Reuters
16/04/2004 - 18h55

Para Meirelles, economia brasileira caminha para a recuperação

da Reuters, em Xangai

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse hoje em Xangai que os indicadores de atividade de março e abril são fortes e sugerem uma retomada após o fraco desempenho registrado em fevereiro.

Meirelles afirmou que uma correção já era esperada devido ao fraco desempenho da economia no final do ano passado. "Os números de março e abril parecem bons. A tendência é definitivamente de alta."

Questionado sobre a redução pelo JP Morgan ontem de sua recomendação dos títulos da dívida brasileira, Meirelles disse que os "fundamentos econômicos do Brasil são todos positivos e na direção certa".

"O Brasil está em melhor forma que no passado para lidar com choques externos", disse. As afirmações foram feitas durante reunião com banqueiros em Xangai.

Emissões externas

O presidente do BC disse também que o Brasil ainda não definiu quando fará as próximas emissões de títulos da dívida soberana previstas para este ano.

"Estamos um ano à frente do previsto com as reservas internacionais, então estamos em uma posição muito confortável para esperar e analisar os mercados. Não há uma decisão específica ainda".

Mais tarde, a assessoria de Meirelles no Brasil afirmou que, com suas declarações, o presidente do Banco Central não estava sugerindo que o governo abandonou a determinação, já anunciada, de emitir mais US$ 2,5 bilhões em títulos este ano.

"Estamos em uma situação mais confortável agora do que estávamos no passado e manteremos esse esforço de melhora", afirmou Meirelles a repórteres após discursar em um encontro do Instituto de Finanças Internacional.

As reservas brasileiras somavam US$ 21 bilhões no final de março.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca