Reuters
11/01/2006 - 17h15

Fujitsu anuncia investimento de US$1 bi em nova fábrica de chips

da Reuters, em Tóquio

O conglomerado japonês de eletrônicos Fujitsu anunciou nesta quarta-feira que irá investir 120 bilhões de ienes (1,05 bilhão de dólares) na construção de uma nova fábrica de microchips em seu complexo industrial no Japão, de forma a atender a crescente demanda.

A expansão da capacidade de produção da Fujitsu acontece no momento em que a crescente demanda global por microchips deve ser intensificada nos próximos anos.

A nova fábrica, localizada na capital Mie, região central do Japão, deve iniciar a produção em abril de 2007 e processará wafers de 300 mm, utilizados na fabricação de chips com circuito de 65 nanômetros de largura.

Os wafers maiores rendem mais que o dobro de chips tradicionais de 200 mm, contribuindo para a redução de custos dos fabricantes e permitindo uma oferta de produtos com preços mais competitivos.

Circuitos melhores diminuem o tamanho dos chips e também reduzem custos. Além disso, contribuem para que os dados sejam processados mais rapidamente. A maioria dos fabricantes de chips mais sofisticados do mundo atualmente utilizam a tecnologia de 90 nanômetros (um nanômetro é a bilionésima parte de um metro).

A Fujitsu planeja investir 120 bilhões de ienes na fábrica até março de 2008 para atingir capacidade de produção de 10 mil wafers por mês. A empresa já opera uma outra fábrica que produz wafers de 300 mm em seu complexo e planeja aumentar sua capacidade para 15 mil unidade por mês até março de 2007.

A demanda global por microchips deverá crescer 8 por cento em 2006 e 10,6 por cento em 2007, depois de aumento estimado em 6,6 por cento em 2005, conforme dados da associação World Semiconductor Trade Statistics.

Antes do anúncio, as ações da Fujitsu fecharam em alta de 4 por cento, a 1.004 ienes, superando o índice de equipamentos eletroeletrônicos da bolsa de Tóquio, que subiu 1,4 por cento.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca