Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2011 - 03h31

José Simão: Folha e eu! Laços de família!

Publicidade

JOSÉ SIMÃO
COLUNISTA DA FOLHA

Eu escrevo na Folha há 90 anos. Ops, 23 anos! Dá no mesmo! Há 90 anos que eu aperto a tecla enviar!

Há 90 anos que a Folha dá espaço pro humor: Macaco Simão, as tirinhas e a coluna do Sarney. Rarará. Com aqueles títulos hilários: "A vaca e a internet", "O Brasil e a vesícula".

Meu caso com a Folha: 90 colunistas comentam ligação com o jornal
Time de colunistas incluiu Lobato, Oswald e Francis

E o bom de trabalhar na Folha é que todo mundo lê. Como disse um amigo: "A Folha é leitura obrigatória nem que seja pra falar mal".

Rodrigo Paiva-12.abr.2007/Folhapress
O colunista José Simão, que escreve na Folha há 23 anos
O colunista José Simão, que escreve na Folha há 23 anos

E eu gosto de trabalhar na Folha porque ela permitiu que eu fizesse da minha coluna um tubo de ensaio, uma coqueteleira maluca. Eu explodi o "Manual de Redação". E uma vez o seu Frias me pegou forte pelo braço e disse: "Continue assim, não mude nunca". É isso: liberdade pra trabalhar.

Uma vez me chamaram pra fazer um quadro na Record e falaram: "O bispo te ama, mas vai ter que gravar antes porque ele tem medo que você tire a emissora do ar". Ou seja, ama mas não confia. Ou seja, não ama! Rarará!

A Folha não me amola nem em política, como muita gente pensa. Quer dizer, às vezes a gente negocia. Uma vez escrevi três paus e duas xerecas numa mesma coluna, uma suruba! Aí fiquei negociando com a editora pelo celular: "Tá bom, eu deixo dois paus e tiro uma xereca". "Não, você deixa duas xerecas e tira um pau". Rarará. Parecia a Vovó do Pânico!

Há 90 anos eu escuto que a Folha é ranzinza. Uma diretora de televisão me disse: "A Folha até quando te elogia te ferra". Rarará.

E abomino quando falam mal do show da Amy. Me dá vontade de ir até lá e empastelar o jornal. Amor e ódio, laços de família!

Há 90 anos que eu peço pra eles mudarem a cor da pastilha da fachada! E quando tem dias que leio a Folha, não concordo com nada e desço a escada falando sozinho: "Ah, essa Folha, viu!". Laços de família. Rarará!

E o grande contato que eu tenho com a Folha é a tecla enviar. Há 90 anos eu miro a setinha em enviar e zuuuum, lá vai a buemba! Eu tinha um fox terrier que já conhecia o som de transmissão da coluna (zuuum) e aí ele aparecia com a bola na boca, "oba ele já pode brincar".

Hoje troquei o cachorro por um iPad. Transmiti a coluna. Oba! Já posso jogar angry birds no iPad!

Uma vez, há 90 anos, tinha mudado de caderno, saído da Ilustrada, e o seu Frias disse: "Nessa novela tá todo mundo comendo todo mundo, cadê o Simão?". Tô aqui. HÁ 90 ANOS! Mas não conta pra ninguém. Rarará!

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página