Designer da incluso
O que um retalho de oncinha, um banner empoeirado e uma garrafa PET suja tm em comum? Todas essas peas formam pedacinhos que esto ajudando a montar novos caminhos: do barraco s margens de um rio-esgoto no Rio de Janeiro a um grupo de vovs que encontrou no trabalho uma razo para viver.
Os 34 anos de vida da advogada de formao e empreendedora de vida Alice Freitas tm sido construdos assim: de juntar cacos que ela encontra por onde passa. Pouco importa a distncia.
Em comum, tudo isso poderia ir parar no lixo, mas tornou-se um sopro de esperana para muita gente simples. "Essa a minha misso", diz ela. "Uma trajetria de somar experincia e repassar know-how para ensinar e capacitar algum para criar."
Desde 2007, Alice est frente da Rede Asta, negcio social que trabalha com associaes, cooperativas e grupos produtivos formados majoritariamente por mulheres -o nome vem de Astrea, a mais pura das deusas gregas.
Num primeiro momento, a proposta parece simplista: transformar resduos em arte, usando a confeco de artesanato, dando um "up" na economia solidria e no desenvolvimento sustentvel.
Com o slogan "bom, bonito e do bem" e a proposta de valor "inclusivo para quem faz, exclusivo para quem compra", a Asta trabalha hoje com 51 grupos que envolvem 700 artess -90% delas so mulheres, com renda que varia de um a dois salrios mnimos. Gente que vive em favelas no pacificadas, sem saneamento, com caixa d"gua furada por troca de tiros.
O LADO DE L
Alice descobriu esse mundo h 12 anos, quando viajou quatro meses pela sia com uma amiga. Antes de irem, as duas passaram sete meses conhecendo o que de social existia "do lado de l".
Lio de casa pronta, seguiram jornada para, alm de se deslumbrarem com o outro lado da Terra, cumprirem a tarefa de pesquisar trs temas: sade, gerao de renda e educao.
Em Bangladesh, aprenderam sobre microcrdito. Embarcaram numa viagem de nibus que levava computadores para aulas de informtica no interior da ndia.
"Nunca mais seria a mesma", conta Alice, ainda com um ar de perplexidade de ter sado viva de uma jornada repleta de contornos inslitos, com ameaa at de estupro.
Depois do regresso, trabalhou na ONG AfroReggae. Mas a garota classe mdia de Nova Friburgo (RJ), que fez intercmbio na Tailndia aos 15 anos, queria pilotar seu prprio negcio. E da rua General Glicrio, uma das mais aprazveis de toda a capital fluminense, sede da Asta, que Alice se conecta com produtores e compradores.
Para fazerem parte da rede, os grupos precisam ter mais de trs pessoas trabalhando, estar em lugar de baixa renda e, claro, ter um produto "vendvel". A Asta no forma as equipes. Suas designers orientam, palpitam, sugerem, ajudam a criar e fornecem insumo.
"No para comprar para ajudar porque coitadinho, pobrezinho", explica Alice. "No! porque o babado bacana, tem design e ainda vai mobilizar a cadeia de produo do bem. um artesanato de sobrevivncia."
Quatro vezes ao ano, a Asta distribui cerca de mil catlogos para a venda porta a porta. A comercializao tambm feita pelo site www.redeasta.com.br.
Hoje o foco est na produo de brindes sociais ecolgicos para empresas, que fornecem insumos para que as artess trabalhem na criao. Banners viram bolsas, restos de jornal se transformam em porta-canetas.
"A inovao dar um destino para aquilo que seria descartado. a transformao do resduo", diz a analista de comrcio exterior Rachel Schettino, 36, amiga de Alice e cofundadora da Asta.
Num mercado de vibraes to instveis, a racional e focada Rachel admira a persistncia da amiga e scia. "Ela no desiste", diz. "A Alice como um balozinho. Eu? Sou o barbante que a prende, que a puxa para Terra."
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Conhea mais sobre a Rede Asta
Na ltima dcada, o Brasil teve um forte crescimento econmico e hoje a sexta maior economia do mundo. Essa evoluo tirou milhares de brasileiros da pobreza e levou 35 milhes deles condio de classe C. Apesar do progresso, no se pode dizer que ele se deu na mesma proporo para as mulheres.
No Brasil, enquanto homens brancos com rendimento ganham, em mdia R$ 1.797, mulheres negras ganham R$ 691. Isso significa que homens brancos ganham quase duas vezes mais do que mulheres negras. Enquanto homens brancos ganham o dobro do que as mulheres em geral, mulheres negras, pardas e indgenas ganham quase a metade do que as mulheres brancas.
O trabalho da empreendedora social altamente inovador. Comrcio justo, consumo responsvel, gerao de renda e empoderamento da mulher so questes focais para inmeras organizaes de impacto em todo o mundo, porm a Asta atua de forma nica, por meio de iniciativas diferenciadas --destacam-se a venda direta (porta a porta) como canal de incluso social e econmica e a elaborao de brindes de logstica reversa para empresas.
Esse perfil inovador da organizao em grande parte influenciado espelho da candidata, que demonstra forte inconformismo com a realidade e a busca incessante por transformao e potencializao das pessoas ao seu redor.
A empreendedora social foi pioneira ao criar a primeira rede de venda direta de produtos inclusivos no pas --e possivelmente no mundo-- de que se sabe. No canal de vendas corporativas, um dos focos atuais, criou um modelo tambm pioneiro de prestao de servios na transformao de descarte de resduos inservveis em produtos de alto valor agregado, o que a diferencia de organizaes que produzem brindes sustentveis de uma forma geral.
Apesar de se destacar pelo pioneirismo de seu trabalho, o tipo de inovao mais relevante da Asta , sem dvida, metodolgico.
O modelo de atuao que construiu empiricamente inova ao atuar em todas as etapas da cadeia de valor do negcio. Ainda no provou sua efetividade, dado, sobretudo, ao tempo relativamente curto de sua existncia ante a um impacto almejado de transformao social que s pode ser verificado no longo prazo. Entretanto, a organizao encontra-se atualmente em um ponto de maturidade em que j testou diversos mtodos de interveno, adquiriu experincia e, dada a coerncia de suas aes, vislumbra grande potencial de crescimento sustentvel, com impacto real e efetivo.
Em uma ponta, criou uma rede de grupos produtivos que no s passam a ter acesso a mercado com os itens que produzem, mas tambm fortalecem-se em termos de capacidade empreendedora, gesto e autoestima, principalmente no caso de mulherese de baixo poder aquisitivo. Transversal a toda essa cadeia, o consumo responsvel e o comrcio justo. Em vez de cadeia, alis, faz sentido cham-la de ciclo de valor agregado.
Extrado e adaptado de "Workshop Accenture", enviado para avaliao
Em relao aos canais, a venda porta a porta foi em um primeiro momento um dos grandes diferenciais da Asta, at hoje a nica a investir nesse modelo no pas. A comercializao de produtos feita por meio do contato direto com o consumidor, dispensando a necessidade de um ponto-de-venda permanente e conferindo um carter de pessoalidade fundamental para a transmisso dos conceitos de comrcio justo e consumo responsvel, em um mercado em que o nico e o customizado so diferenciais competitivos.
J no segmento corporativo, a vantagem competitiva se d pelo posicionamento diferenciado, em que no se coloca como "vendedores de brindes sustentveis", mas sim como prestador de servios de consultoria para transformar o problema de descarte de resduos inservveis em produtos com design e qualidade, a serem distribudos aos stakeholders.
No h indcios de pontos fracos ou ameaas que coloquem em risco a continuidade do trabalho da Asta.
A empreendedora social trabalha com diversos canais de vendas, alm de ter capilaridade entre os grupos produtivos, revendedoras e parceiros, sem dependncia de nenhum ator-chave em especfico.
Segundo dados informados pela organizao, a Asta vem aumentando consistentemente seu faturamento anual ao longo de sua existncia (crescimento de 243% de 2009 a 2012). Nesse perodo, vem testando de forma cautelosa diversas estratgias e modelos de negcio, corrigindo erros e aprimorando os canais de vendas, de forma a vislumbrar forte crescimento sustentvel para os prximos anos. O investimento no canal corporativo deve se tornar o carro-chefe nessa trajetria.
Durante a visita de avaliao, na semana em que a Asta teve um pico de vendas ocasionada por uma reportagem no canal Globo News, verificou-se alto grau de organizao e capacidade operacional ociosa, o que abre espao a esse crescimento a baixo custo ao menos no curto prazo.
O relacionamento em geral com colaboradores, parceiros, patrocinadores e beneficirios aberto, acessvel e transparente, com canais eficientes de comunicao e/ou prestao de contas regulares. Trata-se de importante aspecto para sua vantagem competitiva, por seu perfil multistakeholder.
Sobrecarregada e sem assistentes diretos, quando o relacionamento depende diretamente da empreendedora social, no entanto, pode demandar tempo maior de espera.
No existe uma avaliao sistematizada de desempenho da organizao para esse pblico relacional mais amplo nem tampouco a aplicao de ferramentas de CRM (gesto de relacionamento com os clientes).
As informaes referentes a parcerias financeiras e clientes corporativos no apresentam consistncia entre os documentos enviados para anlise, pois as entradas aconteceram em etapas e em diferentes anos fiscais, impedindo a classificao por ordem de importncia. O que se pode depreender, em linhas gerais, que os principais patrocinadores de projetos ou clientes corporativos em 2013 so: Instituto Coca-Cola; IAF (Inter-American Foundation); Caixa Econmica Federal; L"Occitane; Tetra Pak; Ipiranga; Accenture.
O oramento anual de 2013 estimado em R$ 1.743.000.
Considerando que a Asta atua em diversas frentes de causas (comrcio justo, consumo responsvel, gerao de trabalho e renda etc.) com diferentes stakeholders, espera-se um impacto de grande amplitude e profundidade comprovada no longo prazo.
Na tabela a seguir, traduzida, atualizada e adaptada de estudo elaborado pela consultoria francesa Plante d"Entrepreneurs em 2011, pode-se verificar o mapa do impacto social da Asta em suas mltiplas extenses.
De acordo com a empreendedora social, os beneficirios (integrantes dos grupos produtivos) apresentam o seguinte perfil:
- Cerca de 90% so mulheres, catlicas ou evanglicas, com primeiro grau incompleto;
- 37% delas so chefes de sua famlia, e 71% dos grupos produtivos so compostos apenas por mulheres;
- A renda obtida com o trabalho dos grupos varivel, mas vai de R$ 100 a R$ 2.000/ms por arteso;
- 54% das artess dizem que h rotatividade de pessoas, principalmente no incio do grupo, por receberem proposta de salrio ou remunerao fixa em subempregos;
- 50% dos artesos tm naturalidade nordestina;
- 71% esto na faixa de 31 a 60 anos;
- Em relao qualidade de vida, a mdia de pessoas que moram com os artesos de 4,05;
- A sade considerada razovel;
- 100% tm acesso a posto de sade e hospital;
- 90% tm coleta de lixo regular (por empresa ou por agentes comunitrios);
- 32% tm renda familiar entre um e dois salrios mnimos;
- A renda do artesanato ajuda principalmente a pagar contas de luz, gs e telefone e, em segundo lugar, alimentao;
- 76% dos grupos localizam-se na Regio Metropolitana do Rio de Janeiro e o restante em outras cidades do Estado (Araruama, Nova Friburgo, Natividade, Porcincula e Itagua) ou em outros Estados da federao (Pernambuco, Gois, Par, Minas Gerais, So Paulo, Paraba e Sergipe). Todos ficam em regies de baixo poder aquisitivo.
Diretamente, foram beneficiadas, desde a fundao, mais de mil pessoas.
Pesquisa realizada pela prpria Asta com os artesos apontou que, em mdia, cada produtor vive com mais 4,05 pessoas na mesma casa. Seus beneficirios indiretos levam em conta esse fator de multiplicao, uma vez que a renda gerada na maior parte das vezes beneficia a famlia como um todo. Atualmente, so 2.506 familiares de artesos beneficiados.
Com sede no Rio de Janeiro e representao em So Paulo, trabalha com grupos produtivos principalmente na Regio Metropolitana do Rio e em outras cidades fluminenses como Araruama, Nova Friburgo, Natividade, Porcincula e Itagua. Tambm atua em outros setef Estados: Gois, Minas Gerais, Par, Pernambuco, So Paulo, Paraba e Sergipe.
No houve ou h escolha do coordenada do local de atuao por estratgia, a exceo da representao em So Paulo, devido a seu potencial de mercado. Em geral, ela se d de forma orgnica, por demanda de parceiros (como o trabalho em Belm com o Instituto Coca-Cola); pela prospeco ainda aleatria de clientes da Asta para Empresas, no projeto Ciclo; pela procura ativa e passiva de grupos produtivos e de revendedores.
A candidata vislumbra a expanso em formato similar ao de franquia social.
"Precisamos vender em mdia R$ 230 mil por ms para chegar ao ponto de equilbrio. Para isso precisamos tornar a marca mais conhecida no mercado, sendo proativos na comunicao. Com esse faturamento, sustentaremos toda a estrutura da Rede Asta. Quando as replicaes se iniciarem, os custos para as redes regionais sero muito mais baixos, j que a Asta Rio ir oferecer um pacote de ferramentas prontas para que as "subsidirias" no precisem ter custos altos com suas administraes", planeja Alice.
Segundo ela, a expanso se dar por parcerias com organizaes que realizam apoio a grupos produtivos locais ou estimulem as produes artesanais. "Levaremos nossa metodologia de seleo e capacitao de grupos produtivos. em especial a de criao de colees altamente vendveis. Tais grupos sero includos em nossos canais de venda para que consigam se sustentar com facilidade e ganhar experincia com produes constantes at que se sintam aptos para atuarem em outros mercados." Outro vetor de extenso ser o site, com potencial de atingir pblicos em todo o mundo dentro da divulgao do conceito de consumo responsvel.
Escalabilidade do impacto desejo da candidata para o mdio prazo.
Como os mtodos de seu trabalho foram desenvolvidos e formatados a partir de testes empricos, a replicao dever ser centralizada na Asta Rio e acompanhar a capacidade operacional da equipe.
No h impacto direto em polticas pblicas. "Todos os poucos setores do governo que trabalham com fomento a produo artesanal so incipientes em recursos humanos e financeiros, no entendem o alto potencial existente em nosso pas e realizam aes pontuais. Todas as vezes que tentamos nos aproximar oferecendo apoio no conseguimos continuar o contato", justifica.
tambm uma questo de foco, de acordo com o estgio em que se encontra: sendo um negcio social na rea do comrcio, aprimorar as ferramentas e modelos para um impacto direto superior torna-se primordial.
Entretanto, o trabalho em parceria com o poder pblico ou rgos de fomento ao empreendedorismo e a participao ativa em conselhos e consultas pblicas podem, sim, se tornarem mais relevantes para um resultado mais efetivo nos eixos temticos em que atua, incluindo economia solidria, comrcio justo, empoderamento da mulher, incluso social e pobreza, microempreendedorismo, negcios sociais e consumo responsvel.
A Asta tem como viso "fazer do consumo uma ferramenta de incluso".
A equipe de avaliao no teve acesso a planejamento estratgico ou plano de ao formal, embora haja um mapa estratgico desenhado pela Accenture em 2011 e o relatrio de linha de base da Zigla (2012), com orientaes para o futuro. Durante a visita organizao, porm, no faltaram menes a planos de mudanas concretas, o que reflete bem o perfil pragmtico com forte senso de urgncia da candidata. Entre eles:
- gerenciar os novos rumos da organizao, cujas vendas corporativas j representam 58% do total, contra 18% do porta a porta, at ento seu carro-chefe (e canal preferido da candidata em termos conceituais e ideolgicos;
- errar as atividades do showroom em So Paulo para que a representante possa direcionar esforos nas vendas corporativas;
- passar a mapear os resduos de empresas de forma proativa, prospectando mais oportunidades nesse setor;
- implementar as estratgias de branding realizadas pela designer Ana Couto, em que migra da imagem de organizao social sem fins lucrativos para a de negcio social (e refora o nome Rede Asta em vez de Asta);
- mudar o sistema de remunerao das revendedoras (chamadas internamente de conselheiras), diminuindo a comisso das vendas diretas de 22% para 10%, sob argumento de que o percentual no diferencial para elas, mas, sim, para manter a estrutura da Asta;
- diminuir a periodicidade de distribuio dos catlogos de quatro vezes ao ano para duas, intercalando com microcolees a serem divulgadas por e-mail marketing e lminas impressas mensalmente;
- potencializar as vendas no canal e-commerce, hoje responsvel por apenas 8% das vendas;
- um plano distante criar a Escola de Artesos para capacit-los em design e tcnicas de produo, visando aumentar o valor agregado de seus produtos -e, consequentemente, a renda auferida.
A Asta trabalha com quatro canais de vendas (porta a porta, e-commerce, loja/showroom e empresas), cujo percentual de faturamento se distribui da seguinte forma:
Venda direta
Foi escolhida inicialmente como canal de vendas principal por oferecer um carter de pessoalidade que permite mostrar as histrias de vida por trs de cada produto. O catlogo a principal ferramenta nesse canal e funciona no s para a venda, mas para informar, falando sobre cada um dos grupos e seus produtos, tcnicas artesanais, matria-prima usada, comrcio justo e dicas de consumo consciente. Tambm contribui para gerar visibilidade aos grupos: 3.000 exemplares distribudos a revendedoras a cada estao, ou seja, quatro vezes ao ano.
Uma vantagem desse modelo que oferece receitas mais estveis. Contudo, traz altos custos logsticos e de estoque, com baixa margem, razo pela qual vem perdendo espao para as vendas corporativas, ainda que permanea como o canal smbolo da Rede Asta.
Asta para Empresas Essa estratgia de vendas baseada em brindes corporativos feitos por artesos que reciclam materiais de produo da cadeia de valor das prprias empresas. O modelo tem custos mais baixos de estoque e logstica, alm de criar um mecanismo de gerao de renda mais elevado, porm ainda tem retorno instvel para os grupos produtivos. As vendas ficam a cargo da cofundadora da Asta Rachel Schettino, ex-executiva de multinacional com forte tino comercial.
So trs tipos de atuao de acordo com as demandas de cada empresa:
1) projeto Ciclo
Para empresas interessadas em criar projetos de gerao de renda moblizando pequenos negcios locais em seus entornos usando os prprios resduos como matria-prima. A organizao identifica e treina grupos em todo Brasil, monta uma coleo de produtos personalizados com os resduos em parceria com designers, coleta e trata os resduos da empresa, coordena as produes dos grupos e entrega as peas criadas para a empresa.
Exemplos:
- com 30 mil m2 de lonas vinlicas usadas nos antigos postos Texaco das regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, recm-adquiridos, a Ipiranga contratou a Asta para produzir, com trs grupos produtivos selecionados e treinados, 30 mil peas criadas por designers;
- para reutilizar placas e pastilhas produzidas a partir das embalagens recicladas, a TetraPak contratou a Asta a fim de apoiar a criao de produtos e a capacitao dos atendidos da ONG Avape (incluso profissional de deficientes), em So Paulo, parceira da empresa, que obteve renda com a venda dos artigos;
2) projeto Upcycling
Para empresas interessadas em transformar seus resduos em brindes corporativos. O papel da Asta coletar os resduos da empresa, montar produtos para serem aprovados como brindes, produzir com grupos produtivos integrantes da Rede Asta e entregar os produtos finais na empresa, que paga apenas por esses produtos.
Exemplos:
- para a Oi, os artesos da Asta reutilizaram banners, capas de poltronas e uniformes descartados pela empresa e no poderiam ser jogados fora por questes de segurana, j que o material continha seu logotipo, gerando R$ 13 mil em renda para 20 costureiras, mil uniformes, 1.800 metros de banner e 700 capas de poltrona reaproveitadas;
- para a Lafarge, os grupos produtivos reaproveitaram sacos de cimento que eram perdidos no transporte (ao empilhar no caminho os sacos estouravam) para a criao de bolsas, sacolas e cases de laptop, gerando R$ 2.500 mil em renda para cinco pessoas, mil sacos de cimento reaproveitados e mil peas produzidas.
3) produtos sustentveis
Para empresas interessadas em comprar produtos diferentes que mobilizem uma cadeia produtiva do bem. a forma tradicionalmente mais encontrada no setor (e por isso menos prioritria), em que se oferecem produtos feitos com diversos materiais que podem ou no ser reaproveitados ou reciclados, sempre produzidos por grupos produtivos integrantes da Rede Asta.
E-commerce
Canal de vendas pela web. Divididas em categorias, as peas desenvolvidas pelos grupos produtivos so apresentadas com fotos, preos e o material utilizado em sua fabricao. Busca simplificar e agilizar o processo de compra e o consumidor recebe em casa os itens selecionados. Atualmente atende exclusivamente ao mercado brasileiro, mas existem planos para uma expanso internacional at o final deste ano.
Loja e showroom
A Asta tem uma loja no bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro, onde se localiza um dos escritrios, e uma representao comercial em So Paulo, em Moema, tambm na zona sul.
A loja serve de vitrine para mostrar os produtos, com foco em visibilidade e construo de marca.
Inicialmente no era um canal relevante de vendas, porm, com a mudana para o local atual, em uma rua mais acessvel, responde por 12% das vendas atuais e tornou-se um modelo a ser testado pela empreendedora social no crescimento da organizao.
DEPOIMENTOS
RITA COUTO, 60Lder do grupo de artess Meninas Prendadas, de Ramos, Rio, uma das fornecedoras da Rede Asta
"Moro num sobrado com vista para o telefrico do Alemo, mas s uso a parte trrea.
Os quatro cmodos, alm do quintal, vivem cheios de gente. uma espcie de botequim, um espao de terapia e trabalho, onde gargalhadas se misturam a lamentos, embaralhados pelo barulho constante das nossas mquinas de costura.
Aqui, desde junho de 2010, funciona a sede da Meninas Prendadas, grupo que rene 12 artess, de 45 a 75 anos, casadas, separadas e vivas, que, alm de retalhos, utilizam revistas e jornais em suas criaes. Dino e Dina que seguram portas so alguns dos produtos criados para o catlogo da Asta. So 50 peas por ms, fora o que a gente vende nas feiras no Rio.
Aqui, entra quem quer e sai quem deseja. Uma regra fundamental: no se pode falar de quem no est presente e tem que gostar de falar muita abobrinha.
Com um olho, supervisiono a confeco. Tem gente que sabe costurar, bordar, fazer croch. Com o outro, o entra e sai das meninas. Aprendi a ter pacincia e sabedoria para ouvir: tem dias que a gente se rene s para desabafar.
Depois que elas vo embora, vasculho a internet atrs de referncias, tcnicas de criao e modelos para aprimorar o artesanato. No dia seguinte, parte da criao tem o meu dedo. Adoro dar palpite.
E olha que tudo isso eu fao sentada numa cadeira de rodas. Um ms depois de completar 18 anos, cai de um p de abacate. O mdico disse que eu iria vegetar pelo resto da vida numa cama. E olha eu aqui. Mas gosto mesmo de falar de coisas boas.
Comando essas meninas com muito carinho...no chicote e na chibata.
O trabalho com a Asta mudou nossa vida, nos deu um novo direcionamento, um interesse em criar, produzir coisas novas. A Asta nos renovou!"
Frases sobre a empreendedora social e seu trabalho
"Nasci e fui criada para ser e viver submissa ao meu marido. O trabalho me mostrou que eu posso mais. Eu era uma mulher que precisava levantar o dedo para falar.
"Agora, com o meu trabalho, vejo que meus filhos percebem que a me deles est tentando mudar a nossa vida. Ele a minha aposta para eu conseguir juntar o dinheiro que preciso para comprar uma casa aqui na comunidade. Se no fossem as meninas da Asta para mostrar que, sim, o meu trabalho vale a pena, eu me sentiria eternamente frustrada. o artesanato que me levanta. A Asta me ajudou a no me transformar numa dona de casa, me ajudou a no parar no tempo. E, foi graas ao meu trabalho, que eu consegui, pela primeira vez, comemorar o aniversrio da minha filha de 18 anos. E num rodzio de pizza."
ANA LUCIA DA SILVA FRANCO, 39
me de 3 filhos, artes do Grupo Fuxicarte, da Favela do Sossego (zona norte do Rio)
"Ela [Alice] no desiste. No tem medo de arriscar. como um balozinho. Eu sou o barbante que a prende, que a puxa para Terra."
RACHEL SCHETTINO, 36 scia-fundadora da Asta
"A Alice tem a maturidade de endurecer sem perder a ternura. Mas nossa militncia ocorre em espaos diferentes. Por um tempo, pretendo ficar do lado negro da fora, porque preciso dar sustentabilidade em casa."
FAUSTO ROGRIO AMADIGI, 34
marido de Alice, coordenador de sustentabilidade da Sete Brasil
"Uma pessoa que joga lixo na rua tem conscincia de sustentabilidade? Ainda algo novo. [Os produtos do catlogo] so um trabalho de artista, exclusivos, que agradam todas as classes sociais."
MARCO REIS, 53
jornalista e consultor da Asta