Administradora cria movimento para incentivar microdoaes para ONGs
"Voc quer doar o seu troco de R$ 0,19 para a ONG SOS Mata Atlntica?", escuta a dona de casa Carla Camargo, 32, no Po de Acar Minuto da rua Cardoso de Almeida, zona oeste paulistana.
Por mais que esteja meio combalida pelo cansao de ter feito as compras da semana e pelo rosrio de perguntas da operadora de caixa ("CPF na nota?", "Quer nota fiscal paulista?", " cliente Mais?" e "Deseja colocar crdito no celular?"), ela pensa por um segundo: "Sim. claro".
Essa a ideia do movimento criado por Nina Valentini, 29. A paulista, formada em administrao pela FGV (Fundao Getlio Vargas), a diretora do Instituto Arredondar, que nasceu para permitir legalmente e incentivar microdoaes no Brasil."Eu acredito que o sentido de doar voc ser coautor de uma histria", resume a administradora que virou empreendedora social.
O Arredondar um catalisador que une grandes lojas, como Cori, Puket e Spoleto, com ONGs, como Apae (Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais), e institutos, como Ayrton Senna e Fazendo Histria, finalistas do Prmio Empreendedor Social em 2005 e 2011, respectivamente.
Atualmente, o Arredondar consegue captar uma mdia de 10 mil doaes dirias.
O envolvimento de Nina com a rea social vem de bero. Seu pai, o psiquiatra Willians Valentini, coordenou o Hospital Cndido Ferreira, em Campinas (SP), durante a infncia e a adolescncia da futura empreendedora social. Valentini frequentava o trabalho paterno, tendo contato com pessoas em situao de vulnerabilidade e com a militncia antimanicomial.
A me, Cenise Monte Vicente, mestre em psicologia social e trabalhou por dcadas no setor pblico na rea da infncia e de direitos humanos. Ocupou cargos no Instituto Ayrton Senna e no Unicef (Fundo das Naes Unidas para a Infncia).
O envolvimento da famlia com questes sociais influenciou at as frias em famlia. "Em vez de ir para a Disney, minha me me mandou para o vale do Jequitinhonha, onde passei um ms acompanhando o trabalho de Tio Rocha", conta Nina, sobre a viagem formadora que fez regio mais pobre de Minas Gerais na adolescncia.
L, conheceu Tio, figura emblemtica frente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento e vencedor do Prmio Empreendedor Social de 2007. A semente foi plantada, mas antes de mergulhar no terceiro setor, Nina se aventurou em outras searas, aps concluir a faculdade.
CONVITE IRRECUSVEL
Aos 24, estava na sua segunda passagem por uma consultoria que atendia, entre outros clientes, o governo. Pediu demisso s 10h.
"Eu achava legal, mas gosto muito da execuo, de ver resultados acontecendo. Percebi que no era nem ali nem com o governo que eu queria trabalhar." s 18h do mesmo dia recebeu uma ligao de Ari Weinfeld, 57, que viraria seu scio no Arredondar.
Ele havia acabado de vender sua indstria txtil. Aps ler o livro "Financing Future", da ex-diretora do Banco Mundial Maritta Koch Weser e de Tatiana Van Lier, decidiu empreender no terceiro setor.
Valentini foi recomendada por um dos conselheiros. Convidou-a para comear algo novo. "Quero ver se uma ideia que tenho vivel." Ele a entrevistou para a vaga, e vice-versa: "Queria saber se ele acreditava naquilo", diz.
Um dos maiores desafios que a dupla enfrentou para colocar a ideia do Arredondar em prtica foi convencer os clientes a dar seu dinheiro, por mais que fosse pouco.
Para isso, investiram no treinamento dos funcionrios em contato com doadores.
Fizeram um jogo de tabuleiro, com todos os entraves que podem acontecer na boca do caixa. "Por que o dono da empresa, que to rico, no doa?", ou "Como vou ter certeza de que no vo roubar meu dinheiro?" -a resposta, escrita num carto, que, com o comprovante em mos, o doador pode conferir no site para onde foi cada centavo.
"Por mais que sejamos ONG, trabalhamos com ferramentas de mercado. E o varejo tem milhes de clientes ao mesmo tempo", diz a diretora, de fala rpida e movimentos abundantes --ela derrubou um copo d'gua enquanto falava com a Folha. Weinfeld brincou: "So vrios por dia".
Mas a benemerncia levada a srio por ali: "Espero que essa pequena doao seja uma porta de entrada para outros engajamentos que podem surgir", diz Valentini.
Hoje, o Arredondar funciona num dos poucos predinhos de quatro andares que ainda no deram lugar a lanamentos residenciais em Pinheiros, na zona oeste de SP.
So quatro funcionrios contratados e trs voluntrios trabalhando no escritrio, projetado por Isay Weinfeld, responsvel por projetos como o Fasano paulistano, e irmo de Ari. O oramento de R$ 800 mil para este ano.
Em junho, o projeto foi um dos quatro vencedores do Desafio Social Google 2016, que rendeu R$ 1,5 milho de incentivo ao Arredondar.
A expectativa que haja um salto oramentrio em meio crise. Recentemente fecharam com o Extra e negociam com outras empresas do Grupo Po de Acar, como o atacadista Assa. Esto para lanar uma tecnologia nova para poder operar tambm em lojas virtuais.
A empreendedora ainda tem planos artsticos. Est finalizando o documentrio "Entre Mundos", que mostra prticas de impacto social em todo o planeta. A ideia nasceu quando tinha 19 anos e, com colegas de faculdade fascinados pelo sistema de microcrdito criado na sia por Muhammad Yunus, fundou um grupo de estudo.
Discutiam, toda sexta noite, temas de negcios de impacto social de que pouco ouviam falar na sala de aula. "Propus fazer um documentrio. Mas bem na raa."
ON THE ROAD
L foi ela estudar na Academia Internacional de Cinema, em SP. Em 2008, viajou para ndia e Mxico para gravar o documentrio. "Entrevistamos os maiores especialistas sobre o tema, de Yunus a professores de Harvard."
Mas enveredar para uma carreira de cineasta no est nos seus planos. "No existe nada melhor do que fazer um filme para aprender sobre um tema." Ela usou as lies sobre empreendedorismo social e a rede de conhecidos que fez na faculdade para colocar em p seu negcio.
Um dos colegas de FGV e de documentrio foi Antnio Ermrio de Morais Neto, herdeiro do grupo Votorantim, que tambm enveredou pelo empreendedorismo social. Criou o Vox Capital, fundo que investe em negcios de impacto social. Antonio irmo de Flvio, que se tornaria marido de Valentini.
Grvida de seis meses do primeiro filho do casal, previsto para fevereiro, a empreendedora social ouve muito se pretende parar de trabalhar com sete ou oito meses de gestao. Weinfeld, o homem que a convocou para criar impacto social, que responde: "Parar? Voc no conhece essa mulher".
Nina j me de uma ideia. "Mais de 2 milhes de pessoas arredondaram e estamos expandindo o projeto para todo o Brasil. Cada centavo doado acompanhado em tempo real no site", afirma. E cita o lder indiano Mahatma Gandhi: "De um modo suave, ns podemos sacudir o mundo".
MILHES EM DOAES
De doao de R$ 0,34 (valor mdio em supermercado) em doao de R$ 0,18 (arredondamento tpico em lojas de calados) a Arredondar alimenta o caixa de dezenas de ONGs.
O sistema de microdoaes do movimento criado pela administradora Nina Valentini, 29, finalista do Prmio Empreendedor Social de Futuro, tem uma lgica simples: o cliente de um estabelecimento doa alguns centavos quando vai finalizar uma compra e, com milhares de lojas oferecendo a opo, milhes de reais se revertem em verbas para dezenas de projetos e causas sociais das mais diversas reas.
Um deles a Casa Santa ngela que realiza 30 partos humanizados por ms na zona sul de So Paulo. A parceria comeou em 2015 e, por mais que os valores ainda no tenham alcanado a expectativa, de R$ 80 mil anuais, j so suficientes para custear uma parturiente do semestre anterior a dar luz at o primeiro ano de vida do seu beb.
O dinheiro doado pelo consumidor vai para entidades alinhadas com os Objetivos do Milnio da ONU. Depois de feitas na boca do caixa, as microdoaes so divididas: 45% do valor vai para as ONGs indicadas pelo varejista. Os outros 45% vo para o portflio de instituies do Arredondar.
Valentini afirma que esse sistema beneficia ONGs menores ou difceis de propagandear, que lidam com temas sensveis como o abuso infantil e sairiam perdendo caso os clientes pudessem direcionar toda a verba. Os 10% restantes vo para custear a Arredondar.
O que ajuda, mas ainda no os coloca no azul. "Seria preciso ter 55 mil doadores por dia", conta Valentini. O sistema encontra mais obstculos do que uma eventual sovinice. " uma questo de tecnologia, sistema tributrio e confiana."
O ganho de confiana vem pelo convencimento do consumidor final de que aquele dinheiro vai chegar de fato numa boa causa. "J ouvimos mais de uma vez o dono da empresa pedindo para doar para o instituto social da prpria empresa, ou para a ONG da amiga", conta o fundador Ari Weinfeld, 57, que convidou Nina para a empreitada. "Da explicamos que no pode, que ns fazemos uma seleo de para onde vai o dinheiro."
Tiveram tambm lombadas tecnolgicas. Criaram dez sistemas operacionais diferentes que conversassem com os softwares de diferentes redes. E isso foi s o comeo. Agora bolam uma soluo para TOS, aquelas maquininhas portteis de carto, que vai permitir ao cliente doar (ou no) direto na tela, sem precisar ouvir a pergunta do atendente.
Mas h um entrave externo que limita o escopo do funcionamento da ideia: a questo tributria. A Arredondar est impedida de entrar em parte do Brasil por uma questo legal: em dez Estados, seria necessrio que se imprimisse um boleto para pagar o Imposto sobre Transmisso Causa Mortis e Doao (ITCMD) sobre a doao, mesmo que ela seja de um centavo.
So Paulo e Rio tm uma taxa de iseno anual que gira em torno de R$ 56 mil. Esprito Santo e Minas Gerais tambm tm uma legislao que viabiliza a prtica, e sero foco em breve. "Um dia ajudar vai ser fcil", preconiza Weinfeld.
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Conhea mais sobre a Instituto Arredondar
O financiamento de organizaes do terceiro setor no Brasil altamente dependente de editais de patrocnio de governos ou de grandes doaes individuais. As verbas das empresas direcionadas ao terceiro setor esto cada vez mais alocadas a institutos empresariais. Alm disso, organizaes sociais muitas vezes recebem as doaes destinadas a projetos especficos, sem poder direcionar para seu custeio ou investimentos de expanso.
O movimento Arredondar nasceu da ideia de garantir uma fonte de receitas alternativa para organizaes do terceiro setor. Andr Degenszajn, do Gife (Grupo de Institutos, Fundaes e Empresas), defende a busca por novas formas de financiamento. Segundo ele, desde a dcada passada, o aumento da renda mdia no Brasil afastou investidores sociais externos.
O Arredondar inova ao trazer para o Brasil uma frmula testada em outros pases, adaptando-a para a complexa realidade tributria e contribuindo para criar uma cultura de doao ainda incipiente no pas. Alm do prprio conceito de microdoaes individuais, o Arredondar inova em trs frentes:
1) A adaptao aos sistemas de TI (Tecnologia da Informao) dos seus parceiros varejistas.
2) O dinheiro arrecadado distribudo em um portflio de organizaes apoiadas pelo Arredondar. Diferentemente da maior parte das doaes recebidas por essas instituies, esse dinheiro no vem dirigido a um projeto especfico, mas pode ser usado livremente para dar sustentabilidade financeira s ONGs apoiadas. Uma das beneficirias comenta que at 98% do oramento de ONGs tem destino definido pelo doador. Todo custo administrativo e investimento em inovao e pesquisa dependem dos outros 2%.
3) Empreendedores sociais ressaltam a dependncia das organizaes de verbas governamentais ou de grandes filantropos. O Arredondar apresenta o potencial de criar uma cultura de doao no pas, aproximando as organizaes da populao em geral. No caixa, as pessoas se aproximam da ideia de doar e conhecem o trabalho de diversas organizaes beneficiadas pelo Arredondar.
A inovao do Arredondar percebida na capacidade de construir solues para cada problema enfrentado. Dois exemplos se destacam:
- Respaldo jurdico para atuao. Ao adaptar o projeto de doao a partir do arredondamento, era necessrio garantir aos parceiros varejistas que no haveria riscos tributrios. Caso a nota fiscal de compra inclusse a doao, haveria incidncia de ICMS e outros tributos, inviabilizando o projeto. Tambm existia o risco de haver cobrana de tributo no momento da transao entre o Arredondar e as organizaes parceiras. Em parceria com o escritrio de advocacia Mattos Filho, a equipe do Arredondar formulou uma estratgia financeira que desse segurana jurdica aos seus parceiros. O arredondamento lanado em outro cupom, no fiscal, sem influncia no balano dos varejistas. Alm disso, o esforo em ter garantias jurdicas trouxe uma mudana na lei, autorizando o troco em compras com carto de crdito, desde que para fins de doao - abrindo uma nova frente de crescimento do Arredondar.
- Mudana na lei para permitir arredondamento no carto de crdito. Para conseguir viabilizar as doaes tambm em pagamentos com carto de crdito, o Arrendondar desenvolveu um longo trabalho de convencimento de decisores de rgos pblicos. O instituto participou ativamente de reunies do Confaz (Conselho Nacional de Polticas Fazendrias) e conseguiu alterar a lei, permitindo o arredondamento de troco em pagamentos por carto de crdito, para fins de doao.
- Novos formatos. Com a alterao na lei, o Arredondar vem desenvolvendo um trabalho junto s gestoras das mquinas de carto de crdito para incluir a opo de arredondamento pelo prprio consumidor, na hora de digitar a senha. Outra frente de atuao uma parceria com o Google, para adaptar lojas de e-commerce ao arredondamento. O investimento ser oriundo do Prmio de Impacto Social do Google, que garantiu R$1,5 milho para o Arredondar. Essas inovaes podem gerar, segundo estimativas da empreendedora, at R$ 10 milhes em arredondamentos em dois anos. O projeto piloto ser implementado no fim de 2016, com potencial de 200 mil transaes por ms.
O Arredondar fruto do perfil empreendedor de Nina Valentini e de Ari Weinfeld. Weinfeld foi o idealizador do instituto e trouxe Nina para desenvolver um papel fundamental para colocar o sonho dos dois em prtica.
Nina tem contato com o ecossistema de empreendedorismo social desde o nascimento. Seu pai, o psiquiatra Williams Valentini, coordenou o Hospital Cndido Ferreira em Campinas por 14 anos, durante a infncia e adolescncia da futura empreendedora. Ainda criana, ela frequentava o ambiente de trabalho paterno, tendo contato com pessoas em situao de vulnerabilidade e com a militncia na luta antimanicomial. A me, Cenise Monte Vicente, trabalhou por dcadas no setor pblico, no Instituto Ayrton Senna e exerceu cargos no Unicef (Fundo das Naes Unidas para a Infncia). Antes de entrar na faculdade, foi enviada pela me para a ONG CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), no Vale do Jequitinhonha, de Tio Rocha, para passar frias e ter contato com pessoas de outras realidades sociais.
Sua vocao em empreendedorismo social apareceria no curso em administrao pblica na FGV (Fundao Getlio Vargas). Engajou-se em diversos coletivos universitrios que buscavam produzir impacto em populaes vulnerveis. Em um caso exemplar, ela, ento na empresa jnior da faculdade, participou do projeto "Guerreiros sem Armas", em 2007. Ali teve sua primeira experincia com captao de recursos para impacto social para revitalizar um terreno baldio: em um ms, conseguiu arrecadar junto comunidade de Paquet, na zona porturia de Santos, R$ 45 mil. Nessa mesma poca (2007-2008), iniciou com alguns amigos um grupo de estudos sobre microcrdito, cujas pesquisas resultaram em uma viagem ndia e um documentrio ainda em fase de finalizao.
Aps se formar, chegou a trabalhar por pouco tempo na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) de So Paulo. A rotina de planilhas e o engessamento do servio pblico no combinavam com sua veia empreendedora. Em 2011, pediu demisso e, por coincidncia, recebeu a ligao de Weinfeld apresentando o projeto do Arredondar no mesmo dia. Nos 11 meses seguintes, ela se dedicaria integralmente a entender o negcio, seus desafios tributrios, as necessidades do varejo e as demandas das organizaes. Nesse perodo, foram realizados muitos avanos para viabilizar o modelo, entre eles: a parceria com o escritrio Mattos Filho, fundamental para definio do modelo tributrio; a preocupao em garantir uma forma segura de entrar no sistema de caixa dos parceiros; e, finalmente, o entendimento de qual era "a lacuna nos custos" das organizaes, o custeio institucional.
Nota-se a paixo pela causa do Arredondar no empenho de Nina em "fazer acontecer" seu empreendimento. Todos os entrevistados ressaltaram a proximidade da parceria e o esforo de transparncia do Arredondar, em especial de suas lideranas. Um dos investidores-anjos, com aplicaes em outros negcios de impacto socioambiental, reala a diferena do Arredondar em relao a outras organizaes por entrar em contato para prestar contas.
A empreendedora percebeu duas grandes barreiras na capacidade de captao das organizaes do terceiro setor.
Em primeiro lugar, a reduo no investimento privado em organizaes sociais, uma vez que as empresas passsaram a focar seus esforos nas suas fundaes empresariais.
Em segundo lugar, a pouco desenvolvida cultura de doao por pessoas fsicas na sociedade brasileira. Nas organizaes ouvidas, Casa ngela, Ip e Fazendo Histria, doaes de pessoas fsicas no ultrapassaram 5% da receita do ano anterior. Diversas causas possveis foram elencadas pelas lideranas do Arredondar para esse dficit de doaes de pessoas fsicas no Brasil, dentre eles a desconfiana nas ONGs, o pouco apoio de mdia, a dificuldade de fazer doaes.
A soluo oferecida pelo Arredondar torna as organizaes menos dependentes dos recursos empresariais e fomenta prticas de doaes individuais.
Os beneficirios diretos do Arredondar so as 15 organizaes apoiadas com os recursos doados. A distribuio feita trimestralmente, descontadas as tarifas de carto de crdito e uma taxa de custeio (10%).
Os recursos do Arredondar beneficiam diretamente algumas organizaes e, indiretamente, os seus beneficirios conforme exemplos abaixo:
A ONG Casa ngela promove acesso a partos humanizados e apoio gestante em comunidades vulnerveis. A ONG atua nas regies no Jardim So Lus, Capo Redondo e Jardim ngela, na zona sul de So Paulo. Desde 2012, 760 bebs nasceram ali. O repasse do SUS direcionado apenas aos custos diretos do parto, sem apoio institucional e operacional. Esses repasses representam 75% do oramento. O rendimento do Arredondar ajuda a financiar as despesas administrativas, cursos e demais aes no bancadas pelo SUS.
O Instituto Ip uma instituio ambiental que atua em 30 projetos de conservao em todos os biomas brasileiros, protegendo a biodiversidade em todas as regies do pas. O instituto emprega 70 tcnicos e mantm a Escola Superior de Sustentabilidade, que oferece cursos de extenso e ps-graduao na rea. 90% de seu oramento de R$ 10 milhes destinado a projetos especficos. Segundo Andrea Travassos, coordenadora do instituto, a captao de recursos via arredondamentos pode ajudar muito nas demais despesas.
O Instituto Fazendo Histria realiza treinamentos de profissionais que atendem crianas abandonadas. Com foco na importncia da construo de uma narrativa de vida para um desenvolvimento saudvel, o instituto prepara lbuns e livros sobre as histrias de vida de cada criana ou adolescente assistido. Assim como as demais organizaes, o Fazendo Histria depende de doaes de governos e grandes doadores individuais, via editais - verbas sem flexibilidade para uso administrativo, diferentemente daquela repassada pelo Arredondar.
A principal causa que o Arredondar defende o desenvolvimento de uma cultura de doao e o aumento na visibilidade de organizaes da sociedade civil. Por isso, h a preocupao em apoiar diversas ONGs em vrias causas. Segundo pesquisa Idis/Gallup, 77% dos brasileiros afirmam ter realizado alguma doao em 2015. No entanto, apenas 26% dizem confiar nas ONGs - 50% dizem preferir doar diretamente para quem precisa, sem intermediao. H ainda 40% que dizem ser complicado fazer doao.
Ainda no possvel medir o desenvolvimento dessa cultura de doao pelo Arredondar, mas a entrada das mquinas de carto permite comunicar a possibilidade de arredondamento diretamente s pessoas fsicas, sem mediao do varejista.
Um exemplo desse impacto visto na unidade Perdizes do Po de Acar Minuto. A rede varejista anuncia mensalmente o ranking das unidades que mais arredondam, e o prmio tem ido sempre para essa unidade, que invariavelmente coloca cinco operadores de caixa entre os 10 maiores "arredondadores" do Grupo Po de Acar. O engajamento tal, que no "top 20 arredondadores", encontram-se todos os 10 funcionrios da unidade.
Para alavancar novas parcerias, o Arredondar criou o sistema de indicao, em que ONGs que no estejam no portfolio da Arredondar possam entrar (desde que cumpram os mesmos critrios da seleo) por meio da indicao de um parceiro. Isso incentiva pequenas ONGs a buscarem parcerias com lojistas menores, beneficiando-as diretamente, e tambm aumentando o alcance do Arredondar sem o custo de prospeco. Por ltimo, facilita a entrada do Arredondar em grupos varejistas que j apoiem alguma causa anteriormente.