Reuters
15/11/2004 - 01h26

Rumsfeld apóia segurança antiterror no Canal do Panamá

da Reuters, na Cidade do Panamá

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, disse neste sábado que seu país continuará ajudando tecnicamente a polícia panamenha na luta antiterror para proteger o Canal do Panamá, por onde transita 14% do comércio marítimo norte-americano.

O canal foi mantido pelo Exército norte-americano até 1999, quando passou para as mãos da polícia panamenha, já que o Panamá eliminou seu Exército em 1989.

"O Departamento de Defesa tem uma diversidade de programas para capacitação e treinamento para outros países [...] Eu tive uma conversa com o ministro [de Defesa panamenho] e abordamos este tema com muita preocupação", disse Rumsfeld a jornalistas no sábado, depois de sua chegada à Cidade do Panamá.

A autoridade norte-americana disse que o governo dos EUA tem um especial interesse na segurança marítima do Panamá devido sua importância internacional. Ele destacou que o Panamá realizou um bom trabalho desde que assumiu o controle total do canal em 1999.

Rumsfeld, que visitou El Salvador e Nicarágua antes do Panamá, deixou o país neste domingo e foi para Quito, no Equador, como parte de sua viagem para conversas com ministros da Defesa dos países do Hemisfério Ocidental.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca