível e bem humorado 'Seu' Frias..."

Colunista da página A2, Opinião

-

JULIO ABRAMCZYK
"Meu caso com a Folha é o de um casamento de 50 anos que deu certo devido ao respeito mútuo e liberdade recíproca"

Autor da coluna "Plantão Médico", em Saúde

-

JUCA KFOURI
"Seu Frias queria que eu fosse o 'Janio de Freitas do Esporte'. Não fui, nem sou (quem sou eu?!), mas estou aqui até hoje. Feliz"
Colunista de Esporte

-

NELSON DE SÁ
"1986. Na sala dos editorialistas, sentado na grande poltrona, sapato sem meia, Claudio Abramo conta histórias, depois dorme"

Autor da coluna "Toda Mídia", em Poder

-

MAURO ZAFALON
"São 35 anos nas Redações do Grupo Folha. Os últimos 27, na Folha. Identifiquei-me com a contínua luta do jornal em busca de novos caminhos"

Autor da coluna "Vaivém", em Mercado

-

FABRÍCIO CORSALETTI
"Tento viver o Cotidiano como se fosse Turismo, mantendo as botas sempre Ilustradas"

Colunista da revista sãopaulo

-

FABIO BARBOSA
"Há anos, discordei de um posicionamento da Folha e parei de assinar. Depois, alguém me mostrou que há articulistas bem diversos. Voltei a assinar"

Colunista de Mercado

-

ALVARO PEREIRA JÚNIOR
"Ler a Folha é fazer um curso de como ser paulista --eu, paulista, só percebi isso quando fui morar no Rio"

Autor da coluna "Escuta Aqui", do Folhateen

-

RUBEM ALVES
"Caso antigo, escrevendo histórias leves sobre a educação. Viraram um livrinho que ainda roda por aí. Foi na Folha que nasci como escritor"

Colunista de Cotidiano

-

MARCELO COELHO
"Antes e depois da campanha das Diretas-Já, em 1984, nenhum jornal brasileiro contribuiu mais do que a Folha para o fim da ditadura militar. É ainda hoje na luta contra o autoritarismo, o pensamento único e a acomodação mental que a Folha se destaca"

Colunista da Ilustrada e membro do Conselho Editorial

-

CONTARDO CALLIGARIS
"Ao chegar, em 85, perguntei qual jornal devia ler para entender?o país. Meu caso com a Folha se confunde com meu caso com o Brasil"

Colunista da Ilustrada

-

MAYRA DIAS GOMES
"Quando entrei na Folha aos 19 anos, no fim da adolescência, inaugurei uma fascinação doentia pelo universo que me cerca"

Autora da coluna "Na Estrada", do Folhateen

-

LUIZ FELIPE PONDÉ
"Meu café da manhã não faz sentido sem a Folha"

Colunista da Ilustrada

-

SUZANA HERCULANO-HOUZEL
"Sinto-me presenteada: há cinco anos escrevo sobre neurociência para a Folha, com liberdade para escolher os temas. Parabéns para ela!"

Autora da coluna "Neuro", de Equilíbrio

-

WALTER CENEVIVA
"A Folha e eu somos do mesmo mês e dia, mas nos encontramos em 1968. São 43 anos de trabalho, lealdade e boa convivência"

Colunista de assuntos jurídicos em Cotidiano

-

LUIZ CARLOS MENDONÇA DE BARROS
"Dos 90 anos da Folha, tive o prazer de, em 30 deles, ser um de seus colunistas acompanhando as coisas da economia; foi uma boa jornada"

Colunista de Mercado

-

VIVIAN WHITEMAN
"Para escrever na Folha, sigo a rima da ética segundo Brown: 'O guerreiro de fé nunca gela, não agrada o injusto e não amarela"

Colunista da "Última Moda"

-

VANESSA BARBARA
"No dia em que o Raimundinho saiu na Folha, teve festa no Mandaqui. O seu Firmo liberou a paçoca e eu mandei plastificar o recorte"

Colunista de TV na Ilustrada

-

LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA
"Octavio Frias perguntava sempre. Pensava o Brasil, dizia-se não jornalista, mas era o próprio jornal que criara: sempre em busca da informação e do pensamento do interlocutor"

Colunista de Mundo

-

MELCHIADES FILHO
"Nos anos 80, lendo Tarso de Castro e Paulo Francis, eu concluí que incomodar o poder aumenta as chances de o poder ser exercido de modo mais responsável. É isso que me move na profissão e, há 23 anos, dentro da Folha"

Diretor-executivo da Sucursal de Brasília e colunista da pág.2

-

ALEXANDRE HOHAGEN
"Fui leitor, funcionário e, agora, colaborador. Vi a Folha mudar, para permanecer sempre atual e imprescindível. Aos 90 anos mais do que nunca"

Escreve sobre tecnologia em Mercado

-

ROBERTO RODRIGUES
"Tem sido um prazer escrever para a *Folha, principalmente pela oportunidade de defender o agro brasileiro a partir desta importante tribuna"

Escreve sobre agronegócio em Mercado

-

VIVIEN LANDO
"A gente nem sabia que focinho, aliás, cara, iria ter a coluna 'Bichos'. Mas a Folha foi audaciosa e apostou no assunto sem temer as feras"

Autora da coluna Bichos, na seção "Por aí", de Cotidiano

-

MARION STRECKER
"Meu caso com a Folha foi amor à primeira vista. Começou em 1984 e ainda não acabou. Tivemos filhos. O que mais cresceu foi o UOL"

Colunista de Mercado

-

ANNA VERONICA MAUTNER
"Anos de namoro encruado. Nunca dormi com ela, para saber de véspera como será o jornal de amanhã. Esse é o sonho do colunista bissexto, o quase jornalista"

Colunista de Equilíbrio

-

MICHAEL KEPP
"A Folha me deu um espaço para confessar. Como colunista, eu já revelei minha transa com uma puta, meu derrame e alguns dos meus defeitos, mas não os piores. Eu me revelo, não como exibicionista, mas para comover aqueles que conseguem se identificar comigo e se sentir menos alienados, menos solitários"

Colunista de Equilíbrio

-

JOSÉ SARNEY
"A Folha não é só papel e tinta: tem rosto, linguagem, personalidade e inteligência. A Folha tem saudade do futuro"

Colunista da página A2, Opinião

-

MARION MINERBO
"Brainstorm por telefone. Foi assim que batizamos 'Coisas Loucas'. Seriedade e bom humor para falar da loucura do homem são"

Autora da coluna "Coisas Loucas", de Equilíbrio

-

PVC
"Na história, 1984 é o ano das Diretas-Já! Sócrates usava caneleiras amarelas, pelas diretas. Para saber a verdade, eu lia a Folha"

Colunista de Esporte

-

JOÃO PEREIRA COUTINHO
"Cresci em Portugal, com um jornalismo palavroso e timorato. A Folha foi a cura com seus textos enxutos e no ponto. Foi amor à primeira vista"

Colunista da Ilustrada

-

NINA LEMOS
"22 anos. Quer mudar para São Paulo e trabalhar na Folha? Tô indo. Peguei um Cometa. Fui tão bem recebida que eu nunca mais voltei. E assim se passaram... 17 anos!?Ops. Entreguei a idade"

Autora da coluna "02 Neurônio", do Folhateen

-

RUBENS RICUPERO
"Longe do Brasil, a coluna na Folha era minha garrafa de náufrago; de volta, o jornal é a vida que me surpreende a cada manhã"

Colunista de Mundo

-

NINA HORTA
"Quem sabe sabe e conhece bem, como é gostoso gostar de alguém! (Carnaval de 1956, marcha, cantada por Joel de Almeida,?1913-1933, composição J.Sandoval, não identificado e Carvalhinho 1913-1970. Remasterizado; total, 912. Produzido na zona franca de Manaus, compact disc; e-mail: lembrando@norte.?com.br)

Colunista de gastronomia da Ilustrada, ironizando o didatismo da Folha

-

FÁBIO SEIXAS
"No 1º dia me mandaram pra São Bernardo e, de um orelhão, ditei o texto sobre a rebelião na cadeia. Aprendizado a jato. Há 15 anos"

Editor-adjunto de Mundo e colunista de automobilismo de Esporte

-

RODRIGO BUENO
"Entrei na Folha. Aí comprei uma TV em 95, um som em 96 e um Kadett em 97. Curti tanto que continuo com tudo.?E continuo na Folha"

Colunista de Esporte

-

RITA SIZA
"O meu caso com a Folha... não tem a nostalgia nem a pátina das paixões antigas; é uma relação moderna, que se arma em contemporânea ao toque do iPad..."

Colunista de Esporte

-

JOSIMAR MELO
"Não suportaria ir à Folha todo dia. Estranho, para quem chegou já balzaquiano e está há um quarto de século? Casamentos longevos são assim: guardando certa distância"

Crítico de restaurante da Ilustrada e colunista da revista sãopaulo

-

VALDO CRUZ
"Identifiquei-me com a Folha bem antes de nela trabalhar. Estudante, participei da organização da campanha das Diretas-Já em BH. Ler a Folha era, e continua sendo, indispensável"

Repórter especial e colunista da Folha.com

-

EDUARDO OHATA E BERNARDO ITRI
"Nosso caso com a Folha não é um caso. Se fosse, seria passageiro, efêmero. Não é. É mais do que isso"

Colunistas do "Painel FC", de Esporte

-

RONALDO LEMOS
"A Folha consegue dar início a conversas que ganham vida própria na esfera pública. É o que um jornal deve fazer para ser relevante hoje"

Autor da coluna "Internets", do Folhateen

-

BENJAMIN STEINBRUCH
"Meu caso com a Folha começou com uma inesquecível conversa. Depois dela, aceitei um honroso convite para ser articulista do jornal, feito por uma pessoa muito especial: sr. Frias"

Colunista de Mercado

-

ANDRÉ CONTI
"Meu caso com a Folha começou na página de quadrinhos, passou por todos os cadernos --menos o Sudoku-- e foi voltar para os quadrinhos, que hoje é minha profissão"

Colunista do Tec e editor de quadrinhos e do selo Penguin-Companhia, da Cia. das Letras

-

MANUEL DA COSTA PINTO
"Ao assinar uma coluna sobre livros na Ilustrada, enfrentei o desafio (e os riscos) de fazer crítica literária no calor da hora"

Colunista da revista sãopaulo

-

JÔ HALLACK
"Hábito adorável: tomar café da manhã lendo jornal. Bônus track: tomar café da manhã lendo jornal e ver você dentro dele!"

Uma das autoras da coluna "02 Neurônio", do Folhateen

-

MÁRCIA DESSEN
"Meu caso com a Folha começou assim, meio por acaso. Escrevo do jeito que eu falo, como quem conta um caso. Papo de grana, um caso sério"

Escreve sobre educação financeira e investimentos em Mercado

-

JAIRO BOUER
"18 anos! Meu caso mais longo! E não é que ainda dá vontade de correr atrás, abrir espaços e descobrir novas possibilidades?"

Autor da coluna "Sexo & Saúde", do Folhateen

-

JORGE CARRARA
"Independência, ética, respeito e um time competente e vibrante têm alimentado o meu delicioso e persistente caso com a Folha"

Autor da coluna "Vinhos", na Ilustrada

-

VLADIMIR SAFATLE
"Comecei a ler a Folha na época das Diretas. Meu pai levava-a para casa todos os dias dizendo que enfim havia um jornal contra a ditadura. Para mim, foi nesse momento que o lugar da Folha na imprensa nacional se formou"

Colunista da página A2, Opinião

-

BARBARA ABRAMO
"Júpiter e Urano em Áries ativam o mapa da fundação do jornal. Isso expandirá o alcance do jornal nos próximos meses, que passará por renovação tecnológica a partir de março"

Autora da coluna "Astrologia", da Ilustrada

-

CESAR MAIA
"Para nós, políticos e economistas, o ponto é ir além do diagnóstico e correr riscos rojetando cenários. A Folha é assim: corre riscos e fala para a frente"

Colunista da página A2, Opinião

-

RAQ AFFONSO
"Começou com uma coluna no jornal. Depois virou site. Logo blog, podcast, Twitter, Facebook, aplicativo no iPad. 02 e Folha, em qualquer mídia"

Uma das autora da coluna "02 Neurônio", do Folhateen

-

MARIA INÊS DOLCI
"A Folha sempre atraiu minha atenção pela pluralidade de opiniões e de tendências. Sinto-me honrada por ser colunista deste jornal"

Colunista de Mercado

-

JULIO VASCONCELOS
"Discutindo a vida digital em formato analógico"

Escreve sobre web social em Mercado

-

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
"14 anos são 756 colunas. Mesmo com um casamento antigo, a paixão de escrever semanalmente ainda é de namorado. #tudodebom"

Colunista do Tec

-

KEILA JIMENEZ
"Troquei um casamento feliz de dez anos com a concorrência pela Folha. Traição? Não, um novo amor. Recente, sob 'lente cor de rosa' da paixão e que me faz sentir viva"

Colunista de TV na Ilustrada

-

FRANCISCO DAUDT
"O convite para escrever um artigo no acidente da TAM me rendeu orgulho próprio, pela Folha, e o ódio eterno do assessor 'top-top'"

Colunista de Equilíbrio

-

SILVIO MEIRA
"Folha: nove décadas de posições inequívocas. Certa ou errada, você sabe de que lado a Folha está"

Colunista de Mercado

-

MARIO MESQUITA
"Uma relação em três fases. Fonte, objeto de reportagens, quando ocupei um cargo público, e colaborador. A segunda fase foi de longe a menos confortável... mas é assim que deve ser mesmo"

Escreve sobre políticas macroeconômicas em Mercado

-

NIZAN GUANAES
"Trabalho com a Folha há décadas, mas, sempre que ela teve de descer o cacete em mim, ela desceu sem piedade. É isso que odeio na Folha, mas é isso que faz a Folha ser a Folha. E esse é meu caso de amor e ódio com ela. A Folha não é amiga de ninguém, só do Brasil"

Colunista de Mercado

-

ALEC DUARTE
"Painel do Leitor', Opinião e 'Editoriais'. Desde que me conheço por gente, inicio a leitura da Folha assim. Explica muita coisa"

Colunista do Tec

-

JOSÉLIA AGUIAR
"Crise no México, na Ásia, na Rússia, desvalorização do real, 11 de Setembro: meus primeiros anos na Folha me ensinaram que o bom jornalismo é sobretudo inquieto"

Autora da coluna "Painel das Letras", da Ilustrada

-

RODOLFO LANDIM
"Desde jovem tive namoradas, casei duas vezes, mas minha paixão pela Folha durante esse tempo foi como a pelo Flamengo: ininterrupta"

Escreve sobre energia e recursos naturais em Mercado

-

KENNETH MAXWELL
"Primeiro, fui convidado a examinar uma série de temas históricos, desde o impacto do terremoto que devastou Lisboa em 1755 até o destino das populações indígenas no novo mundo. Nas minhas colunas semanais, escrevo sobre assuntos mais variados. No entanto, tenho a consciência de que sou um estrangeiro escrevendo para brasileiros, frequentemente, sobre temas brasileiros, e sou agradecido à Folha por continuar comigo!"

Colunista da página A2, Opinião

-

ADRIANA KUCHLER
"Venho aqui protestar por me oferecerem um espaço menor que um tuíte pra falar de um caso tão longo e sério. Não cabe. Caso encerrado!"

Colunista da revista sãopaulo

-

ALEXANDRE SCHWARTSMAN
"Diálogo quase imaginário: 'R$ 300 por coluna? Nem parece tão caro para publicar na Folha. Hã? Vocês é que me vão me pagar?'"

Colunista de Mercado

-

MIRIAN GOLDENBERG
"Nasci em Santos, moro no Rio de Janeiro desde 1978 e não perdi um vício que adquiri na adolescência: ler de cabo a rabo, todos os dias, a Folha"

Colunista de Equilíbrio

-

FERNANDO VELOSO
"Tem sido uma rica experiência discutir na Folha propostas para melhorar a qualidade da educação no Brasil"

Colunista de Mercado

-

RICARDO YOUNG
"Me alfabetizei com a Folhinha. Cresci com a Folha sendo a minha companheira inseparável contra a ditadura. Hoje, é um caso de fidelidade para o resto da vida

Colunista da página A2, Opinião

-

LULI RADFAHRER
"A Folha foca em princípios e questiona protocolos. É fundamental para quem sente que nasceu cedo demais ou tarde demais no século"

Colunista do Tec

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página