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11/02/2008 - 15h44

Regulamento

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da Folha Online

CAMPEONATO

  • Os critérios de pontuação do Mundial-2008 seguem os mesmos da temporada passada, na qual os oito primeiros somam pontos. O vencedor ganha 10 pontos; o segundo, 8; o terceiro, 6; o quarto, 5; o quinto, 4; o sexto, 3; o sétimo, 2; e o oitavo, 1.
  • O piloto campeão será aquele que somar o maior número de pontos durante o Mundial. A equipe vencedora do campeonato de construtores será aquela que terminar com a maior pontuação, somando-se os resultados obtidos por seus pilotos em cada etapa.
  • Nesta temporada, haverá 18 etapas, uma a mais do que no Mundial de 2007. Assim como no ano passado, a prova brasileira fechará o calendário --será realizada no dia 2 de novembro.

TREINOS LIVRES

  • Todas as equipes só poderão utilizar dois carros nos treinos de sexta-feira --até 2006, o regulamento permitia um terceiro carro para algumas escuderias. No entanto, o piloto de testes ainda poderá participar da sessão, desde que substitua um titular.

TREINO OFICIAL

  • Os treinos de classificação serão disputados em três fases. Na primeira, com duração de 20 minutos, seis carros serão eliminados. Os 16 pilotos restantes voltam à pista para mais 15 minutos de treino em que outros seis serão eliminados. Na terceira e última fase, dez pilotos terão dez minutos para disputar a pole position.

TECNOLOGIA

  • Depois sete temporadas de uso liberado, o controle de tração, mecanismo que previne a rotação em falso das rodas, foi novamente banido da categoria. A proibição do sistema é a principal novidade tecnológica da F-1 para 2008.
  • Além do veto ao controle de tração, os carros da categoria terão que utilizar a mesma caixa de câmbio por quatro provas consecutivas.
 

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