Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2012 - 07h46

HÁ 20 ANOS: Termina greve de motoristas e cobradores de ônibus em SP

Publicidade

DANILO JANÚNCIO
DO BANCO DE DADOS

Folha - 20.mai.1992 - Após nove dias de greve e 475 motoristas e cobradores demitidos, os ônibus voltam a circular normalmente hoje na cidade de São Paulo.

O fim da greve foi decidido em assembleia realizada ontem. No entanto o sindicato da categoria pretende negociar com a prefeitura a revisão das 475 demissões e o parcelamento em duas vezes do reajuste de 89,49% concedido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

Leia mais no Especial Rio+20

A prefeita Luiza Erundina (PT) decidiu ser instransigente nas decisões que tomou até agora em relação aos grevistas. Ela vai recorrer na Justiça contra o reajuste concedido pelo TRT.

A CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) manterá as sindicâncias que apuram os responsáveis pelas 806 depredações de ônibus. A prefeitura calcula que nesses nove dias, entre depredações e falta de arrecadação, perdeu cerca de Cr$ 30 bilhões.

O governo do Estado estima que deixou de arrecadar Cr$ 10 bilhões com o ICMS. A Associação Comercial de São Paulo contabilzou uma queda de 23% no movimento do comércio.

Na avaliação dos líderes da paralisação, o fim da greve foi motivado pelas demissões e pelo forte esquema policial montado à frente das garagens, impedindo piquetes.

Luiz Carlos Murauskas - 19.mai.1992/Folhapress
Polícia monta esquema para impedir depredações na garagem da CMTC, no Jabaquara
Polícia monta esquema para impedir depredações na garagem da CMTC, no Jabaquara, zona sul de São Paulo

*

NA ONDA DA ECO

Às vésperas da Eco-92, pesquisadores, ambientalistas e governantes se reuniram ontem em Porto Alegre para debater quem melhor defende a ecologia: o Estado ou o mercado.

A tese predominante no 5º Fórum da Liberdade, promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais, foi a de que o mercado é melhor do que o governo no gerenciamento do ambiente. Pelo menos é o que pensam pesquisadores norte-americanos presentes no evento.

Defensor da intervenção da iniciativa privada no ambiente, o doutor em economia pela Universidade de Washington, Terry Anderson, citou o exemplo da privatização da água em alguns Estados dos EUA e na Nova Zelândia. Segundo ele, a mudança melhorou a qualidade da água e gerou lucro.

Ao lado dele, Richard Stroup, também da Universidade de Washington, afirmou que "a propriedade particular da terra e das águas significa que elas serão defendidas dos poluidores".

O governador do Amazonas, Giberto Mestrinho, criticou os preservacionistas, dizendo que ele querem é botar uma "camisinha na Amazônia para ninguém tocar". Para ele, o governo deve dar as normas gerais da política ecológica, deixando o detalhamento para a iniciativa privada.

Magda Renner, da entidade Amigos da Terra, declarou que "a natureza não é mercadoria" e que a iniciativa privada propiciou a exploração de recursos naturais e a destruição.

*

BRASIL

Paulo Giandália - 18.mai.1992/Folhapress
Legenda: Pedro Collor, que afirma que vai se submeter a exames para provar sua sanidade mental Crédito: Paulo Giandália - 18.mai.1992/Folhapress
Afastado dos negócios da família, Pedro Collor afirma que vai se submeter a exames para provar sua sanidade mental

A mãe do presidente da República, Fernando Collor de Mello, Leda Collor de Mello, afastou ontem seu filho Pedro Collor de Mello, 38, do comando das empresas da família em Alagoas.

Em nota, ela diz que seu filho Pedro está com o "equilíbrio emocional visivelmente conturbado". Acionista majoritária das empresas, Leda concluiu que seu filho estava irredutível nas acusações ao empresário e ex-tesoureiro da campanha de Collor à Presidência, Paulo César Farias, o PC, e que isso poderia gerar instabilidade política.

Segundo Pedro Collor, seu afastamento teve por objetivo "aniquilar" sua credibilidade. "Foi uma tentativa de mostrar aos congressistas que não estou no controle das minhas faculdades mentais", afirmou. Disse ainda que sua mãe assinou a nota pressionada pelo irmão, o presidente Collor, e acrescentou que "é plausível" que a pressão tenha partido de PC Farias.

Para provar que está bem de saúde física e mental, ela vai a São Paulo hoje para se submeter a uma junta médica. Pedro Collor afirmou também que vai continuar buscando provas das irregularidades cometidas por PC e responsabilizou o irmão por qualquer atentado que possa ocorrer contra ele.

Mesmo destituído de seu cargo, ele afirma que vai apresentar as provas que tem à CPI do Congresso e à Procuradoria.

*

ESPORTE

Com gol marcado pelo atacante Careca, aos 12 minutos do segundo tempo, a seleção brasileira de futebol venceu ontem o Milan, atual campeão italiano, por 1 a 0, em Milão.

Comandada pelo técnico Carlos Alberto Parreira, o Brasil não repetiu o bom futebol mostrado no último dia 17 no empate com os ingleses em Londres. Apesar de jogar com dois volantes, Mauro Silva e Dunga, a seleção teve dificuldades para conter o ataque milanês.

Além de Dunga e Careca, outros três jogadores "estrangeiros" da era Sebastião Lazaroni voltaram ontem à seleção: Taffarel, Jorginho e Aldair.

*

AMBIENTE

A Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos, a EPA, está fazendo uma campanha para desenvolvimento de equipamentos de computação que consumam menos energia.

Os sistemas de informática representam hoje cerca de 5% do consumo comercial de eletricidade no país e, em dez anos, esse índice pode dobrar.

O projeto de computadores "ecológicos", que leva em conta preocupações com o ambiente, permitirá que os fabricantes usem o logotipo "estrela da energia" em máquinas que devem ter, ao mesmo tempo, alto desempenho e mais eficiência no uso da energia.

Empresas como Apple, Compaq, Digital, HP e IBM trabalham com a EPA para fazer um acordo para implementação do programa. Uma das metas é desenvolver máquinas que se desliguem quando estão fora de uso.

*

FRASE

"A se confirmar a suspeita do povo acreano, de que o assassinato teve motivações políticas, este crime inscreverá o Brasil na fase da barbárie institucional."

DOM MOACIR GRECHI
bispo do Acre, sobre o assassinato do governador do Estado, Edmundo Pinto, ocorrido no último dia 17 de maio, em São Paulo

*

Leia mais no Acervo Folha

O maior ser vivo já encontrado no mundo vive na encosta do monte Adams, no Estado de Washington, e se alimenta de árvores, especialmente de raízes de pinheiros. O fungo, da espécie Armillaria ostoyae, ocupa uma área de 6,07 km2 ou cerca de 750 campos de futebol.

O anúncio da descoberta foi feito na última sexta-feira, dia 15 de maio, por Ken Russel, do Departamento Estadual de Recursos. Russel estudou o fungo por 25 anos. Segundo ele,
a maior parte do "corpo" do fungo está debaixo da terra e é responsável por retirar nutrientes das árvores através se suas raízes.

Por causa de seu tamanho, esses fungos já eram conhecidos. O que se descobriu agora é que cada um é apenas um ser vivo, e não um monte deles ligados. A idade estimada do fungo entre 400 e 1.000 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página