Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

U

Um Caffé com o Miécio
País: Brasil, 2003 (15 min)
Diretor: Carlos Adriano
Roteiro: Carlos Adriano
Pequeno perfil de Miécio Caffé (1920-2003), caricaturista baiano, muito ativo entre os anos 1950 e 1990, que foi também um dos maiores colecionadores particulares de discos de música brasileira. Através de um hábil uso da câmera, suas caricaturas ganham vida, valorizando uma trilha sonora em que se destaca a gravação especial de Caetano Veloso da quase desconhecida marchinha A Voz do Povo (de Malfitano e Frazão), lançada por Orlando Silva em 1940. (Curta-metragem)

Um Dia depois do Outro (Yom Yom)
País: Israel, 1998 (99 min)
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai, Jacky Cukier
Fotografia: Renato Berta
Elenco: Moshe Ivgi, Hanna Maron, Juliano Merr, Dalit Kahan, Yussef Abu Warda
Produção: Laurent Truchot, Eyal Shiray
Uma intricada teia de relações desenvolve-se a partir de uma família de origem árabe-israelense em Haifa. Moshe é um quarentão hipocondríaco que trabalha na padaria de sua família. É casado e razoavelmente feliz com a esposa, Didi. Mesmo assim, ele tem um caso com Grisha e alimenta fantasias eróticas com sua médica. Moshe só compartilha seus segredos mais íntimos com o amigo de infância, Jule, com quem consegue desabafar sobre a desordem de sua vida e até mesmo revelar seu obsessivo medo da morte. A única coisa que Moshe não sabe é que compartilha uma das mulheres de sua vida com o melhor amigo. Enquanto isso, os pais de Moshe, a judia Hanna e o árabe Yussef, não têm vida fácil. A mãe faz tudo o que pode para ajudar o filho a escapar de suas confusões.O pai enfrenta um verdadeiro conflito moral diante de uma proposta de compra do último pedaço de terra pertencente aos seus pais, para abri espaço à construção de um moderníssimo shopping center em Israel. Ele esbarra num verdadeiro dilema moral, sem saber se deve permitir que a casa de sua infância seja vendida a corretores judeus. (Retrospectiva Amos Gitai)

Um Dia Maravilhoso
País: Austrália, 2004 (13 min)
Diretor: Robbie Baldwin
Roteiro: Robbie Baldwin
A drag queen Steven é informada, durante uma performance, que sua mãe está morrendo. Num táxi rumo ao hospital, ela relembra os afetuosos tempos de infância. (Curta-metragem)

Um Toque de Rosa (Touch of Pink)
País: Canadá/Inglaterra, 2004 (91 min)
Diretor: Ian Iqbal Rashid
Roteiro: Ian Iqbal Rashid
Fotografia: David A. Makin
Elenco: Mistry, Kyle MacLachlan, Kristen Holden-Reid, Suleka Mathew, Brian George, Veena Sood, Liisa Repo-Martell
Produção: Jennifer Kawaja, Julia Sereny, Martin Pope
Alim é um canadense muçulmano que trabalha como fotógrafo em Londres, onde pode assumir tranqüilamente sua homossexualidade e manter um relacionamento feliz com Giles. Toda essa paz termina no dia em que Nuru, a devota mãe de Alim, resolve fazer uma visitinha ao filho. Sem coragem de contar à mãe toda a verdade sobre sua vida, Alim decide que o mais fácil é fingir, convencendo Delia, a irmã de Giles, a passar-se por sua noiva enquanto a mãe estiver em sua casa. A mãe revela-se um páreo duro, não só porque veio com a missão de arrastar Alim de volta ao Canadá para comparecer ao casamento de um primo como também para pressionar o filho que já está na hora de casar-se e dar-lhe os netos que ela acha que merece. Nas muitas horas de aflição que o aguardam, Alim tem um confidente fiel no fantasma de Cary Crant, seu conselheiro espiritual para todas as situações. (Competição - Novos Diretores)

Uma Casa em Jerusalém (A House in Jerusalem)
País: Israel/França, 1998 (90 min)
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai
Fotografia: Nurit Aviv
Produção: Amos Gitai
Documentário em que o cineasta retoma, vinte anos depois, o tema de um de seus primeiros filmes, (House, de 1978), para a televisão israelense, que foi censurado na época de sua realização. O cenário é a mesma casa do primeiro filme, em Jerusalém, cuja importância simbólica é evidenciada à medida em que se entrevistam os seus proprietários de ontem e de hoje, seus vizinhos e outros habitantes das redondezas. Originalmente, a casa pertencia a uma família palestina, os Dejani, que foram expropriados dela. Sua posse foi transferida, depois, a diversos moradores israelenses, que vieram ocupar esta parte de Jerusalém e sofrem da constante instabilidade da região. Cada novo morador torna-se, assim, uma metáfora para as turbulentas condições de vida em Israel. Gitai entrevista tanto árabes deslocados, que desejam um futuro mais pacífico, quanto judeus que não têm nada contra eles mas, mesmo assim, aceitam morar em suas casas. Num determinado momento, o cineasta interroga um turista americano sobre o significado do nome de uma rua e é criticado por ele, por "procurar política em tudo". Gitai demonstra discordar desse ponto de vista, encontrando nos mínimos detalhes da vida cotidiana um sentido maior do mundo. (Retrospectiva Amos Gitai)

Uma Estadia
País: França, 2003 (12 min)
Diretor: Catherine Buffat, Jean-Luc Gréco
Roteiro: Catherine Buffat, Jean-Luc Gréco
Nessa animação, Antoinette e sua mãe estão cozinhando um pernil de carneiro. Elas vêem um carro vindo na estrada. Tensa por causa de um sonho ruim de sua mãe, Antoinette se recorda. (Curta-metragem)

Uma Noiva do Sétimo Céu (Jumalan Morsian)
País: Finlândia, 2003 (85 min)
Diretor: Anastasia Lapsui, Markku Lehmuskallio
Roteiro: Anastasia Lapsui
Fotografia: Johannes Lehmuskallio
Elenco: Angelina Saraleta, Viktoria Hudi, Ljuba Filipova, Jevgeni Hudi, Gennadi Puikko
Produção: Kristiina Pervilä
Uma velha mulher do povo Nenet, antiga comunidade ao norte da Rússia, conta sua história de solidão a uma menina cega chamada Ilne. A senhora se chama Numd Syarda. Num é o nome do deus supremo reverenciado pelos Nenets. Syarda significa amarrada ou aprisionada. E este foi seu destino: viver à sombra do deus Num. Segundo uma velha tradição do povo Nenet, em ano de infortúnios - como a morte de recém-nascidos ou epidemia -, os casais deviam oferecer a Num uma filha de menos de sete anos como noiva. A jovem, se escolhida pelo xamã da tribo, não podia mais ser vista ou tocada por outro homem. Era considerada uma intermediária entre Num e os mortais. Depois de alguns anos, caso fosse o desejo do xamã, podia ser dispensada, mas com a condição de ser substituída por uma outra menina oriunda do lado paterno da família. (Perspectiva Internacional)

Un Mundo Menos Peor
País: Argentina, 2004 (90 min)
Diretor: Alejandro Agresti
Roteiro: Alejandro Agresti
Fotografia: José Cajaraville
Elenco: Carlos Roffe, Mónica Galán, Julieta Cardinali, Mex Urtizberea, Ulises Dumont, Rodrigo Noya
Produção: Alejandro Agresti, Pablo Bossi
Rodado em Buenos Aires e na cidade balneária de Mar de Ajó, o filme discute amor, memória e espera, através da história de um casal separado durante a ditadura militar. Após duas décadas, uma mulher descobre que o companheiro e único amor de sua vida está vivo e escondido em um povoado no sul da Argentina. A protagonista viaja, então, para lhe apresentar a filha que nasceu pouco depois que o marido foi seqüestrado pelos militares. Juntos, eles tentarão relembrar o passado e reconstruir a família 20 anos depois. (Perspectiva Internacional)

Uníssono
País: República Tcheca, 2004 (5 min)
Diretor: Sasa Gedeon
Roteiro: Sasa Gedeon
Seriam os representantes oficiais dos países europeus que vivem e trabalham na República Tcheca capazes de cantar correta e harmoniosamente - em uníssono - o hino nacional tcheco? Esta pequena brincadeira sobre habilidade musical revela de forma inocente a ansiedade e o desejo de união. (Visões da Europa)

UR4 Given
País: EUA, 2004 (113 min)
Diretor: Cinqué Lee
Roteiro: Cinqué Lee
Fotografia: Cinqué Lee
Elenco: Monica Deo, Sean Bohary, Anderson Slade, Macon Blair, Emma Bohary
Produção: Manabu Nagaoka
Ficção sobre uma mulher de 27 anos que sofre da Síndrome de Stress Pós-Traumático, decorrente do abuso sexual sofrido quando criança. Os sintomas de Mônica incluem dupla personalidade, flashbacks e fortes enxaquecas. Com o intuito de mostrar às vítimas desse tipo de crime que não estão sozinhas, decide realizar um documentário e expor alguns dos agressores diante das câmeras. A intensidade do filme mexe profundamente com a documentarista e a faz querer encarar seus pesadelos do passado. (Competição - Novos Diretores)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).