Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2012 - 07h12

HÁ 20 ANOS: Dalai-lama se diz otimista com Eco-92

Publicidade

JEFFERSON CORREDOR
DO BANCO DE DADOS

Folha, 5.jun.1992 - O dalai-lama, autoridade política e religiosa do Tibete, afirmou ontem, ao chegar no Brasil, que os países ricos precisam aceitar uma dose de sacrifício e ajudar as nações pobres, porque "isto é importante para a sobrevivência de todos a longo prazo".

Leia mais no Especial Rio+20
Folha lança aplicativo sobre a Rio+20 para smartphone

O líder tibetano, que, após a invasão da China ao seu país, na década de 40, teve que se exilar na Índia, vem ao Brasil em sua primeira visita, para participar da Eco-92, conferência sobre o ambiente promovida pela ONU. Em 1989, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz por defender a resistência pacífica contra a dominação chinesa do Tibete.

Na chegada ao Rio, a imprensa perguntou-lhe como era possível acreditar que a ONU resolveria problemas ambientais mundiais se o órgão não era capaz de garantir os direitos humanos dos tibetanos. Ele respondeu que é "importante confiar, pois, mesmo errando nove vezes, pode-se acertar na décima".

Num breve encontro com o cardeal dom Eugênio Sales, o dalai-lama afirmou que na atualidade a humanidade conseguiu alcançar um grande desenvolvimento material, mas que isso não é o bastante para resolver seus problemas.

Darcy Cardoso Filho - 4.jun.1992/Folhapress
O dalai lama, líder político e religioso do Tibete, chega ao Rio para participar da Eco-92
O dalai-lama, líder político e religioso do Tibete, é recepcionado no Rio, antes de encontro com dom Eugênio Sales

*

BRASIL

O bispo Edir Macedo, um dos fundadores da Igreja Universal do Reino de Deus, foi solto ontem, após julgamento de habeas corpus pelo Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Sua liberdade foi decidida por seis votos a três.

Durante a defesa oral, o advogado de Macedo, Márcio Thomaz Bastos, argumentou que a prisão provisória não tinha fundamento legal. "O bispo é réu primário, chefe de família e tem endereço fixo", declarou.

Preso desde o último dia 24 em uma cela especial do 91º DP, na zona oeste de São Paulo, Macedo está sendo processado, na Justiça estadual, por crimes de charlatanismo, curandeirismo e estelionato.

*

MUNDO

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) decidiu ontem, em cúpula realizada em Oslo (Noruega), romper os limites que se impôs ao ser criada em 1949. Agora, portanto, vai atuar também fora dos territórios dos países-membros.

Na reunião, os representantes ofereceram apoio logístico para operações de paz em Nagorno-Karabakh. A região, nas montanhas do Azerbaijão, é palco de disputas desde 1988 entre armênios, que compõem a maioria da população local, e azerbaidjanos.

Trata-se de uma área que fica em pleno território da extinta União Soviética, país que motivou a criação da Otan, uma aliança de 16 países da Europa Ocidental, mais Canadá e Estados Unidos.

O novo papel da organização abre caminho para uma intervenção na Bósnia-Herzegóvina, cujo guerra entre croatas, sérvios e muçulmanos serviu de argumento para que o subsecretário de Estado norte-americano, Lawrence Eagleburger, defendesse enfaticamente o rompimento dos limites originais da Otan.

*

ESPORTE

Matuiti Mayezo - 10.mai.1992/Folhapress
Equipe do Palmeiras que venceu a Lazio, de virada.
Equipe do Palmeiras que venceu a Lazio por 2 a 1, de virada

Com diferença de poucos dias, o Palmeiras conseguiu sua segunda vitória em amistosos internacionais. Após derrotar o Parma na semana passada, o time bateu ontem a equipe italiana da Lazio por 2 a 1, de virada, no Parque Antarctica.

A partida teve um péssimo primeiro tempo, sem grandes emoções. Os gols saíram no final, que teve também jogadas violentas. O italiano Stroppa foi expulso.

Décima colocada no recém-encerrado Campeonato Italiano, a Lazio mostrou um futebol bem inferior ao do Parma. Além de uma forte marcação, o time não apresentou maiores qualidades. Com exceção do lance do gol, seu ataque não teve criatividade, e a defesa palmeirense jogou tranquilamente a maior parte do tempo.

Depois do gol da Lazio, marcado de cabeça por Capochianno, o Palmeiras partiu para o ataque, de forma estabanada. Na pressão, conseguiu o empate aos 34 minutos do segundo tempo, com uma cabeçada de Betinho. Dois minutos depois, a bola sobrou para Magrão, que marcou o segundo.

*

CULTURA

A Áustria também vai fornecer música para a programação cultural da Eco-92. O governo austríaco promove hoje um recital ao ar livre, na praia do Arpoador, com o pianista Paul Badura-Skoda, virtuose que já gravou 200 discos.

Ele tocará a "Appassionata", de Beethoven, a "Sonata em Lá Maior KV 331", de Mozart, e "Impromptus op. 90", de Schubert. Para reforçar a "cooperação austro-brasileira", Badura-Skoda interpretará "Impressões Seresteiras", de Villa-Lobos.

Estão previstas as presenças da ministra austríaca do Meio Ambiente, Ruth Feldgrill-Zankel, e do ministro da Educação, José Goldemberg. Em 13 de agosto, o pianista se apresentará em São Paulo.

*

FRASE
"Magic Johnson já não é mais o missionário que pôs sua experiência a serviço dos jovens"

GIORGIO BEZZALI
secretário-geral da entidade esportiva Panathlon, sobre o fato de o jogador, portador do vírus HIV, ter cobrado US$ 80 mil para participar de um congresso sobre Aids em Bolonha (Itália)

*

Leia mais no Acervo Folha

Se você estiver na Finlândia a negócios e for convidado para uma reunião em uma sauna, aceite. Essas e outras convenções são apresentadas no "Guia ABC para Viagens Internacionais", livro que pretende explicar algumas diferenças culturais. Um exemplo é retirado de viagens à China: não existem palavras diretas para "não" e "sim" em mandarim. No Zaire, o idioma lingala usa a mesma palavra para dizer "ontem" e "amanhã".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página