Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Para Klinsmann, objetivo dos EUA é passar de fase e surpreender na Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Os EUA precisam aumentar sua presença na Liga dos Campeões se quiserem deixar de ser meros coadjuvantes na Copa. A avaliação é do técnico alemão Jürgen Klinsmann, campeão mundial como jogador em 1990.

Só quatro norte-americanos foram inscritos no maior torneio interclubes nesta temporada: os volantes Kljestan (Anderlecht-BEL) e Jermaine Jones (Besiktas-TUR), o meia-atacante Julian Green (Bayern de Munique-ALE), e o goleiro Yeldell (Bayer Leverkusen-ALE), que não atuou.

O pedido do treinador contrasta com um momento em que os EUA importam mais do que exportam. O crescimento da MLS (Major League Soccer) levou de volta ao país alguns dos principais nomes da seleção, como o volante Bradley e o meia-atacante Dempsey, que tinham carreiras sólidas na Europa.

Klinsmann também afirmou à Folha que ficará feliz se sua seleção passar da primeira fase no Brasil e elogiou o centro de treinamento do São Paulo, onde ficará alojado.

*

Folha - Você veio em janeiro ao Brasil e pôde ver parte da estrutura que será usada na Copa. Essa estrutura é uma preocupação para o Mundial?
Jürgen Klinsmann - Ficamos muito satisfeitos com os 12 dias que passamos em São Paulo. O centro de treinamentos do São Paulo, na Barra Funda, é "world class". Visitei Natal, Manaus e Recife. Os estádios são fantásticos e serão grandes anfitriões.

Alguma coisa na organização ou no país te preocupa?
Nem um pouco. Do comitê organizador à polícia e todos os funcionários do São Paulo, nos sentimos muito confiantes de que tudo vai ficar pronto.

Danilo Verpa - 14.jan.2014/Folhapress
O alemão Jürgen Klinsmann comanda treino dos EUA no CT do São Paulo, na Barra Funda
O alemão Jürgen Klinsmann comanda treino dos EUA no CT do São Paulo, na Barra Funda

O que mais gostou da visita?
Foi essa paixão absoluta que vocês têm pelo futebol. Vocês vivem e respiram o esporte. Andamos pelas ruas e todo mundo estava muito animado conosco. Tenho dito para os meus jogadores que jogar uma Copa no Brasil é uma experiência única.

Por que escolheram São Paulo?
Acreditamos que é a cidade que tem a melhor estrutura para nos receber. É também uma grande cidade para os familiares dos jogadores e nosso estafe curtirem a Copa.

O que falta para que os EUA briguem para serem campeões?
O futebol nos EUA tem progredido muito, principalmente nos últimos 20 anos. A MLS (Major League Soccer) continua crescendo. Para podermos competir de igual por igual com as seleções mais fortes, precisamos ter jogadores atuando no mais alto nível, ou seja, na Liga dos Campeões. Quanto mais jogadores estiverem nos maiores clubes, melhor nossa seleção será.

Quando os EUA estarão prontos para vencer uma Copa?
Essa é uma pergunta difícil. Até hoje, apenas oito países conseguiram esse feito e há uma razão para os favoritos serem tão consistentes, como o Brasil. Estamos construindo uma grande estrutura nos EUA. É um processo. Depois de viver nos EUA por mais de 15 anos, você aprende que os americanos não gostam de ser segundos colocados. Eles vão trabalhar duro para crescer.

Sendo assim, o quão longe vocês podem ir no Mundial?
Caímos no "grupo da morte", mas temos nos preparado nos últimos dois anos e acreditamos que dá para passar de fase. Depois disso, o objetivo é surpreender quem aparecer pela frente.

Você deu início à reconstrução da seleção alemã. Qual a maior dificuldade para fazer o mesmo com os EUA?
Se você olhar para o elenco da Alemanha vai perceber que tem jogadores que venceram a Liga e a Bundesliga e que disputam partidas em alto nível semana após semana. É isso que temos que construir nos EUA.

Os seus principais jogadores já estão na fase final da carreira, como Howard, Dempsey e Donovan. É um problema?
Vamos falar da nossa espinha dorsal, que é o que temos de mais forte: Tim Howard, Michael Bradley, Jermaine Jones, Clint Dempsey e Jozy Altidore. Todos são experientes. O Tim tem 35 anos, o que para goleiro pode ser o auge da carreira, enquanto Jozy tem só 23 e já vai disputar sua segunda Copa. Temos uma boa base de líderes veteranos.

Quem é o favorito para vencer?
Começa com o Brasil, que vai jogar em casa. Espanha, Alemanha e Argentina são outros times capazes de vencer.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página