Reuters
25/08/2006 - 22h05

Vendas mundiais de TVs de plasma crescem 95%, aponta pesquisa

da Reuters, em Tóquio

As vendas mundiais de televisores com telas de plasma dispararam 95% no trimestre de abril a junho em relação ao mesmo período do ano passado, para 2,2 milhões de unidades.

O desempenho foi impulsionado por vendas elevadas de aparelhos da Matsushita Electrical Industrial, afirmou a empresa de pesquisa DisplaySearch.

As TVs de plasma (conhecidas pela sigla PDP) assumiram uma participação de 5% no mercado mundial de televisores no segundo trimestre em termos de unidades. Nos primeiros três meses do ano, a fatia foi de 4%.

A demanda por televisores com telas planas, como os de plasma ou cristal líquido (LCD), cresce conforme os preços caem, atraindo consumidores que querem trocar seus volumosos aparelhos de tubo por modelos com telas maiores e mais estreitas.

Em termos de receita, as vendas de TVs de plasma subiram 57% em relação ao mesmo período do ano passado, já que as quedas de preços superaram os aumentos no tamanho das telas das TVs vendidas, segundo a DisplaySearch.

Os televisores de plasma representaram 20% das receitas mundiais com vendas de TVs no segundo trimestre, alta ante os 18% registrados no primeiro trimestre.

A Matsushita, fabricante de aparelhos com marca Panasonic, cimentou sua posição de liderança no mercado PDP ao ampliar sua participação de 21,5%, entre janeiro e março, para 28,3% no segundo trimestre.

A sul-coreana LG Electronics ficou na segunda posição, com 17,1%, seguida por sua rival doméstica Samsung Electronics, que ficou com 13,6%. Em quarto aparece a holandesa Philips Electronics, com 10,3%.

As vendas de TVs com telas de cristal líquido dispararam 135% no segundo trimestre, para 9,4 milhões de aparelhos, representando 22% do mercado mundial de televisores em termos de unidades, informou a DisplaySearch no início da semana.

LCD

Já as vendas mundiais de televisores com telas de cristal líquido (LCD) saltaram 135% no trimestre de abril a junho em relação ao mesmo período do ano passado, para um recorde de 9,4 milhões de unidades.

O crescimento foi liderado pela Philips Electronics, com uma participação de 13,5%.

As TVs com telas LCD foram responsáveis por 22% do mercado mundial de televisores no segundo trimestre do ano em termos unitários, acima dos 17% no primeiro trimestre, afirmou a DisplaySearch.

Atrás da Philips, a Samsung Electronics aparece em segundo lugar, com fatia de 13,1%, superando a Sharp, que ficou com participação de 11,8% e o terceiro lugar.

Em termos de receita, os fabricantes também tiveram aumentos pois estão mudando o foco para modelos com telas maiores, que têm margens maiores.

As receitas mundiais com vendas de TVs LCD subiram 138% por cento no ano, para um recorde de US$ 11,3 bilhões no segundo trimestre, representando 47% do mercado mundial de televisores.

A Sony manteve a liderança mundial do ranking de fabricantes de TVs LCD em termos de valor, com participação de 16%, seguida de perto pela Samsung, com 15,4%, e Philips com 11%.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca