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20/10/2004

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O

"O Abraço Partido" (El Abrazo Partido)
País: Argentina/França/Itália/Espanha, 2004 (100 min)
Diretor: Daniel Burman
Roteiro: Marcelo Birmajer, Daniel Burman
Fotografia: Ramiro Aisenson
Elenco: Daniel Hendler, Adriana Aizemberg, Sergio Boris, Jorge D'Elía
Produção: José María Morales
Ariel (Daniel Hendler, vencedor do Urso de Prata de Melhor Ator do Festival de Berlim 2004) é um típico filho da crise. Tem vinte e poucos anos e ainda não se tornou independente. Largou a faculdade e vive à deriva entre a loja de lingeries de sua mãe, numa galeria no bairro judeu de Buenos Aires, e um cyber café próximo, onde encontra sua namorada. Uma das coisas que mais o incomoda é o fato de sua mãe superprotetora e seu irmão mal falarem do pai, que partiu nos anos 70 para lutar na guerra do Yom Kippur, em Israel, e nunca mais voltou. Diante da loja de sua mãe, o velho Oswaldo faliu tentando vender papéis de carta, os coreanos vivem de comercializar feng shui e todos seus amigos, filhos desta velha geração de imigrantes, procuram por seus passaportes para tentar obter a cidadania européia e uma solução para o desemprego. Ariel não quer só isto. Ele quer conhecer o pai e saber a verdade. (Perspectiva Internacional)

"O Avental de Lili" (El Delantal de Lili)
País: Argentina, 2003 (90 min)
Diretor: Mariano Galperin
Roteiro: Mariano Galperin, Guido Mizrahi
Fotografia: Sepe Zayas
Elenco: Luis Ziembrowsky, Paula Ituriza, Christina Banega
Produção: Mariano Galperin, Sebastian Perillo
Tragicômica história de amor entre Ramón e Lili e suas peripécias para sobreviver numa Argentina mergulhada na crise. Tudo começa quando Ramón, depois de trabalhar oito anos como chef de um renomado restaurante, é demitido sumariamente. Apesar de ser um excelente profissional, não consegue arrumar um novo emprego e não demora muito para que o padrão de vida de sua família caia vertiginosamente. Para piorar a situação, ele e a mulher correm o risco de perder a casa que levaram anos para conquistar. Sem solução, Ramón se traveste de mulher e aceita um emprego de empregada doméstica numa tradicional casa de família, o que, naturalmente, dá margem a todo tipo de confusão. Sátira aos problemas sociais e econômicos vividos pelos argentinos nos últimos anos. (Competição - Novos Diretores)

"O Balão Branco" (Badkonake Sefid)
País: Irã, 1995 (85 min)
Diretor: Jafar Panahi
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Farzad Juhat
Produção: Kurosh Mazkouri
Com argumento do diretor iraniano Abbas Kiarostami, o filme tem como cenário o Ano Novo no Irã. Uma menina vai comprar um peixe dourado para as comemorações da data, mas perde o dinheiro dado por sua mãe e acaba vivenciando encontros inesperados e situações repletas tanto de aflição como de magia e descoberta. Jafar Panahi, que trabalhou como assistente de Kiarostami em Através das Oliveiras, estréia com talento na direção. Prêmio do júri da 19ª Mostra e da Caméra d'Or no Festival de Cannes 95. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

"O Banho Europeu" (The European Showerbath)
País: Reino Unido, 2004 (5 min)
Diretor: Peter Greenaway
Roteiro: Peter Greenaway
Quinze países da Europa --identificados por suas bandeiras em corpos pintados em carne despida e vulnerável-- personificam seu histórico econômico e político pelas características físicas: mais velho, mais novo, mais magro, mais gordo... Todos otimistas diante do banho morno da União Européia. (Visões da Europa)

O Cárcere e a Rua
País: Brasil, 2004 (80 min)
Diretor: Liliana Sulzbach
Roteiro: Liliana Sulzbach, Ângela K. Pires
Fotografia: Sadil Breda
Produção: Liliana Sulzbach
Cláudia é a presidiária mais antiga e respeitada da Penitenciária Madre Pelletier, em Porto Alegre. Quase no final de sua pena, ela se prepara para deixar a cadeia em breve, retomando o contato com a vida lá fora, a cidade que mudou, as linhas de ônibus que não conhece mais e a ansiedade para reencontrar o filho, que há muito ela não vê. Betânia, mãe de duas crianças, vai ser beneficiada com o regime semi-aberto, tentar arranjar um emprego e adaptar-se novamente à vida fora das grades. Logo ela se apaixona por um homem e sente a tentação de deixar de lado a pensão provisória e suas regras para viver a nova liberdade. Enquanto isso, a jovem Daniela, acusada de ter matado o próprio filho, entra na cadeia. Enquanto aguarda julgamento, ela encara as angústias da nova situação, o medo da represália das outras - que não aceitam o crime contra crianças - e procura proteção na presa mais antiga, Cláudia. Através destas três histórias, o filme constrói um painel da vida carcerária das mulheres que, ao contrário dos homens, são quase sempre abandonadas por amigos e familiares. Uma exceção é um marido apaixonado que todas as noites declara em altos brados seu amor à mulher, uma das presas. (Mostra Brasil - Novos Diretores)

"O Coração de Jesus" (El Corazón de Jesús)
País: Bolívia/Alemanha, 2003 (88 min)
Diretor: Marcos Loayza
Roteiro: Marcos Loayza
Fotografia: Hugo Kovensky
Elenco: Augustin Mendieta, Melita del Carpio, Nicolás Bauer, Julio Kempff Suarez, Maritza Wilde
Produção: Marcos Loayza, Vesna Jovanoska, Frank Dagun
Jesus é um antigo funcionário do ministério das finanças que sofre um ataque cardíaco e, por conta disso, é hospitalizado. Depois de recuperado, retorna ao emprego e percebe que os colegas de trabalho se apoderaram de suas coisas, pois todos ali já o tinham dado como morto. Absolutamente desolado, o homem retorna ao lar, seguro de que encontraria algum conforto. Qual não é sua surpresa ao deparar-se com a esposa à porta e de malas prontas, dizendo que o estava abandonando. Quando se imaginou viúva, a mulher sentiu-se muito melhor e por isso agora deixava o lar. Quando parecia que nada de pior poderia acontecer ao pobre Jesus, recebe a visita de um funcionário do hospital, avisando que o seguro não cobriria as despesas do tratamento cardíaco. É nesse momento de desespero que Jesus decide tirar vantagem de um diagnóstico de câncer erroneamente impresso com seu nome. Ele entrega os papéis à seguradora e os médicos, após analisar os exames, encaminham o suposto moribundo ao pavilhão dos doentes terminais. Diante de pessoas sem nenhuma esperança, Jesus vai aprender e ensinar alguns valores importantes. (Competição - Novos Diretores)

"O Dia do Perdão" (Kippour - Kippur)
País: Israel/França, 2000 (124 min)
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai, Marie-Josée Sanselme
Fotografia: Renato Berta
Elenco: Liron Levo, Tomer Ruso, Uri Ran Kaluzner, Yoram Hattab, Guy Amir, Juliano Merr
Produção: Laurent Truchot
6 de outubro de 1973. É o Yom Kippur, dia sagrado para os judeus. Mas é justamente essa a data escolhida pelo Egito e a Síria para deflagrar um ataque ao monte Sinai e às montanhas de Golan, em poder dos israelenses. O relato daquela que passou à História com o nome de Guerra do Yom Kippur é contada do ponto de vista dos jovens Weinraub e seu amigo, Ruso, neste dia que começa tranqüilo, com as ruas desertas por causa do feriado, e que rapidamente se transformam num caos de automóveis e gente. Uns procuram informações, outros, o caminho para o campo de batalha, como é o caso dos dois rapazes. Eles tentam apresentar-se à sua unidade, mas a confusão é tamanha que não a encontram. Ao invés disso, são deslocados para o serviço num helicóptero que deve descer em meio ao inferno e à destruição, procurando resgatar os feridos, quase sempre sob fogo cerrado. Vista assim de perto, a guerra não é heróica, é um esforço sujo de sangue e de lama, em que a luta maior é sempre chegar vivo ao fim do dia. A história tem um forte cunho autobiográfico, já que baseia-se nas memórias sobre a luta em 1973 de que participou o diretor. Weinraub, nome do protagonista, é seu nome do meio. (Retrospectiva Amos Gitai)

O Diabo a Quatro
País: Brasil/Portugal, 2004 (108 min)
Diretor: Alice de Andrade
Roteiro: Alice de Andrade, Joaquim Assis, Claudio MacDowell, Pauline Alphen, Jacques Arhex , Jean-Vincent Fournier
Fotografia: Pedro Farkas, Jacques Cheuíche
Elenco: Maria Flor, Marcelo Farias, Márcio Libar, Netinho Alves, Jonathan Haagensen, Ney Latorraca, Marília Gabriela, Evandro Mesquita, Ana Beatriz Nogueira
Produção: Flávio R. Tambellini, Jacques Arhex, Yannick Bernard, François d’Artemare, Maria João Mayer
Comédia social delirante que, com humor e fantasia, relata os destinos de quatro personagens que se emaranham dentro do perímetro restrito a uns poucos quarteirões de Copacabana. São eles: Rita de Cássia, bela amazonense cuja afabilidade esconde uma determinação obstinada; Waldick Soares, menino fugido de um passado familiar trágico para fazer fortuna no Rio; Paulo Roberto, surfista cujos neurônios e vocabulário foram drasticamente reduzidos pelo excesso de sol e de maconha - famoso por seu talento em seduzir de graça garotas de programa; e Tim Mais, cafetão autoritário mas de coração mole, que batalha para conferir à sua“Heaven Artistic Promotions” uma estrutura empresarial. Três homens apaixonados por uma mesma mulher - na verdade, uma menina - que descobre o amor e a força de sua sexualidade para subjugar corações alheios. (Mostra Brasil - Perspectiva)

"O Efeito Ketchup" (Hip Hip Hora!)
País: Suécia, 2004 (90 min)
Diretor: Teresa Fabik
Roteiro: Teresa Fabik
Fotografia: Pär M. Ekberg
Elenco: Amanda Renberg, Björn Kjellman, Ellen Fjaestad, Linn Persson
Produção: Lars Blomgren
Sofie é uma garota de 13 anos que, na maioria dos aspectos, não difere muito de uma típica adolescente de sua idade. É rebelde, tem sentimentos confusos e uma natural curiosidade por sexo. Ela vive numa pequena cidade da Suécia, onde mora com o pai, depois da morte da mãe. Certo dia, é convidada junto com suas duas melhores amigas, Emma e Amanda, para uma festa promovida pelos rapazes mais populares do colégio. Lá, depois de uma confusa experiência sexual com um dos garotos, Sofie, completamente embriagada, ainda é molestada sexualmente pelo líder do grupo, um jovem chamado Mouse. Pior: é fotografada numa situação comprometedora. Na escola, os rumores sobre o que aconteceu na festa se espalham rápido. A humilhação ainda é maior quando as fotos da festa começam a circular pelo colégio e correm o risco de ir parar nas mãos de seu pai, um dos professores. Se isso não bastasse, suas melhores amigas a abandonam. Sofie começa então a planejar sua vingança contra Mouse. (Competição - Novos Diretores)

"O Escritor" (L´écrivain)
País: França, 2003 (14 min)
Diretor: Frits Standaert
Roteiro: Frits Standaert
Animação sobre um escritor idealista e romântico cujo trabalho é sistematicamente recusado por um cínico editor. Com persistência e obstinação, ele continua tentando, sem sucesso, publicar seus escritos, até que desaparece. Só então o editor passa a ver o trabalho do escritor de outra forma. (Curta-metragem)

"O Espetáculo do Crescimento" (The Spectacle of Growth)
País: Brasil/EUA, 2004 (10 min)
Diretor: Vinicius Alexandrino
Roteiro: Vinicius Alexandrino
Produção: Vinicius Alexandrino
Um homem comum, otimista sobre as condições atuais de seu país, vive um conflito existencial ao beber café. Ele interage com um escravo que tenta convencê-lo de que nada mudou. Reflexões e informações sobre a perturbação e inércia que afetam a humanidade. (Curta-metragem)

"O Filho da Prostituta" (Hurensohn)
País: Áustria, 2003 (86 min)
Diretor: Michael Sturminger
Roteiro: Michael Sturminger
Fotografia: Juergen Juergens
Produção: Josef Aichholzer
Silvija e o pequeno Orzen abandonam a fronteira da antiga Iugoslávia em direção a Viena, onde se instalam em um minúsculo apartamento. A tia beata Ljilana e pragmático tio Ante tomam conta do garoto enquanto a mãe trabalha. Com eles, Orzen aprende muito sobre Deus e sobre liberalismo, mas suas dúvidas sobre o paradeiro diário da mãe durante a noite permanecem sem respostas. Sempre apontado na rua, o garoto sabe que não é como as outras crianças e vive sem amigos até a chegada de uma garota da Bósnia, por quem se apaixona. Inspirado no romance de Gabriel Loidolt. (Competição - Novos Diretores)

"O Jogador de Cartas" (Il Cartaio)
País: Itália, 2004 (106 min)
Diretor: Dario Argento
Roteiro: Dario Argento, Franco Ferrini
Fotografia: Benoît Debie
Elenco: Liam Cunningham, Stefania Rocca, Claudio Santamaria
Produção: Dario Argento
Os limites territoriais entre insanidade e crime, nascidos da imaginação de Dario Argento, ganham agora o ciberespaço nesse mistério policial sobre um serial killer. Tudo começa com o seqüestro de uma turista inglesa, que leva a polícia de Roma a iniciar uma investigação. Os policiais não levam muito tempo para descobrir que o autor do crime é um seqüestrador e assassino em série conhecido como “o jogador de cartas”, que desafia a polícia para um pôquer virtual. As regras são simples: se ele perder, a vítima será libertada. Se vencer, transmitirá o vídeo do assassinato da turista pela internet. À medida que o número de vítimas cresce, Anna, uma jovem detetive, é designada para o caso juntamente com um investigador irlandês. Ela não sabe, porém, que o jogador de cartas está no seu encalço. (Perspectiva Internacional)

"O Mar e a Torta" (Il Mare e la Torta)
País: Áustria/Itália, 2003 (60 min)
Diretor: Edgar Honetschläger
Roteiro: Edgar Honetschläger
Fotografia: Edgar Honetschläger
Elenco: Giovanni Solllima, Pietro Cacopardo, Leoluca Orlando, Letizia Bataglia
Produção: Alexander Dumreicher-Ivanceanu, Edgar Honetschläger
Recriação poética da viagem do escritor Johann Wolfgang Von Goethe à Sicília, servindo como pretexto para a redescoberta da região, cuja imagem, para muitos, especialmente nos países europeus de língua germânica, foi dominada pela visão do autor alemão. Invoca-se a passagem de outro personagem histórico, Frederico II (1194-1250), rei da Sicília e precursor da Renascença. Paisagens à beira do mar cristalino, a vista do poderoso vulcão Etna e a lembrança da civilização grega evocada remanescente nos vestígios do anfiteatro de Taormina são percorridas pela câmera, permitindo que o espectador construa suas próprias impressões da misteriosa ilha do sul da Itália, que costuma ter seu nome associado à máfia. A experiência siciliana também é alinhavada pelas participações de diversos personagens naturais de Palermo, como o celista Giovanni Sollima, o restaurador Pietro Cacopardo, a fotógrafa Letizia Battaglia - que moveu uma guerra pessoal contra chefões mafiosos, expondo seus rostos em fotografias e colocando, por isso, sua própria vida em risco - e o próprio prefeito da cidade, Leoluca Orlando. (Perspectiva Internacional)

O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice)
País:EUA/Itália/Luxemburgo/Reino Unido, 2004 (138 min)
Diretor: Michael Radford
Roteiro: Michael Radford
Fotografia: Benoît Delhomme
Elenco: Al Pacino, Jeremy Irons, Joseph Fiennes
Produção: Cary Brokaw, Michael Cowan, Barry Navidi, Jason Piette
Veneza, século 16. Bassanio pede emprestado a Antonio 3 mil ducados para com a quantia galantear Portia, herdeira da fortuna do pai, Belmont. Antonio é um comerciante rico, porém, seu dinheiro está investido em um navio no exterior. Para ajudar o amigo, ele recorre ao judeu Shylock que, há tempos, espera para vingar-se de Antonio. A dupla faz o seguinte acordo: se o débito não for pago em três meses, o cobrador receberá como pagamento um pedaço da carne do comerciante. De acordo com Belmont, a filha não pode desposar nenhum homem que não passe no teste dos três caixões. Bassanio escolhe o caixão certo e se casa com Portia. Entretanto, más notícias chegam a Antonio, que toma conhecimento da destruição de seu navio, o que o impossibilita de arcar com o compromisso diante de Shylock. O caso é levado ao tribunal do Doge e o comerciante é obrigado por lei a consentir entregar um pedaço de sua carne ao judeu. Eis que Portia consegue um advogado que modifica legalmente a sentença: Shylock pode cortar a tal libra de carne de Antonio, desde que não derrame uma única gota de sangue. (Perspectiva Internacional)

"O Método Inglês" (La Méthode Anglaise)
País: França, 2004 (13 min)
Diretor: Sarah Levy
Roteiro: Sarah Levy
O Sr. Varengo é executivo de uma grande companhia que simplesmente odeia línguas estrangeiras. Para sua infelicidade, é obrigado a aprender inglês por razões profissionais. Vai, então, a um instituto especializado que garante formar um bilíngüe em apenas uma semana. Ao matricular-se, ele descobre uma surpresa atrás da outra... (Curta-metragem)

"O Milagre" (The Miracle)
País: Eslováquia, 2004 (5 min)
Diretor: Martin Sulik
Roteiro: Martin Sulik
Uma jovem de 16 anos, grávida, é levada pelos pais à igreja do vilarejo. Um velho padre oferece à garota uma xícara de chá e tenta descobrir quem é o pai da criança. A garota não sabe. Ela diz que engravidou após uma aparição da Virgem Maria. O padre não acredita e expulsa a jovem da igreja. Quando retorna à igreja, ele encontra a xícara em que a garota bebeu chá levitando sobre a mesa. Os sinos começam a tocar. (Visões da Europa)

"O Milagre de Berna" (Wunder von Bern)
País: Alemanha, 2003 (118 min)
Diretor: Sönke Wortmann
Roteiro: Rochus Hahn, Sönke Wortmann
Fotografia: Tom Faehrmann
Elenco: Peter Lohmeyer, Louis Klamroth, Peter Franke, Lucas Gregorowicz
Produção: Tom Spiess, Soenke Wortmann, Hanno Huth
Verão de 1954. A União Soviética está enviando para casa seus prisioneiros de guerra. Entre eles, encontra-se Richard, pai de Matthias, um menino de 11 anos, apaixonado por futebol e que vive com a mãe e os irmãos numa cidade mineradora da Alemanha. Há muito tempo, o menino encontrou um substituto para o pai, o jogador de futebol local Helmut Rahn, que o adotou como mascote. O regresso de Richard, no entanto, põe um fim à vida tranqüila e feliz da família. Amargurado pelos anos de cativeiro, ele tem problemas para se adaptar à vida na Alemanha pós-guerra e incomoda a todos com seu excesso de severidade. Com a proximidade da Copa do Mundo, a ser realizada na Suíça, Matthias começa a sonhar em estar ao lado de seu ídolo, escalado para a seleção alemã. Aos poucos, sua obstinação e paixão pelo futebol vão reacendendo o amor pela vida no coração do pai. (Perspectiva Internacional)

"O Milagre do Candeal" (“El Milagro de Candeal”)
País: Espanha, 2004
Direção: Fernando Trueba
Elenco: Carlinhos Brown, Bebo Valdez
O próprio diretor Fernando Trueba define este trabalho como um “musical social, um western pacífico em que os bons se defendem com os tambores ao invés de pistolas”. O cineasta espanhol, casado com uma brasileira e apaixonado pela música do Brasil, debruça-se sobre o projeto social da favela do Candeal, em Salvador, coordenado pelo músico Carlinhos Brown, que nasceu ali. Trueba utiliza-se de outro músico, o pianista cubano Bebo Valdez --um dos protagonistas de seu documentário musical “Calle 54”--, para explorar a religião, a cultura e a musicalidade da Bahia, apresentando as atividades empreendidas pelas crianças moradoras do local e que têm contribuído para afastar do Candeal o flagelo da violência e da exclusão. (Perspectiva Internacional)

"O Mito da Eterna Beleza" (Ewige Schönheit)
País: Alemanha, 2003 (91 min)
Diretor: Martin Schwierin
Roteiro: Martin Schwierin
Produtor: Martin Schwierin
A história do 3o. Reich é investigada à luz da produção de imagens e filmes do período neste documentário que analisa a estética do cinema nacional-socialista. Acompanha-se em seqüência cronológica a produção cinematográfica na Alemanha entre 1918 e 1945, com ênfase nos documentários nazistas e nos chamados “Kultur films”, que encenavam um mundo ilusório cujos objetivos destruidores eram aparentes desde o princípio. O diretor reporta que, numa pré-estréia deste documentário, uma velha senhora que assistira a todos os filmes mencionados, comentou que havia acreditado em todos eles, mas que agora eles pareciam tão ridículos... (Competição - Novos Diretores)

"O Nascimento de um Golem" (Naissance d'um Golem)
País: França, 1991 (60 min)
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai
Fotografia: Amos Gitai, Laurent Truchot, Nurit Aviv
Elenco: Henri Alekan, Tonino Guerra, Annie Lennox, Dominique Sanda, Adina Baron
Produção: Amos Gitai
Série de quadros teatrais evocando a criação do Golem, criatura mítica da Cabala judaica que, originalmente, seria feita de argila e depois recebeu o sopro da vida de um poderoso rabino. Este primeiro capítulo de uma trilogia sobre o personagem mítico das lendas judaicas reproduz a forma de um caderno de anotações, seguindo o curso das pesquisas do cineasta Amos Gitai e do roteirista Tonino Guerra sobre o assunto, constituindo uma história que vai progressivamente tomando seu próprio caminho através das imagens. (Retrospectiva Amos Gitai)

"O Operário" (The Machinist)
País: EUA, 2004 (102 min)
Diretor: Brad Anderson
Roteiro: Scott Kosar
Fotografia: Xavi Giménez
Produção: Julio Fernández
Trevor Reznik é um maquinista que começa a ter seu corpo e mente debilitados por não conseguir dormir há um ano. Desatento e com os reflexos prejudicados, ele causa um grave acidente que resulta na mutilação de um homem. Seus colegas de trabalho o culpam e passam a querer sua demissão, ou talvez mais do que isso… A partir daí, Reznik começa a entrar numa paranóia que o leva a temer por sua vida e a investigar os estranhos acontecimentos que o cercam, pondo em dúvida sua sanidade. O roteiro do filme é de Scott Kosar, de O Massacre da Serra Elétrica. (Perspectiva Internacional)

"O Porão" (Going Under)
País: EUA, 2004 (98 min)
Diretor: Eric Werthman
Roteiro: Eric Werthman e Jessica Gohlke
Fotografia: Vladimir Subotic
Elenco: Geno Lechner, Roger Rees, Kit Flanagan, Sara Ramirez, Artie Valentino, Brian J. Kane
Produção: Scott Zeitz
Peter é um psicoterapeuta que mantém há dois anos um encontro semanal com Suzanne num porão. A moça é uma dominatrix profissional, que realiza com ele um jogo sadomasoquista: ela o amarra, espeta e depois cura, sempre cumprindo um ritual que funciona como catarse para que ele exorcize problemas de seu passado. Peter é casado com Pat, que sabe de tudo mas tem um acordo com o marido que lhe permite respeitar este limite, acreditando que se trata da simples realização de uma fantasia erótica sem maiores conseqüências. Tudo funciona sem conflitos até o momento em que Peter começa a sentir-se mais atraído por Suzanne e insiste para vê-la em outro lugar. Quando sua esposa viaja, ele procura convencer Suzanne a dar uma chance para que este relacionamento ultrapasse a relação de dominadora e dominado que é encenada semanalmente. Quanto mais a moça resiste a este contato, mais Peter encontra dificuldades para controlar o desejo que sente por ela. (Competição - Novos Diretores)

"O Preço do Desejo" (Le Prix du Désir)
País: Itália/França/Suíça, 2004 (105 min)
Diretor: Roberto Andó
Roteiro: Roberto Andó, Salvatore Marcarelli
Fotografia: Maurizio Calvesi
Elenco: Daniel Auteuil, Greta Scacchi, Anna Mouglasis, Giorgio Lupano, Magda Mielcarz
Produção: Tomaso Radaelli, Fabrizio Chiesa
Famoso por seu best-seller A Journey in Winter, o escritor Daniel Boltanski é casado com Nicoletta e tem um filho chamado Fabrizio, que está prestes a se casar. Ele vive recluso em sua luxuosa casa no lago de Geneva, protegido do assédio dos fãs e da imprensa por seu agente David Grinsberg. Indo para Capri, onde mora o filho, conhece uma jovem atraente chamada Mila e passa a noite com ela. No dia seguinte, no casamento, se surpreende ao descobrir que a noiva do filho é a mulher com quem passou a noite. No entanto, seu maior problema é saber que está obcecado por ela. (Competição - Novos Diretores)

"O Princípio de Arquimedes" ("El Principio de Arquimedes")
País: Espanha, 2004, 100’
Direção: Geraldo Herrero
Elenco: Marta Belaustegui, Roberto Enrríquez, Blanca Oteyza, Alberto Jiménez, Vicky Penã
Sonia é uma alta executiva do mundo da moda que quase não tem tempo para dedicar a seu filho e seu marido. Sua vizinha Rocío também é casada e tem uma filha e, apesar de ser muito bem preparada profissionalmente, não está tendo sorte e só consegue trabalhos esporádicos. Cada uma delas sonha ter a vida da outra, pensando que assim viveriam bem melhor. Sonia busca tempo e calma para estar com seu filho, a quem, ultimamente, só vê de pijama. Rocío, por sua vez, queria ter reconhecimento profissional e independência econômica. Conseguir seus objetivos não será fácil, pois, como reza o princípio de Arquimedes, flutuar não depende somente da matéria que se pretende fazer boiar, mas do líquido em que será imersa. (Perspectiva Internacional)

"O Projecionista" (The Projecionist)
País: Austrália, 2002 (15 min)
Diretor: Michael Bates
Roteiro: Michael Bates
Um projecionista acabou de projetar seu último filme em um velho e abandonado cinema, onde trabalhou por vários anos. Conforme passeia através de ruas escuras da cidade, o espectador testemunha uma série de visões que parecem fazer parte de seu passado. (Curta-metragem)

O Quinto Império - Ontem Como Hoje
País: Portugal/França, 2004 (127 min)
Diretor: Manoel de Oliveira
Roteiro: Manoel de Oliveira
Fotografia: Sabine Lancelin
Produção: Paulo Branco
A figura mitificada do rei português D. Sebastião, desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir (1578), está no centro desta história, adaptada pelo cineasta Manoel de Oliveira a partir do livro El-Rei Sebastião, de José Régio (1900-1968). A escolha de Oliveira recaiu sobre este texto em virtude da coincidência de intenções entre o diretor e o escritor, de analisar o personagem do monarca português, que se tornou mítico em virtude de seu corpo nunca ter aparecido, depois de sua morte, na também chamada Batalha dos Três Reis. Por conta disso, nasceu a lenda de que o rei um dia voltaria, como uma aparição no meio da névoa. O mito foi celebrado por diversos autores portugueses através dos tempos, do padre Antonio Vieira a Fernando Pessoa, e faz parte também da mitologia muçulmana, onde existe, igualmente, uma figura lendária denominada como o “Escondido”, tal como acontece na literatura lusitana. Segundo a lenda muçulmana, um imã deveria voltar um dia, montado num cavalo branco, numa manhã de neblina, para destruir para sempre o mal do mundo e estabelecer a paz e a harmonia entre os homens. (Perspectiva Internacional)

"O Revólver Amado" (The Loved Gun)
País: Japão, 2004 (111 min)
Diretor: Kensaku Watanabe
Roteiro: Kensaku Watanabe
Fotografia: Kei Yasuda
Elenco: Masatoshi Nagase, Aoi Miyazaki, Hirofumi Arai, Ittoku Kishibe, Hironobu Nomura
Produção: Miyoshi Kikuchi
O líder do clã Kadowaki é morto por Hayamada e Maruyama é contratado para vingar a morte do mafioso. O jovem Taneda é enviado para ajudar o matador nessa missão e, aos poucos, se afeiçoa ao mentor, cuja saúde está ameaçada por um câncer. Enquanto isso, a órfã Miyuki decide abandonar a escola mesmo sob os protestos da professora. Seu pai havia matado sua mãe e ateado fogo em ambos e, por isso, a menina sentia que devia seguir seu próprio caminho. Pouco depois, Mayuki descansa no banco de um parque quando é abordada por Hayamada, que intenta roubar-lhe a moto. A jovem pede para que seja baleada no coração e o ladrão fraqueja. A dupla torna-se amiga até outra tragédia marcar suas vidas. (Competição - Novos Diretores)

"O Segredo de Fátima" (Le Secret de Fatima)
País: França, 2003 (30 min)
Diretor: Karim Bensalah
Roteiro: Karim Bensalah
Argélia, 1998. Ao fim de uma grande onda terrorista, Fátima, uma mulher de 60 anos, vive sozinha num bairro tomado pela violência. Ela parece não sentir interesse pelo que acontece à sua volta, mas, por trás dessa aparência indiferente, esconde-se um segredo. (Curta-metragem)

"O Soro da Vaidade" (Il Siero della Vanità)
País: Itália, 2004 (92 min)
Diretor: Alex Infascelli
Roteiro: Antonio Manzini
Fotografia: Stefano Ricciotti
Elenco: Margherita Buy , Francesca Neri , Barbora Bobulova , Valerio Mastandrea, Ninni Bruschetta, Rosario J. Gnolo, Marco Giallini
Produção: Marco Poccioni, Marco Valsania
Alguns nomes importantes da televisão italiana desaparecem misteriosamente. O crime choca a estrela do programa Sonia Norton Show, que define o ocorrido como “um ataque sem precedentes”. Na pista dos seqüestradores, está a inspetora Lucia Allasco, que volta à ativa após recuperar-se de uma crise emocional, decorrente de um acidente ocorrido numa operação policial há dois anos. A agente recebe ainda a ajuda do antigo colega Franco Berardi. Iniciadas as investigações, a dupla percebe a ligação entre os desaparecimentos e a poderosa Sonia Norton. A partir daí, a trama encaminha-se para um mundo onde a aparência é mais importante do que a respiração, e até o mais tranqüilo dos homens pode se transformar num assassino cruel. (Perspectiva Internacional)

"O Tempo de Amanhã" ("Pagoda na Jutro")
País: Polônia, 2003 (94 min)
Diretor: Jerzy Stuhr
Roteiro: Jerzy Stuhr, Mieczyslaw Herba
Fotografia: Edward Klosinski
Elenco: Jerzy Stuhr, Malgorzata Zajaczkowska, Maciej Stuhr, Barbara Kaluzna
Produção: Jan Kaczmarski
Durante 17 anos, Józef Kozio viveu em um monastério, distante da infidelidade da esposa e da repressão do regime comunista. Nesse período, a mulher passou a viver com um industrial, o filho enveredou pela carreira política, a filha mais velha é participante de um reality show e a caçula se tornou uma viciada em internet. Esse é o cenário que Józef encontra ao sair do monastério para se apresentar com a banda de monges em um festival sacro. Ele é reconhecido pela família, e as autoridades da igreja, chocadas com o caso, expulsam-no da congregação. Józef é acolhido pela esposa e tenta novamente fazer parte da família, mas o mundo mudou tanto... (Perspectiva Internacional)

"O Teto de Vidro" (Le Plafond de Verre)
País: França, 2004 (52 min)
Diretor: Yamina Benguigui
Roteiro: Yamina Benguigui
Fotografia: Barkir Belaid
Produção: Philippe Dupuis Mendel
Documentário que apresenta as dificuldades enfrentadas pelos filhos de imigrantes da geração passada, hoje jovens formados em universidades francesas. Apesar da boa formação profissional e capacidade de exercer funções de alto nível, esses jovens enfrentam uma realidade bem diferente na hora de garimpar uma oportunidade no mercado de trabalho: são confrontados com um sistema ainda baseado, mesmo que dissimuladamente, no preconceito racial. (Perspectiva Internacional)

"O Último Filme de Terror" (The Last Horror Movie)
País: Inglaterra, 2003 (80 min)
Diretor: Julian Richards
Roteiro: James Handel
Fotografia: Chris St. John-Smith
Elenco: Kevin Howarth, Mark Stevenson, Antonia Beamish, Jim Bywater, Jonathan Coote
Produção: Zorana Piggott
Uma garçonete escuta no rádio a notícia de que há um assassino à solta na cidade. Pouco depois, ouve ruídos e é brutalmente atacada por Max, que se desculpa diante do espectador por ter gravado algo sobre o resto do filme, mas promete mostrar os melhores momentos de sua carreira. É ele o verdadeiro protagonista da história, um serial killer que tenta realizar um filme inteligente sobre assassinatos, matando pessoas em frente às câmeras, mas tomando cuidado em misturar vítimas, armas e locações para não ser preso pelas autoridades. A maior parte das imagens é captada por seu assistente, um sem-teto contratado apenas para essa finalidade. As vítimas são escolhidas ao acaso e incluem donas-de-casa, empresários, bêbados, aposentados, adolescentes, entre outros, na maior parte dos casos em suas próprias casas. Max age como um artista crítico e egocêntrico que sabe apreciar o valor de seu próprio trabalho. (Competição - Novos Diretores)

"O Último Peixe" (Fang des Lebens)
País: Alemanha, 2004 (23 min)
Diretor: Sebastian Stern
Roteiro: Friedl Wolffhardt Stern, Sebastian Stern
Como em todo verão, Quirin passa as férias na casa dos avós. Mas dessa vez algo está diferente. Seu avô, um pescador apaixonado ao longo da vida, está perdendo a vitalidade. A história de um menino que luta contra a morte de seu avô usando o poder da imaginação. (Competição - Novos Diretores)

"O Vento nos Levará" (Bad ma ra Kahad Bord)
País: Irã/França, 1999 (112 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Mahmoud Kalari
Elenco: Bezhad Dourani, Noghre Asadi, Bahman Ghobadi, Ali Reza Naderi
Produção: Marin Karmitz, Abbas Kiarostami
Abbas Kiarostami retoma a temática da morte, tratada com brilhantismo no premiado Gosto de Cereja. Poesia, sensibilidade e fotografia belíssima compõem o quadro das certezas e das dúvidas humanas. Mais uma vez Kiarostami trabalha com pessoas comuns, adultos e crianças sem experiência no cinema, de uma forma comovente e encantadora. Um grupo de pessoas saem de Teerã para passar alguns dias na remota vila de Siah Dareh, no Curdistão iraniano. Os habitantes ignoram a razão de estarem ali. Os visitantes vão a um antigo cemitério e andam em torno dele, fazendo com que os moradores acreditem que estão procurando por tesouros. Mas eles deixam o lugar como se não tivessem encontrado o que estavam buscando. Na verdade, é o ritual funerário que atrai uma rede de TV iraniana para a pequena vila de Siah Dareh, no Curdistão iraniano. Querem filmar um destes rituais mas não podem prever a morte para realizar o documentário. A vida insiste em vencer neste filme que ganhou o Prêmio do Júri do Festival de Veneza/1999. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

"O Vestido Vermelho" (La Veste Rouge)
País: França, 2003 (6 min)
Diretor: Anne Flandrin
Roteiro: Anne Flandrin
Elenco: Julien Le Gallou, Mathilde Mottier, Zélie Daeron
Um adolescente descobre o amor através dos braços de uma jovem garota. Mas a euforia do ingênuo relacionamento não dura muito. (Competição - Novos Diretores)

"Obrigada, Dra. Rey" (Merci Docteur Rey)
País: França/EUA, 2002 (91 min)
Diretor: Andrew Litvack
Roteiro: Andrew Litvack
Fotografia: Laurent Machuel
Elenco: Dianne Wiest, Jane Birkin, Stanislas Merhar, Bulle Ogier
Produção: Rahila Bootwala, Paul Bradley, Nathalie Gastaldo, Ismail Merchant
Thomas é um jovem de 23 anos, bonito e confuso, filho de uma conhecida diva da ópera. Certa noite, enquanto espiona as relações sexuais de um homem mais velho, acaba presenciando um assassinato. Na manhã seguinte, sua mãe lhe conta que seu pai, desaparecido muitos anos atrás, na verdade estava em Paris todo esse tempo e foi assassinado na noite anterior. Daí em diante, Thomas é empurrado para uma trama de mistério repleta de encontros surreais com personagens narcisistas e complicados, como uma excêntrica atriz, completamente transtornada pela morte de sua psiquiatra, a infame doutora Rey. (Competição - Novos Diretores)

Oh, Homem ("Oh, Uomo")
País: Itália, 2004 (71 min)
Diretor: Yervant Gianikian, Angela Ricci Lucchi
Roteiro: Yervant Gianikian, Angela Ricci Lucchi
Fotografia: Yervant Gianikian, Angela Ricci Lucchi
O documentário completa trilogia realizada sobre a I Guerra Mundial, iniciada com os filmes Prigionieri della Guerra (1995) e Su Tutte le Vette è Pace (1998), e foi realizado com base nos acervos do Museu Histórico de Trento e do Museu Histórico Italiano da Guerra em Rovereto. Dentre os documentos utilizados, sob consultoria histórica de Diego Leoni, estão 600 textos escritos por soldados e refugiados que descrevem suas vivências e memórias acerca do conflito. Além disso, um vasto material audiovisual sobre o povo trentino serviu de base para esmiuçar o universo da I Guerra Mundial, cujas conseqüências físicas e psicológicas foram das mais dramáticas do século 20. (Perspectiva Internacional)

Old Boy
País: Coréia do Sul, 2004 (119 min)
Diretor: Park Chan-Wook
Roteiro: Park Chan-Wook, Hwang Jo-yoon, Im Joon-hyung
Fotografia: Chung Cung-hoon
Elenco: Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Gang Hye-jung
Produção: Dong Ju-kim, Seung Yong-lim
Oh Dae-su é um homem comum, que vive feliz ao lado de sua esposa e uma filha pequena. Um dia, é seqüestrado e jogado em cárcere privado. Nessa prisão, é submetido a toda espécie de violência. Várias vezes se desespera e tenta o suicídio, mas é sempre impedido de morrer. Passa 15 anos aprisionado nessas condições, perguntando-se quem será o responsável por seu sofrimento e a razão de tanta crueldade. Um dia, deixam que assista a um noticiário de televisão e descobre que sua esposa foi assassinada. A partir desse momento, Dae-su resolve que não terá outro objetivo na vida do que vingar-se de seu algoz. Um dia, é libertado, com uma carteira cheia de dinheiro e um celular. Recebe uma chamada em que uma voz de homem lhe pergunta se já conseguiu entender porquê foi aprisionado. Começa um duelo entre Dae-su e este desconhecido, na busca do primeiro de descobrir sua identidade e paradeiro, e do segundo, de completar sua vingança contra o ex-prisioneiro. (Perspectiva Internacional)

"Olga Benario - Uma Vida Pela Revolução" (Olga Benario - Ein Leben Für Die Revolution)
País: Alemanha, 2003 (92 min)
Diretor: Galip Iyitanir
Roteiro: Galip Iyitanir
Fotografia: Ralf Kaechele, Christian Fienga
Elenco: Sartorius, Julian Boyd, Michael Putschli, Oliver Betke
Produção: Galip Iyitanir
Misturando documentário e ficção, reconstitui-se a história de Olga Benario, revolucionária alemã que acabou vivendo alguns dos episódios mais dramáticos de sua vida no Brasil. Nascida em Munique, numa família rica, aos 15 anos ela se filia à Juventude Comunista e conhece o oficial Otto Braun, por quem se apaixona. Ele é preso, mas ela o liberta numa ousada operação de resgate, em pleno tribunal. Pouco depois, os dois viajam para a União Soviética. Lá, Olga é incumbida da missão de acompanhar o líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes em sua volta clandestina ao Brasil. Juntos, Olga e Prestes organizam um levante que ficou conhecido como a Intentona Comunista no país, mas o movimento fracassa. Ambos são presos e sua história terá um final trágico: Prestes será mantido na cadeia durante vários anos e Olga, grávida, será extraditada para a Alemanha nazista, onde morrerá numa câmara de gás. Sua filha, Anita Leocádia, nascida no campo de concentração, será salva pela intervenção de sua avó e tia. O filme teve locações no Brasil, França e Rússia e insere na trilha sonora a participação de dois repentistas brasileiros, Azulão e Miguel Bezerra. (Competição - Novos Diretores)

Olhos de Vampa
País: Brasil, 1996-2004 (80 min)
Diretor: Walter Rogério
Roteiro: Walter Rogério
Fotografia: Cláudio Portioli
Elenco: Marco Ricca, Antônio Abujamra, Cristiane Tricerri, Joel Barcellos
Produção: Roberto d’Avila e João d’Bártolo
Crimes em série aterrorizam o bairro de Pinheiros, em São Paulo. Jovens mulheres têm todo o sangue de seus corpos sugados por uma mordida na nádega direita e são encontradas amarradas com fita isolante nos pulsos e um pêssego enfiado na boca. O policiais Oscar e Leôncio são encarregados de capturar o criminoso e descobrem, por meio de fotos, um possível suspeito: o Vampa. A partir daí, iniciam o cerco, localizando o reduto do misterioso vilão. Mas investigador Oscar é atacado, fica doente e abandona o trabalho. Melhora nas noites de lua cheia, quando se revela um novo... Vampa. (Competição Nacional)

"Onde Fica a Casa do Meu Amigo?" (Khane-ye doust kodjast?)
País: Irã, 1987 (83 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Farhad Saba
Elenco: Babek Ahmed Poor, Ahmed Ahmed Poor, Kheda Barech Defai, Iran Outari, Ait Ansari
O garoto Ahmad, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega. Ele vai até uma vila nos arredores com o intuito de encontrá-lo para devolver o caderno. Chegando lá, encontra-se com diversos moradores e vivencia o dia-a-dia de cada um num ritmo lento e extremamente real. A vila fica no alto das montanhas e já foi utilizada em outros dois filmes de Kiarostami. Com essa história, o diretor deu início a uma trilogia que mostra a vida dos moradores de um vilarejo simples e pacato do Irã, retratando como estes se recuperam de um terremoto devastador. Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987) é o primeiro da série. Em seguida realizou Vida e Nada Mais (E A Vida Continua) e Através das Oliveiras (1994). (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

"Or" (Mon Trésor)
País: Israel/França, 2004 (100 min)
Diretor: Keren Yedaya
Roteiro: Sari Ezouz, Keren Yedaya
Fotografia: Laurent Brunet
Elenco: Ronit Elkabetz, Dana Ivgi, Meshar Cohen
Produção: Emmanuel Agneray, Jérôme Bleitrach, Marek Rosenbaum, Iati Tamir
Or é uma garota de 16 anos que passa a maior parte do tempo cuidando da mãe Ruthie, que é prostituta e tenta livrar-se do vício das drogas. A escola é a última das preocupações da jovem, cujos relacionamentos em grande medida estão baseados apenas em sexo. Apesar de tudo, Or mantém uma relação muito forte com a mãe e ainda cultiva um romance com o colega de classe Ido. Mas demônios do passado aparecem para ameaçar a já frágil estrutura familiar de Or e contribuir para que a família de Ido desaprove o relacionamento entre os dois jovens. (Competição - Novos Diretores)

Oro Nazi en Argentina
País: Argentina, 2004 (90 min)
Diretor: Rodolfo Pereyra
Roteiro: Rodolfo Pereyra
Fotografia: Pacho Guerty, Mariano de Luca
Elenco: Albert Canil, Claudio Ortega, Daniel Gorga, Frederico Deym, Gabriel de Lourdes
Produção: Pedro Félix Leda
Investigação sobre a fuga de alguns dos mais importantes criminosos nazistas para a Argentina e o envio de embarcações repletas de ouro para sustentar o alto nível de vida desses militares no país. O filme começa na Patagônia, onde vasculha os resquícios de um submarino alemão. Depois, sobe-se o rio Paraná em busca dos donos de uma propriedade dada a Evita Perón pelos Freude, mais rica família alemã existente na Argentina. A partir daí, o filme traz à tona temas como os serviços de espionagem, a morte de inúmeras personalidades, um número incrível de documentos que deveriam ser destruídos mas não foram, testemunhas que falam pela primeira vez, revelando as ligações entre o regime nazista e o então presidente Juan Domingo Perón. (Competição - Novos Diretores)

"Os Educadores" (Fetten Jahre Sind Vorbei Die - The Edukators)
País: Alemanha/Áustria, 2004 (126 min)
Diretor: Hans Weingartner
Roteiro: Hans Weingartner, Katharina Held
Fotografia: Matthias Schellenberg, Daniela Knapp
Elenco: Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg, Burghart Klaussner
Produção: Hans Weingartner, Antonin Svoboda
Jan, Peter e Jule formam um trio inseparável de amigos. Peter e Jule são namorados. Jan e Peter dividem o mesmo apartamento e uma militância política bastante original. Acreditando que é indispensável assumir alguma atitude concreta para mudar o mundo, os dois rapazes fazem bem mais do que participar de todas as passeatas antiglobalização do calendário anual. Clandestinamente, saem quase todas as noites em sua caminhonete, escolhem como alvo uma mansão bem grande e vazia. Disfarçados com máscaras, entram, mudam de lugar todos os móveis e deixam atrás um misterioso bilhete: “seus dias de abundância estão contados”, assinando-se como “os educadores”. Enquanto isso, a garota Jule encara grandes privações financeiras desde que bateu seu carro no Mercedes de um ricaço, o empresário Hardenberg, e foi condenada pelo tribunal a ressarci-lo pelo caríssimo conserto. A sentença consome boa parte do salário de Jule, que vive revoltada contra o que considera total injustiça. Numa noite em que Peter viajou, Jan e Jule decidem dar uma lição a Hardenberg, remobiliando sua casa. O imprevisto acontece quando Jule esquece ali o seu celular. (Competição - Novos Diretores)

"Os Limites da Cidade" (Dentro La Cittá)
País: Itália, 2004 (105 min)
Diretor: Andrea Costantini
Roteiro: Andrea Costantini
Fotografia: Daniele Massaccesi
Elenco: Elisabetta Cavallotti, Edoardo Leo, Rolando Ravello, Luca Ward, Giorgio Colangeli
Produção: Andrea Costantini
O superintendente Chessari é enviado a uma pequena delegacia nos arredores de Roma, área difícil e com pouco pessoal de apoio. O oficial não está interessado em criar nenhum tipo de conflito, dedicando-se apenas a operações de rotina que não atrapalhem seus planos de ser promovido o mais breve possível. Mas alguns de seus subordinados podem atrapalhar sua tranqüilidade, como o jovem Lorenzo, recém-saído da Academia e cheio de entusiasmo e princípios, ou os indisciplinados policiais que não perdem uma chance de passar por cima da lei. (Competição - Novos Diretores)

"Os Primeiro Quatro Meses" (Meotkhe Tvis Pirveli Dge)
País: Geórgia, 2004 (15 min)
Diretor: Geno Tsaava
Roteiro: Geno Tsaava
Elenco: Paata Moistsrapishvili, Nino Tarkhanmouravi, Ia Parulava
O garoto pede à garota que toque violino e ela, mesmo surpresa, concorda em realizar aquele inocente pedido. Ele ouve a canção com muita atenção e, ao final, ainda dedica um poema à violinista. O espanto da menina parece ainda maior quando ela descobre que o ouvinte, diferente do que imaginava, não é surdo nem idiota. (Curta-metragem)

"Os Sonhadores" (I Sognatori)
País: Itália/França/Inglaterra/EUA, 2003 (115 min)
Diretor: Bernardo Bertolucci
Roteiro: Gilbert Adair
Fotografia: Fabio Cianchetti
Elenco: Michael Pitt, Eva Green, Louis Garrel, Anna Chancellor, Robin Renucci
Produção: Jeremy Thomas
Paris é o grande palco para três jovens numa época de grande agitação, mudança e revolta social, a Primavera de 1968. Um deles é Matthew, estudante americano. Apaixonado por cinema, vai à cinemateca diariamente, onde cruza com muitas pessoas, entre elas, os gêmeos Isabelle e Theo, que vivem uma relação incestuosa. Ele se aproxima dos dois e acaba por ir viver com eles. Culturas diferentes aproximam-se unidas por uma paixão comum. A tensão aumenta entre Theo e Matthew, que disputam entre si a atenção de Isabelle. A tensão vai aumentando e provocando uma série de discussões. Paralelamente, nas ruas parisienses, aumentam a contestação popular e a revolta. (Perspectiva Internacional)

"Ouro Carmim" (Talaye sorkh)
País: Irã, 2002 (97 min)
Diretor: Jafar Panahi
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Hossain Jafarian
Elenco: Hossain Emadeddin, Kamyar Sheisi, Azita Rayeji, Shahram Vaziri, Pourang Nakhael
Produção: Iraj Raminfar
Tudo começa com uma tragédia - a morte de um joalheiro num assalto, seguida do suicídio do criminoso. Em seguida, um longo flashback mostra o cotidiano de um motoqueiro: de dia, ladrão de bolsas femininas; de noite, entregador de pizzas em edifícios de luxo. Ele vive a divisão de classes o tempo todo. O filme tem roteiro de Abbas Kiarostami, que se baseou numa notícia de jornal para mostrar a vida do ponto de vista de dois marginais. Uma das seqüências mais espantosas acontece de madrugada, quando a polícia captura jovens que descem de um apartamento luxuoso em festa - é hábito em Teerã a polícia reprimir reuniões desse tipo. A censura iraniana determinou uma série de cortes porque o filme revela as contradições da capital do país, dividida entre os ricos do norte e os pobres do sul, além do terror estatal na repressão moral sobre os jovens sob o manto do regime dos aiatolás. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

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