Porta-voz diz que aplicativo Uber é legal e precisa ser regulamentado
O porta-voz do aplicativo Uber no Brasil, Fabio Sabba, diz que o programa de "carona paga" é legal. O serviço, que funciona há nove meses em quatro cidades brasileiras, tem provocado protestos de taxistas. A categoria afirma que ele está prejudicando o trabalho dos motoristas regularizados e tirando a segurança dos usuários.
O aplicativo é disponibilizado atualmente em São Paulo, no Rio, em Belo Horizonte e em Brasília.
Nesta quarta-feira (8), cerca de 2.500 taxistas, segundo estimativa da Polícia Militar, protestaram contra o aplicativo em São Paulo. Eles fizeram uma carreata por vias do centro até chegarem à Câmara Municipal, onde ficaram até por volta das 14h40.
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Folha - A Prefeitura de São Paulo diz que a Uber exerce trabalho ilegal.
Fabio Sabba - A Uber não é ilegal. A inovação e os avanços da sociedade sempre precedem as regulações e a Uber quer ser regulada. As redes sociais e os sites de conteúdo gerados pelos usuários foram regulamentados só depois do Marco Civil da Internet, por exemplo.
Existem mais de 25 jurisdições nos EUA nas quais a Uber foi regulamentada.
Quais as diferenças da Uber em relação aos táxis?
São duas categorias de transporte distintas –um é transporte individual público (táxi) e o outro um transporte individual privado, a Uber, de acordo com a política nacional de mobilidade urbana, uma lei federal de 2012. A principal diferença é que o único modo de pedir um carro com um motorista é pelo aplicativo.
Os carros são sedãs, com menos de três anos de uso, banco de couro e ar condicionado sempre ligado.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Como são escolhidos os motoristas da Uber? Qual a segurança para os usuários do serviço?
Antes de aprovar um motorista, é feita uma checagem de antecedentes nas esferas federal e estadual para verificar a idoneidade dele. Além disso, o profissional precisa possuir carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada (EAR). É exigido ainda que o veículo tenha seguro que cubra o passageiro e o motorista.
O aplicativo também conta com camadas importantes de segurança. Um exemplo é que o motorista não tem acesso ao telefone do cliente e vice-versa. Desse modo, preserva-se a privacidade de ambos. Pelo aplicativo o passageiro também pode compartilhar com quem quer que seja o trajeto, o que permite que um terceiro acompanhe o caminho que está sendo feito pelo motorista e o exato momento de chegada do usuário ao destino.
A Uber também garante que os passageiros viagem sem a necessidade de carregar dinheiro: como eles cadastram o cartão de crédito no aplicativo, o pagamento é feito direto, sem o uso de dinheiro.
Além disso, após cada viagem, o usuário precisa necessariamente dar uma nota para o motorista (de uma a cinco estrelas). Caso a nota do motorista parceiro se mantenha abaixo da média (4.6), ele recebe um feedback da Uber, para que ele possa aprender e melhorar. Se mesmo assim ele se mantém com uma nota baixa, é desligado da plataforma. A média nacional é de 4,8, o que mostra que o usuário aprova o serviço. O motorista também dá uma nota para o passageiro após a viagem –caso sua nota se mantenha baixa, o próprio usuário também pode ser desligado da plataforma.
Como vocês veem essa manifestação contra o aplicativo?
A Uber acredita que os brasileiros devem ter assegurado seu direito de escolha para se movimentar pelas cidades. A Uber ressalta ainda que não é uma empresa de táxi, muito menos fornece este tipo de serviço, mas sim uma empresa de tecnologia que criou uma plataforma tecnológica que conecta motoristas parceiros particulares a usuários que buscam viagens seguras e eficientes, em mais de 300 cidades de 56 países.
Como funciona o pagamento dos pedágios?
Alguns pedágios estão cadastrados no aplicativo e a cobrança é direta no aplicativo. Quando o pedágio ainda não está cadastrado, o motorista efetua o pagamento, avisa a Uber e a cobrança é feita diretamente pelo aplicativo.
O que acontece com o passageiro se ele está em um carro apreendido?
Como já foi dito, a Uber não é ilegal. Sendo assim, o passageiro não está cometendo nenhum tipo de infração.
Qual a perspectiva de expansão do aplicativo?
No mundo, crescemos seis vezes em 12 meses e realizamos mais de um milhão de corridas por dia.
No Brasil, hoje estamos em quatro cidades e nossa principal preocupação é satisfação, tanto do usuários e dos motoristas. Nosso trabalho é muito dinâmico e nosso planejamento é semanal. Atualmente estamos atingindo todas as nossas expectativas e metas em relação ao mercado brasileiro. O segredo do crescimento é oferecer uma plataforma fantástica tanto para o usuário como para o motorista parceiro.
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