Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2007 - 22h18

Organização internacional alerta para piora em conflitos mundiais

Publicidade

da Folha Online

Em um informe de atividades do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) divulgado nesta quinta-feira, a organização internacional alertou para a intensificação dos conflitos armados em todo o mundo e fez um apelo pela assistência às pessoas que se tornam deslocados (refugiados) internos devido à confrontos em seus países.

Após anunciar gasto recorde em mais de 50 anos em 2006, o CICV fez uma retrospectiva sombria do último ano, marcado por graves conflitos no Iraque, Sudão, Afeganistão e Sri Lanka. Sobre os conflitos, o presidente da organização, Jakob Kellenberger, destacou a preocupação com questão dos deslocados.

"As pessoas deslocadas, que geralmente são em sua maioria mulheres e crianças, constituem um grupo especialmente vulnerável", afirmou Kellenberger. "Sua presença supõe, com freqüência, uma pesada carga para as empobrecidas comunidades que os acolhem."

AP
Palestino armado tenta organizar tráfego em Baddawi,campo de refugiados do Líbano
Palestino armado tenta organizar tráfego em Baddawi,campo de refugiados do Líbano

O presidente do CICV lembrou que as leis do direito internacional humanitário proíbem o deslocamento dos civis. Mas, segundo o relatório, "apesar de este ter sido um ano em que as Convenções de Genebra gozaram de aceitação em nível mundial, continuou havendo uma patente falta de respeito pelo direito internacional humanitário".

Mais de 40% dos recursos do CICV em 2006 foram gastos na África. No total, a organização afirma que prestou assistência a 3,5 milhões de pessoas deslocadas em 19 países --300 mil pessoas a mais do que em 2005.

Nos últimos dias, o CICV tem alertado intensamente para a situação dramática dos civis palestinos em campos de refugiados no Líbano, que sofrem com os confrontos entre o Exército do país e o grupo radical islâmico Fatah al Islam.

"A situação no campo Nahr el Bared, no norte do Líbano, continuou muito tensa hoje, com disparos esporádicos pela manhã e a indicação dos últimos relatórios de que voltaram a acontecer enfrentamentos", afirmou o CICV em um comunicado. A organização se diz "extremamente preocupada com a segurança dos civis".

O conflito já deixou mais de 80 mortos desde o último domingo (20). De acordo com o CICV, os confrontos obrigaram ao menos 15 mil palestinos de Nahr el Bared a fugirem para outros campos de refugiados próximos --os quais, muitas vezes, não tem infra-estrutura para recebê-los.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página