Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

N

"Na Cidade Vazia" (Na Cidade Vazia)
País: Angola/Portugal, 2004 (90 min)
Direção: Maria João Ganga
Elenco: Roldan Pinto João, Domingos Fernandes, Raul Rosário, Julia Botelho, Ana Bustorff
Um grupo de crianças refugiadas de guerra, acompanhadas por um freira, seguem num vôo rumo a Luanda, capital de Angola. Ao chegarem ao aeroporto, N’dala, um menino de 12 anos, consegue fugir do grupo e parte para descobrir a cidade. Enquanto a freira empreende uma investigação na tentativa de encontrá-lo, acompanhamos N’dala em sua jornada pelas ruas movimentadas da capital. É lá que ele conhece o velho pescador Antonio, que o ajuda e com quem faz amizade. Também cruza com pessoas mal-intencionadas que tentam prejudicá-lo. O grande sonho do menino é voltar para a aldeia de onde teve de fugir e na qual seus pais foram mortos. O enredo proporciona um mergulho na conturbada situação política de Angola e nos efeitos da guerra para seus habitantes. (Competição - Novos Diretores)

"Na Luz" (Quang)
País: Taiwan, 2004 (57 min)
Direção: Huang Ya-li
Elenco: Yang Tze-pu, Chang Pei-yun, Hsu Kuo-lung
Depois de longos anos, um homem retorna à casa de um antigo amigo. O reencontro é marcado por espanto, já que a dupla imaginava nunca mais se encontrar. Enquanto o viajante revela as razões que o levaram a abandonar a antiga vida, o amigo visitado tenta explicar porque se enterrou em uma casa no meio do nada. A conversa toma rumos muito profundos sobre os caminhos tortuosos da memória e sobre a constante busca pela paz interior. (Perspectiva Internacional)

"Não se Mova" (Non ti Muovere)
País: Itália/Espanha/Reino Unido, 2004 (125 min)
Direção: Sergio Castellitto
Elenco: Penélope Cruz, Sergio Castellitto, Claudia Gerini
Num dia chuvoso, um carro ultrapassa um sinal vermelho. Uma menina de 15 anos tenta frear, desliza e é arremessada com violência de sua scooter. Resgatada por uma ambulância, é levada para o hospital onde seu pai, Timoteo, trabalha como cirurgião. Atônito, ele aguarda enquanto um amigo opera sua filha. O choque causado por este acontecimento extremo faz Timoteo abandonar a máscara de pai e marido exemplar que sustenta para assumir um lado desconhecido. Numa tentativa de preencher o silêncio do coma com palavras, conduz uma conversa imaginária com sua filha em que revela um segredo doloroso. Uma história sórdida sobre uma relação extraconjugal ocorrida anos antes, envolvendo uma mulher destituída e de nome pomposo: Itália.

"Não Vivemos Mais Aqui" (We Don’t Live Here Anymore)
País: EUA, 2004, (101 min)
Direção: John Curran
Elenco: Mark Ruffalo, Laura Dern, Peter Krause, Naomi Watts
Jack e Hank vivem na mesma cidade e trabalham juntos numa universidade, onde um leciona literatura e o outro, redação. Compartilham alguns interesses e ambos têm filhos pequenos, mas suas estruturas familiares são completamente diferentes. A casa de Jack é caótica, mesmo com os esforços da distraída esposa, Terry, que faz de tudo para conciliar os afazeres domésticos com as necessidades dos dois filhos. Já Edith, mulher de Hank, mantém impecável a casa do casal e não dá muita atenção à filha nem ao marido, um escritor sofrendo de bloqueio criativo. Os casais freqüentemente saem para jantar, conversam e riem como amigos costumam fazer. O problema é que ultimamente Jack e Edith têm desaparecido ao mesmo tempo. Quando Terry começa a notar algo estranho, a relação entre os amigos começa a ficar mais complicada. (Competição - Novos Diretores)

"Nas Suas Mãos" (Forbrydelser)
País: Dinamarca, 2004 (101 min)
Direção: Annette K. Olesen
Elenco: Ann Eleonora Jørgensen, Trine Dyrholm, Lars Ranthe, Nicolaj
Projeto Dogma que questiona quando o conhecimento é mais forte que a fé e quando a dor é mais poderosa do que o amor. As respostas para estas questões serão descobertas por Anna, uma mulher recém-formada em Teologia, que há vários anos vem tentando, sem êxito, ter um filho. Ela é chamada para substituir um padre numa penitenciária feminina e toma contato pela primeira vez com a dura e instável realidade de um presídio. Apesar da resistência inicial, acaba pouco a pouco ganhando a confiança das presas. Entre elas, está a misteriosa Kate, que, segundo as outras detentas, possui poderes sobrenaturais. Algum tempo depois, Anna descobre que está grávida, mas fica sabendo também que Kate carrega um misterioso segredo com conseqüências fatais para ambas. (Competição Novos Diretores)

"Near Life Experience" (Near Life Experience)
País: França, 2004 (8 min)
Direção: David Cangardel
Um pouco da vida de uma grande cidade através da figura de um ascensorista. O vai e vem diário do homem é usado como metáfora da existência humana. (curta-metragem)

"New Year’s Eve" (New Year’s Eve)
País: Itália, 2004 (8 min)
Direção: Giulia Oriani
Fragmentos de pensamentos da mente de Alice, suas memórias, sensações e ansiedades. É Ano Novo. Num futuro incerto, um nova vida começa para todos, mas para Alice algo mais está para começar. (curta-metragem)

"Niceland" (Niceland)
País: Dinamarca/Islândia/Alemanha/Reino Unido, 2004 (87 min)
Direção: Fridrik Thor Fridriksson
Elenco: Martin Compston, Gary Lewis, Kerry Fox, Peter Capaldi, Shauna Macdonald
Jed e Chloe são dois jovens deficientes mentais apaixonados. Certo dia, Jed mata acidentalmente a outra grande paixão de Chloe, seu gato. Abalada, ela se fecha num silêncio sepulcral e perde a vontade de viver. Convencido de que deve haver algo a mais na vida que possa lhe dar um sentido, algo que ajudará o espírito de Chloe, Jed se esforça para descobrir o que seria. Levado a acreditar que um misterioso negociante de ferro-velho chamado Max tem a resposta, o rapaz entra cautelosamente no excêntrico mundo deste homem solitário. Contudo, Max nada revela a Jed, permanecendo em silêncio. Quando Chloe entra em coma, Jed implora ao homem que lhe mostre a solução, mas tudo que Max diz é: "a tragédia que o assombra o empurra para a autodestruição". Num momento de rara catarse, Jed descobre que a resposta está nele mesmo. Agora, deve apressar-se para dizer a Chloe... (Perspectiva Internacional)

"Nina"
País: Brasil, 2004 (101 min)
Direção: Heitor Dhalia
Elenco: Guta Stresser, Myriam Muniz, Sabrina Greve, Selton Mello, Renata Sorrah
Atualizando o clássico Crime e Castigo, de Dostoiévski , e ambientando-o em São Paulo, o filme conta a história de Nina, jovem de sensibilidade aguçada e mente fragilizada que aluga um quarto no apartamento de Eulália - uma velha mesquinha e exploradora, reencarnação da velha usurária morta por Raskólnikov no livro do escritor russo. Eulália humilha Nina a todo instante, viola sua correspondência, confisca o dinheiro que a mãe lhe envia, tranca a geladeira a cadeado para impedir seu acesso aos alimentos ali guardados, cada um com a etiqueta ‘Eulália‘, símbolo do poder de compra e do direito ao consumo. A tensão chega ao clímax quando Eulália resolve despejar Nina e lhe apresenta o futuro inquilino para o seu quarto. Desesperada, Nina comete um crime hediondo e seu mundo interior se desintegra de vez. (Mostra Brasil)

"Ninguém Pode Saber" (Dare Mo Shiranai)
País: Japão, 2004 (141 min)
Direção: Hirokazu Kore-eda
Elenco: Yuya Yagira, Ayu Kitaura, Hiei Kimura, Momoko Shimizu, Hanae Kan, You
Keiko e seus quatro filhos acabaram de mudar-se para um pequeno apartamento. Exceto Akira, o mais velho, as crianças entraram no apartamento escondidas dos vizinhos. Keiko dá ordens estritas aos pequenos: nada de barulho, de sair para fora, nem mesmo no terraço. A família seria com certeza despejada se o senhorio soubesse que se trata de uma mãe solteira com quatro crianças. Akira, de 12 anos, age como pai substituto quase todo o tempo, já que a mãe vive fora, no trabalho. Os quatro irmãos são bastante unidos, mesmo sendo filhos cada um de um pai diferente. Por conta de seu isolamento e da necessidade do segredo de sua existência, nunca foram à escola, criando uma rotina de estudos em casa mesmo, suprevisionada pelo incansável e terno Akira. Um dia, Keiko desaparece, deixando um pouco de dinheiro e um bilhete: "Querido Akira, mamãe vai ficar fora algum tempo. Por favor, cuide de Kioko, Shigeru e Yuki". (Perspectiva Internacional)

"No Pain, No Gain" (No Pain, No Gain)
País: EUA, 2004 (95 min)
Direção: Samuel Turcotte
Elenco: Gus Milliarodakis, Dennis Newman, Kim Travis, Don Phillips Jr., Joe Hursley, Crystal Calderoni
Mike Zorillo é fisiculturista em uma pequena cidade de Ohio. Um homem incomum, que combina um corpo super-musculoso com um QI digno de um gênio. Em busca do sonho de mostrar ao mundo suas idéias revolucionárias sobre desenvolvimento de músculos perfeitos, Mike viaja para a meca do fisiculturismo, Los Angeles, e percebe que a única maneira de atingir seus objetivos é vencer a competição de maior prestígio dessa modalidade, a Mr. West Coast. O maior obstáculo no caminho do atleta está num bando de loucos por academias de ginástica que tomam esteróides para aumentar massa muscular. Por causa de suas pesquisas científicas, Mike passa a ser perseguido pela maior companhia de nutrição, mas recebe a ajuda de um gênio da computação e de uma bela lutadora de kickboxing. Juntos, vão descobrir o que falta em suas vidas. (Competição Novos Diretores)

"Noite Americana" (La Nuit Américaine)
País: França, 1973 (115 min)
Direção: François Truffaut
Elenco: Jacqueline Bisset, Valentina Cortese, Alexandra Stewart, Jean-Pierre Aumont, Jean-Pierre Léaud, François Truffaut, Nathalie Baye
Neste que foi um de seu filmes mais apreciados, François Truffaut (1932-1984), expressou com cristalina clareza e doçura ­ suas marcas registradas ­ seu intenso amor pelo cinema. Seu objeto são os "bichos de cinema", pessoas que, como ele na vida real, não podiam viver longe de um set de filmagem. O próprio Truffaut interpreta um cineasta, Ferrand, iniciando a produção de um filme chamado "Conheça Pamela", que está longe de pretender ser um filme de arte. Isso, para Ferrand, não é necessariamente uma fonte de decepção. Acelera sua adrenalina o simples fato de estar ali, atrás das câmeras, sob os refletores, lidando com a agenda das filmagens, os efeitos especiais, os objetos de cena, a química entre os atores, todas as pequenas coisas que fazem um filme existir. No elenco, reconhecem-se os tipos comuns a todas as filmagens, personagens que Truffaut compôs certamente recorrendo à sua própria experiência: a estrela com problemas emocionais que espera ter superado todos agora que se casou com seu médico, um homem bem mais velho; o protagonista que, ao aproximar-se da velhice, assume sua homossexualidade; o jovem ator cujas paixões na vida real tiram-lhe a tranqüilidade para trabalhar. E uma multidão de coadjuvantes, todos eles fundamentais ao andamento do processo um pouco mágico, um pouco louco que materializa qualquer filme. (Apresentação Especial)

"Nos Campos de Batalha" (Maarek Hob)
País: Bélgica/França/Alemanha/Líbano, 2004 (90 min)
Direção: Danielle Arbid
Elenco: Marianne Feghali, Rawia Elchab, Laudi Arbid, Aouni Kawas, Carmen Lebbos
País: Beirute, 1983. Lina é uma menina de 12 anos que, apesar de viver em meio à guerra civil, cria o seu próprio mundo à volta de Siham, a empregada de 18 anos que trabalha para sua tia. Ao monitorar a vida de Siham, a menina vive absorta em relação à guerra e se torna invisível dentro da família, até mesmo para Siham. Numa existência precária marcada pela paixão e frustrações, Lina chega à idade adulta sem conseguir distinguir o bem do mal. Embora em nenhum momento a guerra esteja fisicamente presente no filme, ela se faz sentir na pressão que exerce sobre os personagens. (Competição - Novos Diretores)

"Nossas Crianças" (Our Kids)
País: Espanha, 2004 (5 min)
Direção: Miguel Hermoso
O dia-a-dia de uma classe numa escola, composta por crianças de 5 e 6 anos, localizada em Málaga. As crianças aprendem e brincam juntas sob a orientação amigável de seu professor espanhol. São todas de vários países da Europa e estão vivendo agora na Espanha. (Visões da Europa)

"Nunzia" (Nunzia)
País: Itália, 2002 (12 min)
Direção: Giulia Oriani
Uma forte gripe impossibilita Nunzia de viajar com a família. Para não deixar a senhora sozinha em casa, o filho Armando pede à empregada para que tome conta dela enquanto todos estiverem fora. Nesse curto espaço de tempo, gozando de liberdade e independência, a senhora redescobre uma energia vital há muito adormecida e ainda conhece Marcello. (curta-metragem)

P

"Papai Noel às Avessas" (Bad Santa)
País: EUA/Alemanha, 2003 (93 min)
Direção: Terry Zwigoff
Elenco: Billy Bob Thornton, Tony Cox, Brett Kelly, Lauren Graham, John Ritter
Politicamente incorreto, Willie é um ladrão alcoólatra e mulherengo que, ao lado do parceiro Marcus, se especializou em um golpe atípico: todo ano, eles se empregam em uma grande loja de departamentos como Papai Noel e seu assistente elfo (Marcus é anão) e aproveitam o acesso ao estabelecimento para roubá-lo na véspera do Natal. O problema é que Willie está se tornando cada vez mais instável (para desespero de seu comparsa), criando uma série de confusões que levam o gerente da loja (vivido por John Ritter, em seu último papel no cinema) a prestar atenção redobrada em suas ações. As confusões, no caso, dizem respeito à insistência de Willie em transar com clientes nos provadores localizados no setor de roupas para mulheres obesas e, é claro, ao seu hábito de trabalhar bêbado. (Perspectiva Internacional)

"Paris by Night" (Paris by Night)
País: França, 2004 (5 min)
Direção: Tony Gatlif
Três jovens adultos chegam clandestinamente à Europa escondidos debaixo de um caminhão. Eles cruzam as ruas clandestinamente e descobrem uma Paris como a descrita nos cartões postais. Visões da Europa

"Passagens" (Lu Cheng)
País: China, 2004 (112 min)
Direção:Yang Chao
Dois estudantes da zona rural chinesa, Si Xu e sua namorada, decidem escapar do futuro limitado que os espera se permanecerem ali. Eles pegam a estrada, rumo à cidade grande e lá colocam todo o dinheiro economizado para sua educação num investimento arriscado. O futuro mostra-se um surpreendente alternar de altos e baixos. (Competição - Novos Diretores)

"Pele Rasgada" (La Peau Trouée)
País: França, 2004 (56 min)
Direção: Julien Samani
Cinco pescadores de tubarões saem para o trabalho ao largo do Mar da Irlanda. Sua inusitada rotina de trabalho implica afastar-se completamente de tudo. Longe da terra e da família, cercados apenas pelo mar e a natureza e entregues a uma pesca extremamente violenta, estes homens mergulham num estado verdadeiramente primitivo. Num clima de quase fábula, praticamente sem nenhum diálogo, mostrando detalhadamente os gestos e a corporalidade dos pescadores, valorizados por uma fotografia vibrante, este documentário radical explora os limites do quase sempre pouco admitido lado animal da espécie humana. (Perspectiva Internacional)

"Pendar" (Pendar)
País: Irã, 2003 (46 min)
Direção: Leila Mirhadi
Elenco: Golab Adineh, Parisa Jahanbakhsh, Roya Gholami, Shabnam Motiee, Shadi Safaiee
Pendar é professora em uma pequena cidade. Ela utiliza inúmeros aspectos da vida cotidiana para ensinar seus alunos e ainda aproveita para aprender muito com eles. A mulher sempre se dedicou inteiramente às crianças mas já é chegada a hora de se aposentar. O problema é que seus alunos parecem não ter aprendido o significado da palavra aposentar-se. (Perspectiva Internacional)

"Perder é Questão de Método" (Perder es Cuestión de Método)
País: Espanha/Colômbia, 2004 (105 min)
Direção: Sergio Cabrera
Elenco: Daniel Giménez Cacho, Martina García, César Mora, Víctor Mallarino
É manhã e a polícia acabou de descobrir um crime horrendo. Trata-se de um corpo empalado nas margens de um belo lago de Bogotá. Para resolver o caso, o jornalista Víctor Silampa e seu ocasional parceiro, o burocrata Emir Estupiñán, vão se aprofundar nesta história repleta de detalhes macabros, mas também humana e divertida. Com a ajuda de Quica, uma jovem prostituta, e graças a uma troca de favores com o coronel responsável pelo caso, os protagonistas arriscam suas vidas e vão fundo numa gigantesca trama envolvendo especulação imobiliária. Políticos e empresários corruptos, traficantes de pedras preciosas, naturistas e jornalistas de todo o tipo completam esse mosaico de personagens, sempre com a cidade de Bogotá como pano de fundo. (Perspectiva Internacional)

"Perth" (Perth)
País: Cingapura, 2004 (105 min)
Direção: Djinn
Elenco: Lim Kay Tong, Chelvam, Sunny Pang, Liu Qiulian, Ivy Cheng
Harry Lee é um homem de 51 anos que vive em Singapura e trabalha como segurança e motorista de táxi. Ele pertence a uma geração eclipsada por uma sociedade consumista e elitizada que se desenvolveu no país ao longo dos anos. Seu grande sonho é ir morar em Perth, no oeste da Austrália, e fugir deste mundo intolerante e rígido que o confronta e discrimina a todo instante. No entanto, seus planos de mudança são dificultados por um profundo complexo que tem origem em seu passado doloroso. Quando começa a prestar serviço para uma rede de prostituição de mulheres vietnamitas para jovens executivos, sua revolta aflora de maneira violenta e incontrolável. Daí em diante, Harry mergulha numa espiral de decadência perigosa, mas que ainda busca redenção. (Competição Novos Diretores)

"Presente pra Você" (Es para Ti!)
País: Espanha/Canadá, 2003, (94 min)
Direção: Bruno Lazaro Pacheco
Elenco: Joris Jarsky, Edith Tankus, Sundra Rue Ros
Julian é um estudante canadense que acaba de voltar de Barcelona, onde viveu um romance intenso e fugaz com Sundra. Apaixonado e sem conseguir esquecer a jovem, ele resolve enviar-lhe fitas de vídeo na Espanha. Leva a câmera para todos os lugares que vai, gravando seu dia-a-dia em Toronto e revelando seus sentimentos pela moça. Ela já começava a esquecê-lo, mas seu interesse é reavivado quando recebe a primeira fita. Algum tempo (e vídeos) depois, Julian resolve ligar para Sundra e ouve a voz de um homem do outro lado da linha. Chateado, ele confronta a amada. Ela admite que tem um outro amor e sugere que Julian faça o mesmo, alegando ser essa a única solução realista para os dois. No entanto, Sundra convence Julian a gravar secretamente seus encontros sexuais e enviá-los para ela. (Competição Novos Diretores)

"Preto e Branco"
País: Brasil, 2004 (73 min)
Direção: Carlos Nader
Abordagem das relações raciais entre cidadãos comuns da cidade de São Paulo. De estrutura episódica, o filme reúne quatro curtas sobre uma história de 500 anos. E apresenta uma questão pouco discutida nas telas. Por um lado, o modelo racial brasileiro tem sido historicamente considerado uma solução original para a eterna intolerância étnica no planeta. Por outro, é também considerado uma farsa que visa esconder o abismo social entre brancos e negros. Afinal, a idéia de que o Brasil é um país onde as raças coexistem e se fundem em harmonia é um mito hipócrita ou uma grande esperança para o futuro da convivência humana? (Competição Novos Diretores)

"Procuradas"
País: Brasil, 2004 (87 min)
Direção: José Frazão e Zeca Pires
Elenco: Rita Guedes, Larissa Bracher, Paula Burlamaqui, Laila Brizola, Cláudia Liz, Juan Alba
Dois executivos resolvem fazer um passeio de veleiro, levando a bordo duas garotas de programa. Depois de muita festa e bebida, os dois homens adormecem. Na manhã seguinte, descobrem que as duas garotas desapareceram. Começa uma investigação sobre o desaparecimento, que só não é arquivada na delegacia de polícia devido ao empenho de Viviane, irmã de uma das garotas. Ela ganha o apoio de uma documentarista, que está iniciando um filme sobre a vida das garotas de programa. Ao percorrer esse universo clandestino de bares e casas noturnas que exploram esse mundo de encontros fortuitos, a cineasta e a irmã da desaparecida encontram o fio de uma rede que vive de golpes contra os clientes de maior poder aquisitivo. (Mostra Brasil - Perspectiva)

"Produzindo Adultos" (Lapsia Ja Aikuisia)
País: Finlândia, 2004 (102 min)
Direção: Aleksi Salmenperä
Venla é psicóloga de uma clínica de fertilidade e, cativada pela idéia de ter um filho, começa a tentar engravidar. Ela sabe que essa decisão é séria e deve ser tomada conjuntamente pelo casal, mas leva em consideração a ferrenha objeção do companheiro com relação ao assunto. Diante da possível esterilidade do namorado, suas opções são escassas e só lhe resta apelar a alguns dos milhões de espermatozóides que repousam tranqüilamente em tanques de nitrogênio. Mas o sonho de ter uma família convencional começa a desmoronar quando a amizade que Venla mantém com Satu, uma médica que concordou em ajudá-la, mostra sinais de algo mais romântico. (Competição Novos Diretores)

"Prólogo" (Prológus")
País: Hungria, 2004 (5 min)
Direção: Béla Tarr
Centenas de moradores de rua se enfileiram ao longo de uma via pública. Na cabeça da fila, uma simpática mulher entrega uma bebida quente e um saco com dois pães para cada um deles, anotando em uma lista cada novo pedinte que passa. (Visões da Europa)

"Punto y Raya" (Punto y Raya)
País: Venezuela, 2004 (102 min)
Direção: Elia Schneider
Elenco: Laureano Olivares, Juan David Restrepo, Roque Valero
Comédia dramática que oferece nova visão sobre o conflito na fronteira Colômbia-Venezuela. Em tempos de nacionalismo exacerbado, Cheíto é um recruta nascido em Caracas, não muito convicto da vocação militar e que tem como função patrulhar a fronteira de seu país. Em meio à selva, conhece um camponês colombiano disposto a tudo pela pátria. Nesse contexto, os dois se transformam em grandes amigos até que a realidade coloca-os à prova diante do cumprimento do dever. Terra de ninguém, a fronteira serve de cenário para as mais diversas situações envolvendo membros da guerrilha, do exército e do narcotráfico. (Competição - Novos Diretores)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).