Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2007 - 12h22

Venda de software pirata cai na China, mas continua alta

Publicidade

da Efe, em Pequim

O volume de software pirata vendido na China caiu para 24% do total da indústria em 2006 e registrou uma notável queda entre empresas. Entre os usuários comuns, porém, o nível de pirataria continua alto --as compras nesta categoria chegaram a 78% do total dos produtos.

O Departamento de Propriedade Intelectual apontou que o volume de vendas de software pirata caiu dois pontos percentuais desde o ano passado.

Segundo o departamento, a quantidade de software pirata vendido para empresas e instituições caiu de 48% para 39% do total do material comercializado, a maior queda em 2006.

Ye Xiumin, pesquisadora da ChinaLab, lembrou que os dados do relatório contrastam com os números fornecidos por organizações internacionais.

Para ela, confunde-se software livre com software pirata, e assim inflam a presença da pirataria no mercado chinês. Ela citou um estudo apresentado pela Aliança de Empresários de Software em 2003, que situou o índice de pirataria em 92%, contabilizando o software livre como pirata.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página