Amigos deixam mercado financeiro para criar startup de educao
Cludio Sassaki e Eduardo Bontempo ficaram amigos depois de passar trs dias sem tomar banho, presos num escritrio na av. Faria Lima, em So Paulo, lapidando um projeto do banco para o qual trabalhavam, que envolvia a captao de R$ 1,4 bilho.
Entre rpidos cochilos e lanches nessa maratona --frequente para profissionais do mercado financeiro--, os dois descobriram um interesse em comum: a educao.
"Foi poca de abertura de capitais no Brasil. s vezes no tnhamos energia nem para ficar em p, mas foi um baita aprendizado. Um deles foi o de que a educao, no Brasil, no era vista como oportunidade de negcio", diz Bontempo.
Apoiados no mestrado em educao em Stanford (feito por Sassaki) e em estudos de tecnologias para educao no MIT (por Bontempo), os dois abriram mo de promissoras carreiras no mercado financeiro.
Sassaki, 40, e Bontempo, 30, investiram na start-up as economias que tinham acumulado como vice-presidente de banco e CFO de uma petroleira, no caso do primeiro, e como um dos melhores analistas de banco, no caso do segundo.
Inspirada na Khan Academy, que, por meio de videoaulas leva educao de qualidade a qualquer pessoa em qualquer lugar, a Geekie surgiu em 2011 com a misso de oferecer aprendizado adaptativo para todos. "Cada um aprende de um jeito diferente e a educao precisa se adaptar a isso. Por isso criamos a Geekie", afirma Sassaki.
Sassaki, 40, e Bontempo, 30, foram em busca de um bom time: convenceram quatro dos melhores engenheiros de computao formados pelo ITA (Instituto Tecnolgico de Aeronutica) em 2011, que eram cobiados por empresas como Google e Microsoft, a ir trabalhar na start-up.
Na Geekie, nome que vem da palavra "geek" (nerd ligado em tecnologia), criaram um algoritmo que funciona como um professor particular para o aluno, capaz de identificar nele pontos fortes, aptides e dificuldades.
Ao mesmo tempo, dissecaram a Teoria de Resposta ao Item, usada no Enem (Exame Nacional do Ensino Mdio) e em outros testes internacionais, que permite avaliar os candidatos por suas habilidades e competncias.
Ao entrar na plataforma da Geekie, por exemplo, se voc faz um pequeno teste e erra uma questo de raiz quadrada, o algoritmo lhe prope aulas e exerccios sobre raiz quadrada. E mais: quanto mais voc interage com a plataforma, mais ela aprende sobre o usurio, seja ele um aluno, uma escola ou um professor.
Alternando testes e contedos, o software vai criando um plano de estudos personalizado para cada aluno.
Ao mesmo tempo em que a plataforma tomava corpo, Sassaki e Bontempo foram atrs de escolas que se dispusessem a oferecer o Geekie para seus alunos. No primeiro ano, em 2011, conseguiram sete escolas, sendo a primeira delas no Esprito Santo.
Mas, na cabea de Sassaki e Bontempo, a tecnologia criada tinha que ir alm, a ponto de acertar a grande massa de estudantes do ensino pblico. Para isso colocaram em prtica o conceito do "one pay, one free", ou seja, a cada aluno de escola particular que tivesse acesso ao software, este seria dado tambm a um estudante da rede pblica.
A fim de aumentar a escala, em 2012 lanaram o primeiro Geekie Teste, um simulado do Enem, em parceira com um jornal, atraindo 250 mil alunos. No ano seguinte, com a divulgao de uma rede de TV, a mesma plataforma registrou 2 milhes de inscries.
O sucesso chamou a ateno do Ministrio da Educao (MEC), a ponto de o ento ministro Aloizio Mercadante convocar Sassaki e Bontempo para entender o que era a plataforma.
De acordo com os empreendedores, o MEC os incentivou a levar os servios da Geekie ao maior nmero de escolas pblicas possvel, sob o compromisso verbal de no futuro serem contratados pelo rgo federal.
A empresa recebeu a chancela do ministrio e elogios de Mercadante. A Geekie encampou o compromisso, mesmo sem a prometida contratao. Viu sua participao saltar de trs para 20 Estados brasileiros e de sete para 500 escolas, com 3,1 milhes de estudantes interagindo com a ferramenta.
TEMPO REAL
"A introduo da Geekie nas escolas do Rio de Janeiro foi a maior revoluo nos ltimos anos. Eles nos do relatrios por aluno, turma, escola e disciplina e nos permitem chegar ao ensino personalizado em grande escala", explica Barbara Portilho, gerente de projetos do Ginsio Carioca, ligado Secretaria Municipal de Educao do Rio de Janeiro.
"Imagina que, para aplicar prova diagnstica em todas as escolas do Rio, precisvamos de dois meses s para corrigir e lanar as notas. A, quando se planejava uma ao personalizada, ou se perdia o menino, pois este trocava de srie ou repetia, ou no se implantava o que queria por falta de tempo.
A Geekie nos permitiu, medida do possvel, atuar em tempo real", diz Helosa Mesquita, 55, gestora de programas que ajudou a levar a Geekie para o Rio. Agora, mesmo em escolas em que a prova no feita no computador, os resultados e o diagnstico chegam em no mximo um ms.
Nas escolas particulares, diretores tm usado a Geekie no s com os alunos. "O relatrio que a Geekie nos oferece a cada prova aplicada permite ver o que est indo bem ou mal, com aluno ou com o professor", diz Sylvio Gomide, diretor do Colgio Mater Dei, em So Paulo.
"Se mais de uma turma desse professor apresenta problema no mesmo ponto, representa que o contedo no foi passado ou no foi passado de forma que os alunos pudessem assimilar", complementa.
Para o aluno, a plataforma da Geekie se mostra mais do que um professor particular na tela do computador: representa uma maneira de se empoderar dos estudos e das ambies futuras.
Assista
Conhea mais sobre a Geekie
Neste ano, foi sancionada uma lei federal que promove o aumento gradativo do percentual do PIB destinado educao de 6,5% para 10% ao longo dos prximos dez anos. Amplifica-se, assim, a demanda pelo desenvolvimento de solues para questes estruturais de escala, como a poltica de acesso ao ensino superior e a funo dos mecanismos de avaliao em educao.
O Enem, com mais de 8,1 milhes de alunos inscritos em 2014, tornou-se o principal instrumento de avaliao de acesso ao ensino superior no pas, sendo frequentemente o nico instrumento adotado por diversas instituies de ensino superior pblicas e privadas, tanto para seus processos seletivos como para exercer suas polticas inclusivas, como o Prouni. A simplificao e uniformizao do processo so fatores que contribuem para maior participao de mulheres e negros (maiorias de gnero e tnicas no Enem), como mostra o IBGE. Porm, dados do Inep mostram que, das dez escolas com melhores desempenho em 2013, apenas uma pblica (uma escola federal com alto perfil socioeconmico).
Segundo o Guia do Coordenador Pedaggico, do Instituto Chapada (vencedor do Prmio Empreendedor Social 2012), "as prticas avaliativas devem ser inspiradoras e indutoras de aes em torno da gesto da aprendizagem dos alunos". No entanto, a principal funo poltica de avaliaes como Enem, Ideb e Saresp acaba sendo o reconhecimento e a penalizao das escolas por seus desempenhos. Por serem processos de avaliao lentos, acabam por no cumprir essa funo de gesto da aprendizagem escolar, pois os resultados e anlises no retornam s escolas a tempo para colaborar com a coordenao pedaggica no mbito do planejamento das aulas e das estratgias de mitigao das deficincias mostradas pelos alunos.
A dupla de empreendedores sociais apresenta um perfil complementar de alto desempenho. Sassaki reconhecido por seu perfil de liderana, viso estratgica, inovao e habilidade nas relaes intersetoriais. Bontempo o maior responsvel pela gesto ttica-operacional, pela viabilizao de projetos e por atingir as metas de sustentabilidade da organizao. Ambos trabalharam em bancos de investimento com oferta pblica de aes na rea de educao antes de lanarem a organizao. Cludio tem MBA mais mestrado em educao pela Universidade Stanford e Eduardo cursou um MBA no MIT, abandonando-o ao ter a ideia precursora da Geekie.
Altamente inovador, sendo pioneira no contexto nacional, a Geekie oferece uma plataforma com diversas funcionalidades integradas: personalizao da experincia de estudo e autoavaliao nos diversos graus da educao formal, avaliao diagnstica com foco na gesto escolar da aprendizagem e uso da plataforma e sua tecnologia de ensino adaptativo com personalizao de contedos para outros fins educativos. Pesquisaram a fundo a Teoria de Resposta ao Item (que subsidia as mais modernas formas de avaliao com inteligncia para identificar o grau de aprendizagem do respondente, adaptando gradualmente a prova ao usurio). Desenvolveram, assim, o Geekie Lab, plataforma que agrega todas as funes acima.
Apresenta alto potencial de investimento do setor privado (via contratao e patrocnio de campanhas) e do setor pblico (que ainda no investiu financeiramente de modo significativo na Geekie). Em quatro anos, montou uma equipe de cerca de 90 colaboradores. Investe atualmente na profissionalizao da gesto por meio da contratao de profissionais experientes, da adoo de ferramentas como sistema ERP (planejamento de recursos da empresa) da SAP e estruturao da rea de gesto de pessoas.
Com a plataforma Geekie Games, de preparao para o Enem, atingiram em 2013 o ndice de 2 milhes de cadastros (40% dos alunos que fizeram a prova no mesmo ano). J foram contratados por 500 escolas sob a premissa "one pay, one free" (cada aluno pago gera oportunidade para outro estudante de escola pblica), e realizaram diversas parcerias com secretarias municipais de ensino, por meio das quais j atingiram mais de 100 mil alunos de forma mais integrada, com recursos de avaliao diagnstica e gesto da aprendizagem que promovem melhores condies de atuao de coordenadores pedaggicos e professores.
Por conta da falta de infraestrutura da rede pblica, o MEC ainda no adquire licenas de software que funcionem somente com internet. Contudo, a Geekie foi a nica organizao certificada pelo Inep como tecnologia confivel de simulao do Enem. Em 2014, com recursos de grandes empresas e fundaes, fechou parceria pelo Geekie Games com 19 dos 26 Estados, impactando mais de 17 mil escolas.
O Geekie Games foi utilizado por alunos de todos os Estados, em 92% dos municpios, sendo que 80% dos 2 milhes de alunos cadastrados vieram de escolas pblicas. Oferece servios a escolas de sete Estados, inclusive com projetos captados via edital em quatro Estados.
Altamente replicvel, na vertente de democratizao do ensino em nvel federal, como faz com sua ao de preparao gratuita para o Enem; na vertente de uso da plataforma Geekie Lab para personalizao da aprendizagem em diversos contextos educativos e tambm nas solues diagnsticas para gesto da aprendizagem escolar em consonncia com os parmetros oficiais.