Reuters
11/05/2004 - 18h20

FMI acompanha "de perto" os preços do petróleo, diz Rato

da Reuters, em Washington

O FMI (Fundo Monetário Internacional) acompanha "de perto" a evolução dos preços do petróleo e vê com bons olhos a proposta da Arábia Saudita de elevar o limite de produção da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), afirmou o novo diretor-gerente do Fundo, Rodrigo Rato, em sua primeira entrevista com jornalistas em Brasília.

Para Rato, a evolução dos preços tem sido muito brusca nas últimas semanas. "O Fundo considera que a proposta da Arábia Saudita de aumentar a produção da Opep é um bom passo para satisfazer o que é claramente uma forte demanda", disse.

Rato também afirmou que irá se reunir com os ministros das Finanças do G-7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo) em um encontro em Nova York no meio do mês.

"Pretendo participar desse encontro, ou pelo menos parte dele, então certamente terei a chance de colaborar com esses países", disse.
Rato disse ainda que os juros norte-americanos irão subir, mas a falta de pressões inflacionárias indicam que a mudança será ordenada.

"Acredito que a perspectiva para o futuro é de uma modificação ordenada, e de nenhuma forma extrema, da postura monetária para uma situação mais neutra", disse.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca