Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

@

@Festivbercine.ron
País: México, 2004 (95 min)
Diretor: Gabriel Retes, Lourdes Elizarrás
Roteiro: Gabriel Retes, María Del Pozo
Fotografia: Eduardo Flores Torres
Elenco: Gabriel Retes, Lourdes Elizarrarás, Pastor Vega, Daisy Granados, Jorge Perugorría, Ariadna Gil, Harry Belafonte, Adela Secal, Isabel Herrera, Ira Fronten, Thais Valdés, Arianne Pellicer, Víctor Laplace, Gastón Pauls
Produção: Susana López Aranda
Num clima semidocumental, desenrola-se a aventura de um diretor mexicano que viaja com seu primeiro filme para participar de seu primeiro festival de cinema latino-americano. Logo de saída, tem um problema: a cópia enviada é falada em inglês, sem legendas em espanhol. A reação dos participantes, dos jurados e da imprensa é a pior possível e não se faz esperar. Todo mundo cai em cima do cineasta, criticando-o. A história tem novos capítulos nos festivais de Havana, Cartagena, Guadalajara e tem algumas cenas em Nova York, com a participação de alguns atores famosos, como o cubano Jorge Perugorría, o americano Harry Belafonte e a espanhola Ariadna Gil. (Perspectiva Internacional)

1

171 ("Criminal")
País: EUA, 2004 (87 min)
Diretor: Gregory Jacobs
Roteiro: Gregory Jacobs, Steven Soderbergh
Fotografia: Chris Menges
Elenco: John C. Reilly, Diego Luna, Maggie Gyllenhaal, Peter Mullan, Zitto Kazan, Jonathan Tucker
Produção: George Clooney, Steven Soderbergh
Versão americana para o filme argentino Nove Rainhas (2000), de Fabián Bielinsky. O ponto inicial da história ambientada em Los Angeles é um cassino, onde o jovem Rodrigo é apanhado pelos seguranças tentando trocar uma nota falsa de 100 dólares. O golpe é observado de longe por outro vigarista, Richard Gaddis, mais velho e mais experiente, que intervém na cena posando de policial e fingindo prender o criminoso. Ao saírem do local, Richard explica ao novato que está temporariamente precisando de um parceiro em alguns “trabalhos”. Rodrigo, mesmo desconfiado, aceita o convite já que precisa ajudar o pai, seriamente encrencado com dívidas de jogo. Os dois homens dão início a uma série de pequenas trapaças, mas o grande golpe aparece diante da dupla quando chegam ao luxuoso hotel onde trabalham Valerie e Michael. Os dois funcionários do hotel são irmãos de Richard e nutrem por ele verdadeiro ódio por causa da partilha da herança de família. Nesse cenário, um colecionador de moedas antigas vira alvo dos trapaceiros que podem, dessa vez, faturar meio milhão de dólares. (Competição - Novos Diretores)

10 Sobre Dez ("10 on Ten")
País: Irã, 2003 (87 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Abbas Kiarostami
Produção: Marin Karmitz
Abbas Kiarostami voltou a Teerã, mergulhando na reflexão sobre seu processo criativo. O resultado está neste filme, em que ele compartilha as experiências de uma carreira de mais de 30 anos e 36 filmes, dividindo-as em dez capítulos: introdução; câmera; assunto; roteiro; locações; música; o ator; equipamentos; o diretor de cinema; a última lição. Para o diretor, o cinema é simples: tudo o que se precisa é uma câmera, três lentes e um par de tripés. Cada movimento de câmera – ou a ausência dele – deve ter uma boa razão. A câmera DV, que ele descobriu quando precisou refilmar às pressas as cenas finais de Gosto de Cereja, arruinadas no laboratório, é hoje uma de suas paixões. Kiarostami vê nessa pequena câmera portátil o instrumento ideal para abolir clichês e superar pretensões estéticas. No seu entender, por seu baixo custo, a tecnologia digital libera os cineastas para serem tão independentes como escritores, pintores e escultores, além de fornecer-lhes mais uma arma em países onde ainda existe a censura, como o seu. Finalmente, Kiarostami estabelece as ligações de seu cinema com o neo-realismo italiano, invocando os ensinamentos de Cesare Zavattini, que acreditava que os temas para os filmes podem ser encontrados sempre à nossa volta, nas ruas. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

11 de Setembro ("11'09''01 - September 11")
País: Inglaterra/França, 2002 (130 min)
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai (segmento Israel)
Fotografia: Yoav Kosh (segmento Israel)
Elenco: Keren Mor, Liron Levo, Tomer Ruso (segmento Israel)
Obra coletiva de reflexões sobre o atentado de 11 de setembro de 2001, contra as Torres Gêmeas em Nova York, onde Amos Gitai assina o episódio Israel. Ele traça um paralelo entre a dor e o caos provocados pela explosão das torres americanas e um dia de atentado em Jerusalém: uma situação muito freqüente em Israel e que ocasiona o rompimento da ordem, a confusão, a falta de diálogo. A dificuldade para coordenação dos socorros aos feridos, os obstáculos colocados pela polícia para a circulação de pessoas e o trabalho da imprensa criam situações de tensão que tornam o cotidiano uma visita ao inferno. Apesar de todo o caos em torno da tragédia em Israel, o que Amos Gitai mostra é que as tragédias também obedecem a uma ordem hierárquica. Logo o atentado em Israel é suplantado pelas notícias que chegam da América. Filme exibido na programação da 26a. Mostra. (Retrospectiva Amos Gitai)

2

20, 30, 40
País: Hong Kong/Taiwan/Japão, 2004 (113 min)
Diretor: Sylvia Chang
Roteiro: Sylvia Chang, GC Goo-Bi, Cat Kwan
Fotografia: Chen Hsiang
Elenco: Sylvia Chang, Rene Liu, Angelica Lee Sinje, Anthony Wong, Tony Leung Kar-fai
Produção: Hsu Li-kong , Patricia Cheng , Chen Kuo-Fu
Três mulheres deixam a Malásia rumo a Taiwan no mesmo avião. Xiao Jie é uma jovem de 20 e poucos anos que abandona a cidade natal e viaja a Taiwan pela primeira vez, para perseguir seu grande sonho: transformar-se numa estrela da música pop. O músico e empresário Shi Ge parece um bom começo para alcançar suas ambições, mas Xiao acaba descobrindo que os planos do novo amigo são bem diferentes dos dela. Passando um pouco da casa dos 30, Xiang Xiang é uma aeromoça que atribui ao trabalho itinerante a culpa pela bagunça em sua vida amorosa. Ela está dividida entre os dois namorados, embora deseje no fundo ser amada por um terceiro homem. A última das histórias é a de Lily, florista que, durante uma entrega, descobre a existência da segunda família do marido. Desiludida, pede o divórcio e decide que já é tempo de desfrutar a vida. (Perspectiva Internacional)

20 Dedos ("Bist Anghosht")
País: Irã/Inglaterra, 2004 (71 min)
Diretor: Mania Akbari
Roteiro: Mania Akbari
Fotografia: Toraj Aslani
Elenco: Mania Akbari, Bijan Daneshmand
Produção: Bijan Daneshmand
A guerra dos sexos na sociedade iraniana é colocada em cena nos sete episódios deste filme, todos eles, exceto um, ambientados num veículo em movimento. Em cada episódio, um casal numa situação diferente (sempre interpretado por Mania Akbari e Bijan Daneshmand) coloca em destaque a discussão de temas que dividem homens e mulheres no Irã: sexo, desejo, infidelidade, ciúme, virgindade, e em última análise, liberdade. Através destes esquetes, desvelam-se os mecanismos do jogo entre os sexos em que o homem representa a moralidade tradicional, perpetuamente paranóica na tentativa de manter o controle, e a mulher encarna a procura da quebra dos preconceitos e a mudança numa situação em que ela é sempre tratada como cidadã de segunda classe. No centro destas diferenças, está o contexto histórico determinado pelo islamismo em que, a partir dos 9 anos, idade eleita pelo próprio profeta Maomé como marco da maturidade, meninos e meninas são separados e desencadeia-se a manutenção do status quo. (Competição - Novos Diretores)

5

5 x 2 ("5 x 2 - Cinq Fois Deux")
País: França, 2004 (90 min)
Diretor: François Ozon
Roteiro: Ozon, Emmanuèle Bernheim
Fotografia: Yorick Le Saux
Elenco: Valeria Bruni-Tedeschi, Stéphane Freiss, Françoise Fabian, Michael Lonsdale, Antoine Chappey, Géraldine Pailhas, Marc Ruchmann
Produção: Olivier Delbosc, Marc Missonnier
Como explicar a vida de um casal nos dias atuais? O diretor François Ozon optou por escolher cinco momentos cruciais da vida de Gilles e Marion, para revelar a complexidade do relacionamento do casal. Aos poucos, a trama aponta traços da personalidade de Marion, como força, determinação e persistência, além da fragilidade de Gilles. A história é contada de trás para frente, começando no divórcio do casal e tende a acabar no momento em que eles se conheceram. Em meio a altos e baixos, a inevitável degradação desse relacionamento vai sendo montada no mesmo ritmo em que se constrói um quebra-cabeças. Mas as respostas definitivas ficam a cargo do espectador, que interpretará a trama de acordo com suas experiências pessoais. (Perspectiva Internacional)

6

6 e 7 ("6 da 7")
País: Geórgia, 2004 (70 min)
Diretor: Geno Tsaava
Roteiro: Geno Tsaava
Fotografia: Mikheil Mednikov
Elenco: Misha Gomiashvili, Gogola Kalandadze, Guram Pirtskhalava, Edisher Magalashvili, Gogi Gegechkhori, Karlo Sakandelidze
Produção: Geno Tsaava
Composto de diversos episódios independentes, o enredo estrutura-se em torno da idéia da procura de atingir a perfeição através do aperfeiçoamento do mundo interior. O ponto de partida é a seqüência em que o tempo é dividido por intervenção da humanidade, reestruturando-se depois numa realidade mística. Cada um desses fragmentos do filme traduz um esforço para despertar as consciências, purificar os espíritos, reencontrar valores perdidos e superar as dificuldades deste mundo turbulento. Outra linha definidora da história busca aproximar os extremos Yin e Yang, a luz e a escuridão, o céu e a terra, o sol e a lua, o calor e o frio. (Competição - Novos Diretores)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).