Reuters
07/05/2005 - 10h24

Cientista diz ter encontrado sonda da Nasa desaparecida em Marte

da Reuters, em Washington

Os destroços de uma espaçonave da Nasa (agência espacial dos EUA) que desapareceu ao entrar na atmosfera de Marte há mais de cinco anos podem ter sido finalmente encontrados.

Ao reexaminar imagens do pólo Sul marciano feitas entre 1999 e 2000, o cientista planetário Michael Malin encontrou o que ele acredita ser o pára-quedas da sonda Mars Polar Lander, localizado a algumas centenas de metros de um pedaço de solo revolvido e com uma marca no centro.

Os aparentes sinais dos destroços foram encontrados enquanto Malin procurava evidências da nave, cujos motores pararam prematuramente durante sua aproximação do pólo marciano, em dezembro de 1999.

A sonda tinha como objetivo estudar o clima marciano e buscar evidências de mudanças climáticas no passado. Seus restos não puderam ser localizados depois que o centro de operações da Nasa perdeu contato com ela.

"A descida da Mars Polar Lander foi mais ou menos bem-sucedida durante a entrada na atmosfera. O desastre só aconteceu poucos momentos antes do pouso", escreveu Malin, na próxima edição da revista de divulgação americana "Sky & Telescope".

Um porta-voz do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa disse que a imagem aparente dos destroços da sonda não era ainda uma descoberta "definitiva". Segundo o porta-voz, Guy Webster, a Nasa não está procurando ativamente a espaçonave.

A Nasa foi criticada pela perda da nave, seu segundo fiasco em Marte em 1999. Em setembro daquele ano, a Mars Climate Observer também foi perdida.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca