Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

M

"Má Educação" (Mala Educación)
País: Espanha, 2004 (105 min)
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Féle Martinez, Gael García Bernal, Javier Cámara, Petra Martinez, Lluís Homar, Daniel Giménez Cacho, Leonor Watling
Dois meninos, Enrique e Ignacio, compartilham uma dramática experiência num colégio jesuíta onde a pedofilia de um dos padres, Manolo, era um segredo mal-escondido. Separados um do outro por 16 anos, os dois jovens se reencontram num momento em que Enrique tornou-se um renomado diretor de cinema e Ignácio tenta vender-lhe uma história que escreveu, acreditando no seu potencial para tornar-se um filme. A história de Ignacio nutre-se profundamente do universo de sexualidade clandestina oculto no colégio católico, convertendo-se, assim, numa oportunidade para que os dois jovens exerçam um longamente adiado ajuste de contas contra o padre Manolo. Comandado por personagens dominados pelo desejo do risco e imbuído de tantos componentes de melodrama - culpa, medo, raiva, paixões proibidas, troca de identidades -, este noir almodovariano afasta-se decididamente da vertente de suspense de um Alfred Hitchcock - de quem se invoca a benção, porém, na música de Alberto Iglesias que inaugura os créditos do filme, rasgados na tela como tiras de papel (ou de carne) em fundos que oscilam entre as cores branco, preto, cinza e vermelho. (Perspectiva Internacional)

"Machuca" (Machuca)
País: Chile/Espanha, 2004 (120 min)
Direção: Andrés Wood
Elenco: Federico Luppi, Aline Küppenheim, Tamara Acosta
País: Chile, 1973. Gonzalo Infante e Pedro Machuca são dois garotos de onze anos que vivem em Santiago. O primeiro, num bairro chique. O segundo, num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância. Dois mundos separados por uma muralha invisível que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa. Um desses sonhadores é o padre McEnroe, diretor de um colégio particular de elite. Com a ajuda de outros padres, ele decide fazer uma integração entre estes dois universos, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado. É assim que Pedro Machuca vai parar na mesma sala de Gonzalo Infante, nascendo daí uma amizade plena de descobertas e surpresas, apesar do clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet. (Competição - Novos Diretores)

"Mães e Filhas" (Mothers and Daughters)
País: Inglaterra, 2004 (83 min)
Direção: Hannah Davis, David Conolly
Supermodelos anoréxicas, lésbicas enrustidas ou simplesmente pessoas solitárias: todo o mundo precisa de um ouvido amigo. Esse é o papel da psicanalista Lorraine, que encontra a raiz de todos os problemas na figura materna. Ela sempre trabalhou as questões alheias, mas chegou a hora de enfrentar a própria realidade. A mãe de Lorraine, que sempre foi extremamente devota aos princípios cristãos, agora sofre do Mal de Alzheimer. A senhora não se lembra mais de nada e também não tem mais controle das funções de seu corpo. Lorraine assina os cheques para custear o tratamento da mãe, mas é a irmã Nina quem efetivamente cuida da enferma. Com o tempo absolutamente preenchido pela nova função, Nina observa, aos poucos, morrerem tanto os sonhos de se tornar uma cantora famosa, quanto as esperanças de um relacionamento duradouro. Enquanto a matriarca da família exige tantos cuidados quanto uma criança, as relações familiares dessas duas mulheres vão se desintegrando lentamente. (Perspectiva Internacional)

"Mal dos Trópicos" (Sud Pralad)
País: Tailândia/França/Alemanha/Itália, 2004 (118 min)
Direção: Apichatpong Weerasethakul
Elenco: Banlop Lomnoi, Sakda Kaewbuadee
História de um casal de homossexuais e sua misteriosa relação com a selva do nordeste da Tailândia, um lugar quente e úmido onde todos os acontecimentos são regidos com regras próprias. O tempo é mágico e o amor é feliz e sem complicações para o soldado Keng e o jovem Tong. As noites são reconfortantes e agradáveis com a família de Tong e as canções enchem as noites da cidade. Mas esta harmonia é rompida por um desaparecimento. Algum tipo de besta selvagem está trucidando as vacas. As lendas locais dizem que um ser humano, de alguma maneira, pode ter se transformado na tal criatura. Tem início, então, um conto sobre um soldado que parte sozinho para o coração da floresta, onde o mito é freqüentemente real. Ou assim parece. (Perspectiva Internacional)

"Maria Cheia de Graça" (Maria Full of Grace)
País: EUA/Colômbia, 2004 (101 min)
Direção: Joshua Marston
Elenco: Catalina Sandino Moreno, Yenny Paola Vega, Guilied Lopez, John Alex Toro, Patricia Rae
Maria Alvarez é uma adolescente de 17 anos, moradora dos arredores de Bogotá, que exerce um trabalho perigoso e mal-pago, cortando os galhos espinhosos de uma plantação de rosas. Prisioneira do mesmo destino das últimas três gerações de sua família, ela não pensa em outra coisa que mudar de vida. Não pode, entretanto, largar este emprego, porque sua sobrevivência e a de seus parentes depende de seu salário. Um dia, ela conhece Franklin, rapaz de fala macia que lhe faz uma proposta tentadora: ganhar um bom dinheiro e viajar. Na verdade, esta viagem acarreta que a menina se transforme numa "mula", contrabandeando heroína para os EUA, escondida em cápsulas que ela deve levar dentro do próprio estômago. Um trajeto que lhe haviam prometido que seria sem riscos mas que coloca em perigo em primeiro lugar sua vida, além de exigir toda a energia e inteligência da jovem, disposta a tudo para superar as limitações de seu destino. (Competição Novos Diretores)

"Maria Jesus" (Maria Jesus)
País: Itália, 2003 (13 min)
Direção: Massimiliano, Gianluca de Serio
A verdadeira história de Maria Jesus, uma mulher peruana que chegou à Itália pelas mãos de um traficante de imigrantes. (curta-metragem)

"Mars" (Mars)
Direção: Barbara Albert
País: Áustria, 2004 (5 min)
Procurando uma leitura para se distrair durante a viagem de bonde até o trabalho, Iris encontra, por acaso, seu diário de infância. Ao chegar ao tribunal, onde trabalha como datilógrafa, abre o diário e começa folheá-lo enquanto redige o depoimento de um imigrante africano. Revendo seu diário, é confrontada com seu passado, assim como o homem ao responder às perguntas feitas pelo presidente da corte. (Visões da Europa)

"Mate Seus Ídolos" (Kill Your Idols)
País: EUA, 2003 (75 min)
Direção: Scott Crary
Elenco: Sonic Youth, Yeah Yeah Yeahs, Lydia Lunch, Liars, Suicide, Arto Lindsay, Glen Branca, Black Dice, Gogol Bordello
Retrato do processo de evolução da cena punk nova-iorquina nas últimas décadas, a partir de uma série de entrevistas com importantes artistas da cena punk nas décadas de 1970 e 1980, além de depoimentos da nova geração. Todo esse painel oferece a oportunidade de compor uma espécie de linha do tempo do movimento punk, cuja principal característica sempre foi a crítica ácida e destrutiva a tudo o que o antecedeu. Diversos músicos fazem suas reflexões sobre a punk music, sempre com um olhar subversivo e a aversão a qualquer tipo de verdade absoluta. Entre os ídolos que oferecem suas reflexões pessoais estão Sonic Youth, Arto Lindsay, Yeah Yeah Yeahs, Lydia Lunch, Black Dice, Liars, Suicide, entre outros. Compilação-referência de um movimento que desafia seus integrantes a se manterem fiéis ao processo. (Competição - Novos Diretores)

"Memoria del Saqueo" (Memoria del Saqueo)
País: Argentina/França, 2004 (120 min)
Direção: Fernando E. Solanas
A saída do governo do presidente argentino Fernando de La Rúa é o ponto de partida deste documentário que analisa os mecanismos que levaram a Argentina a mergulhar em uma crise sem precedentes na sua história. O cineasta argentino Fernando Solanas não apenas investiga as razões da derrocada de seu país, mas também aponta os principais responsáveis por ela. Segundo ele, as altas dívidas, o ultraliberalismo, a corrupção e a privatização indiscriminada foram resultado de uma política de terra arrasada empregada por Carlos Menem e seus asseclas, com a ajuda de empresas multinacionais ocidentais e a cumplicidade de organizações internacionais. (Perspectiva Internacional)

"Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia"
País: Brasil, 2004 (72 min)
Direção: Evaldo Mocarzel
No Amapá, um dos estados brasileiros com menor densidade demográfica do país – 2 habitantes para cada um de seus 144 mil quilômetros quadrados – registra-se uma outra cifra excepcional: pesquisa recente revelou que 918 parteiras atuam na região, que tem a maior ocorrência de partos normais do Brasil (88%). O índice médio de cesarianas é 12%, abaixo da marca de 15% apontada como aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste extenso território, que tem apenas 16 municípios, faltam hospitais e as grandes distâncias dificultam o acesso entre as comunidades, espalhadas pela selva amazônica, alagados e cerrados. Neste contexto, as parteiras realizam uma importante função social. O filme focaliza a vida dessas mulheres que são donas de casa, pescadoras, agricultoras e extrativistas de castanha, e deixam seus lares para auxiliar as parturientes, sempre permanecendo com elas mais sete dias depois do nascimento. Raramente recebem dinheiro como pagamento. Em troca de seus serviços, obtêm um pouco de milho, uma galinha ou até mesmo nada, visto que boa parte delas acredita ter sido escolhida por Deus para a missão de "puxar barriga" e "pegar menino". Ao retratar o cotidiano das parteiras, encontram-se temas como miscigenação, religiosidade, ecologia, técnicas de parto e, principalmente, a sabedoria dessas mulheres, em sua maioria analfabetas, que adquiriram um conhecimento muito especial da vida e da morte, depois de participar do nascimento de centenas de crianças, entre elas, os próprios netos e netas. (Mostra Brasil - Novos Diretores)

"Mila de Marte" (Mila ot Mapc)
Direção: Zornitsa Sophia
Elenco: Vasela Kazakova, Asen Blatechky, Luybomir Popov
País: Bulgária, 2004 (91 min)
Grávida e traumatizada, uma jovem de 16 anos chamada Mila vai parar num vilarejo remoto na fronteira da Bulgária fugindo de um homem perigoso que a persegue. Lá, não demora muito a conhecer os únicos moradores da decadente localidade: um grupo de nove velhinhos que sobrevive graças a uma plantação ilegal de maconha pertencente justamente ao homem de quem está fugindo. Mesmo sabendo disso, Mila decide permanecer no vilarejo que, a partir de então, nunca mais será o mesmo. Durante sua estadia, ela repensa seu passado, que a repugna e atrai; seu presente, que a sufoca e, ao mesmo tempo, lhe dá asas; e seu futuro, no qual projeta seus pesadelos e sonhos. Descobre, aos poucos, que para encontrar a si mesma precisa olhar nos olhos das pessoas que a cercam. A produção foi eleita o melhor filme do Festival de Saravejo. (Competição Novos Diretores)

"Mofando no Subúrbio" (Lurking in Suburbia)
País: EUA, 2004 (87 min)
Direção: Mitchell Altieri
Elenco: Joe Egender, Samuel Child, Ari Zagaris, Buffy Charlet, Anthony Spears
Comédia sobre o dia em que Conrad Stevens, um aspirante a escritor, completa 30 anos. A primeira visita é do melhor amigo Sean, que lhe consegue uma garota de 18 anos. O entusiasmo se estende apenas até o momento em que Connie, como é mais conhecido pelos amigos, descobre que estudou com a mãe da menina. Mais tarde, outro velho conhecido aparece para cumprimentá-lo. Como craque do time de futebol americano, Danny era o herói da cidade até ser expulso do colégio porque descobriram que era gay. Há pouco tempo, decidiu se mudar para Nova York e tenta, desde então, convencer Connie a juntar-se a ele. Mas a visita que desencadeia a famosa crise dos 30 no protagonista é a da ex-namorada Leila, por quem Connie ainda parece apaixonado. Depois disso, o escritor começa a observar a vida a seu redor, e percebe que tanto ele quanto os amigos ainda vivem como se fossem adolescentes nos tempos de glória do colégio. (Competição - Novos Diretores)

"Morte Densa"
País: Brasil, 2004 (55 min)
Direção: Jurandir Müller e Kiko Goifman
Um corpo marcado definitivamente, com ou sem sangue. Não há o espetáculo da morte. Um crime moral. Morre um irmão, um antigo amigo, o companheiro. Pessoas são mortas em situações banais com uma freqüência cada vez maior. Mortes não seriais, pouco espetaculares. São almas que sobem e corpos que caem. O filme visa um confronto com a banalização do ato de matar. Em contrapartida à proliferação de filmes que tratam de serial killers e afins, o objetivo do documentário é abordar o significado da morte para pessoas que mataram "apenas" uma vez. Assassinos de uma morte só. (Mostra Brasil - Perspectiva)

"Música Cubana" (The Sons of Havana)
País: Cuba/Alemanha, 2004 (88 min)
Direção: German Kral
Elenco: Pío Leyva, Barbaro Marín, Mayito Rivera, El Nene, Osdalgia Lesmes
O fio condutor do documentário é Barbaro, motorista de táxi cujo sonho é abandonar a profissão e seguir a carreira de músico. Em uma corrida, conhece Pío Leyva, o famoso cantor do Buena Vista Social Club, e tenta convencê-lo a criarem juntos uma banda com os melhores músicos jovens de Cuba. Leyva não parece muito interessado até conhecer a bela voz de Osdalgia e se entrega de corpo e alma ao projeto. Ele e Barbaro acompanham o trabalho dos jovens que fazem ótimos arranjos para inúmeros clássicos cubanos, além de novas canções. Barbaro gravou o trabalho do grupo e tem mostrado as músicas a cada novo passageiro, acreditando assim manter viva a banda Musica Cubana e talvez transformá-la em uma nova Buena Vista Social Club. (Competição - Novos Diretores)

"My House on Tape" (My House on Tape)
País: Chipre, 2004, (5’ min)
Direção: Stijn Coninx
Sofie e Peter são dois jovens que transformaram suas vidas num jogo de perguntas e respostas. Em diferentes pontos do país, eles procuram pelas soluções às muitas indagações que têm em mente. Mas quanto mais viajam, mais e mais questões aparecem. O amor é a única coisa que pode lhes restituir a paz. (Visões da Europa)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).