Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

P

"Papai Noel as Avessas" ("Bad Santa")
País: EUA/Alemanha, 2003 (93 min)
Direção: Terry Zwigoff
Elenco: Billy Bob Thornton, Tony Cox, Brett Kelly, Lauren Graham, John Ritter
Politicamente incorreto, Willie é um ladrão alcoólatra e mulherengo que, ao lado do parceiro Marcus, se especializou em um golpe atípico: todo ano, eles se empregam em uma grande loja de departamentos como Papai Noel e seu assistente elfo (Marcus é anão) e aproveitam o acesso ao estabelecimento para roubá-lo na véspera do Natal. O problema é que Willie está se tornando cada vez mais instável (para desespero de seu comparsa), criando uma série de confusões que levam o gerente da loja (vivido por John Ritter, em seu último papel no cinema) a prestar atenção redobrada em suas ações. As confusões, no caso, dizem respeito à insistência de Willie em transar com clientes nos provadores localizados no setor de roupas para mulheres obesas e, é claro, ao seu hábito de trabalhar bêbado. (Perspectiva Internacional)

"Paris by Night" ("Paris by Night")
País: França, 2004 (5 min)
Direção: Tony Gatlif
Três jovens adultos chegam clandestinamente à Europa escondidos debaixo de um caminhão. Eles cruzam as ruas clandestinamente e descobrem uma Paris como a descrita nos cartões postais. Visões da Europa

"Passagens" ("Lu Cheng")
País: China, 2004 (112 min)
Direção:Yang Chao
Dois estudantes da zona rural chinesa, Si Xu e sua namorada, decidem escapar do futuro limitado que os espera se permanecerem ali. Eles pegam a estrada, rumo à cidade grande e lá colocam todo o dinheiro economizado para sua educação num investimento arriscado. O futuro mostra-se um surpreendente alternar de altos e baixos. (Competição - Novos Diretores)

"Pele Rasgada" ("La Peau Trouee")
País: França, 2004 (56 min)
Direção: Julien Samani
Cinco pescadores de tubarões saem para o trabalho ao largo do Mar da Irlanda. Sua inusitada rotina de trabalho implica afastar-se completamente de tudo. Longe da terra e da família, cercados apenas pelo mar e a natureza e entregues a uma pesca extremamente violenta, estes homens mergulham num estado verdadeiramente primitivo. Num clima de quase fábula, praticamente sem nenhum diálogo, mostrando detalhadamente os gestos e a corporalidade dos pescadores, valorizados por uma fotografia vibrante, este documentário radical explora os limites do quase sempre pouco admitido lado animal da espécie humana. (Perspectiva Internacional)

"Pendar" ("Pendar")
País: Irã, 2003 (46 min)
Direção: Leila Mirhadi
Elenco: Golab Adineh, Parisa Jahanbakhsh, Roya Gholami, Shabnam Motiee, Shadi Safaiee
Pendar é professora em uma pequena cidade. Ela utiliza inúmeros aspectos da vida cotidiana para ensinar seus alunos e ainda aproveita para aprender muito com eles. A mulher sempre se dedicou inteiramente às crianças mas já é chegada a hora de se aposentar. O problema é que seus alunos parecem não ter aprendido o significado da palavra aposentar-se. (Perspectiva Internacional)

"Perder e Questao de Metodo" ("Perder es Cuestion de Metodo")
País: Espanha/Colômbia, 2004 (105 min)
Direção: Sergio Cabrera
Elenco: Daniel Giménez Cacho, Martina García, César Mora, Víctor Mallarino
É manhã e a polícia acabou de descobrir um crime horrendo. Trata-se de um corpo empalado nas margens de um belo lago de Bogotá. Para resolver o caso, o jornalista Víctor Silampa e seu ocasional parceiro, o burocrata Emir Estupiñán, vão se aprofundar nesta história repleta de detalhes macabros, mas também humana e divertida. Com a ajuda de Quica, uma jovem prostituta, e graças a uma troca de favores com o coronel responsável pelo caso, os protagonistas arriscam suas vidas e vão fundo numa gigantesca trama envolvendo especulação imobiliária. Políticos e empresários corruptos, traficantes de pedras preciosas, naturistas e jornalistas de todo o tipo completam esse mosaico de personagens, sempre com a cidade de Bogotá como pano de fundo. (Perspectiva Internacional)

"Perth" ("Perth")
País: Cingapura, 2004 (105 min)
Direção: Djinn
Elenco: Lim Kay Tong, Chelvam, Sunny Pang, Liu Qiulian, Ivy Cheng
Harry Lee é um homem de 51 anos que vive em Singapura e trabalha como segurança e motorista de táxi. Ele pertence a uma geração eclipsada por uma sociedade consumista e elitizada que se desenvolveu no país ao longo dos anos. Seu grande sonho é ir morar em Perth, no oeste da Austrália, e fugir deste mundo intolerante e rígido que o confronta e discrimina a todo instante. No entanto, seus planos de mudança são dificultados por um profundo complexo que tem origem em seu passado doloroso. Quando começa a prestar serviço para uma rede de prostituição de mulheres vietnamitas para jovens executivos, sua revolta aflora de maneira violenta e incontrolável. Daí em diante, Harry mergulha numa espiral de decadência perigosa, mas que ainda busca redenção. (Competição Novos Diretores)

"Presente pra Voce" ("Es para Ti!")
País: Espanha/Canadá, 2003, 94’
Direção: Bruno Lazaro Pacheco
Elenco: Joris Jarsky, Edith Tankus, Sundra Rue Ros
Julian é um estudante canadense que acaba de voltar de Barcelona, onde viveu um romance intenso e fugaz com Sundra. Apaixonado e sem conseguir esquecer a jovem, ele resolve enviar-lhe fitas de vídeo na Espanha. Leva a câmera para todos os lugares que vai, gravando seu dia-a-dia em Toronto e revelando seus sentimentos pela moça. Ela já começava a esquecê-lo, mas seu interesse é reavivado quando recebe a primeira fita. Algum tempo (e vídeos) depois, Julian resolve ligar para Sundra e ouve a voz de um homem do outro lado da linha. Chateado, ele confronta a amada. Ela admite que tem um outro amor e sugere que Julian faça o mesmo, alegando ser essa a única solução realista para os dois. No entanto, Sundra convence Julian a gravar secretamente seus encontros sexuais e enviá-los para ela. (Competição Novos Diretores)

"Preto e Branco"
País: Brasil, 2004 (73 min)
Direção: Carlos Nader
Abordagem das relações raciais entre cidadãos comuns da cidade de São Paulo. De estrutura episódica, o filme reúne quatro curtas sobre uma história de 500 anos. E apresenta uma questão pouco discutida nas telas. Por um lado, o modelo racial brasileiro tem sido historicamente considerado uma solução original para a eterna intolerância étnica no planeta. Por outro, é também considerado uma farsa que visa esconder o abismo social entre brancos e negros. Afinal, a idéia de que o Brasil é um país onde as raças coexistem e se fundem em harmonia é um mito hipócrita ou uma grande esperança para o futuro da convivência humana? (Competição Novos Diretores)

"Procuradas"
País: Brasil, 2004 (87 min)
Direção: José Frazão e Zeca Pires
Elenco: Rita Guedes, Larissa Bracher, Paula Burlamaqui, Laila Brizola, Cláudia Liz, Juan Alba
Dois executivos resolvem fazer um passeio de veleiro, levando a bordo duas garotas de programa. Depois de muita festa e bebida, os dois homens adormecem. Na manhã seguinte, descobrem que as duas garotas desapareceram. Começa uma investigação sobre o desaparecimento, que só não é arquivada na delegacia de polícia devido ao empenho de Viviane, irmã de uma das garotas. Ela ganha o apoio de uma documentarista, que está iniciando um filme sobre a vida das garotas de programa. Ao percorrer esse universo clandestino de bares e casas noturnas que exploram esse mundo de encontros fortuitos, a cineasta e a irmã da desaparecida encontram o fio de uma rede que vive de golpes contra os clientes de maior poder aquisitivo. (Mostra Brasil - Perspectiva)

"Produzindo Adultos" ("Lapsia Ja Aikuisia")
País: Finlândia, 2004 (102 min)
Direção: Aleksi Salmenperä
Venla é psicóloga de uma clínica de fertilidade e, cativada pela idéia de ter um filho, começa a tentar engravidar. Ela sabe que essa decisão é séria e deve ser tomada conjuntamente pelo casal, mas leva em consideração a ferrenha objeção do companheiro com relação ao assunto. Diante da possível esterilidade do namorado, suas opções são escassas e só lhe resta apelar a alguns dos milhões de espermatozóides que repousam tranqüilamente em tanques de nitrogênio. Mas o sonho de ter uma família convencional começa a desmoronar quando a amizade que Venla mantém com Satu, uma médica que concordou em ajudá-la, mostra sinais de algo mais romântico. (Competição Novos Diretores)

"Prologo" (Prologus")
País: Hungria, 2004 (5 min)
Direção: Béla Tarr
Centenas de moradores de rua se enfileiram ao longo de uma via pública. Na cabeça da fila, uma simpática mulher entrega uma bebida quente e um saco com dois pães para cada um deles, anotando em uma lista cada novo pedinte que passa. (Visões da Europa)

"Punto y Raya" ("Punto y Raya")
País: Venezuela, 2004 (102 min)
Direção: Elia Schneider
Elenco: Laureano Olivares, Juan David Restrepo, Roque Valero
Comédia dramática que oferece nova visão sobre o conflito na fronteira Colômbia-Venezuela. Em tempos de nacionalismo exacerbado, Cheíto é um recruta nascido em Caracas, não muito convicto da vocação militar e que tem como função patrulhar a fronteira de seu país. Em meio à selva, conhece um camponês colombiano disposto a tudo pela pátria. Nesse contexto, os dois se transformam em grandes amigos até que a realidade coloca-os à prova diante do cumprimento do dever. Terra de ninguém, a fronteira serve de cenário para as mais diversas situações envolvendo membros da guerrilha, do exército e do narcotráfico. (Competição - Novos Diretores)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).