Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2012 - 07h33

HÁ 20 ANOS: 'Novo acordo' sobre poluentes pode trazer presidente Bush à Eco-92

Publicidade

DANILO JANÚNCIO
JOCIMARA RODRIGUES
DO BANCO DE DADOS

Folha - 8.mai.1992 - O governo dos EUA decidiu nesta semana que o presidente George Bush vai ao Rio para participar da Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, marcada para junho. A presença de Bush ainda não é oficial, mas o maior obstáculo a sua presença em solo brasileiro foi contornado.

Os europeus queriam que, na Eco-92, fossem fixadas metas específicas a serem cumpridas até o fim do século, o que o governo norte-americano discordava. Os EUA preferem assinar documento só com declarações de intenções para reduzir a emissão desses poluentes.

Bush ameaçou não ir ao Rio como instrumento de pressão sobre a Europa, o que levaria a conferência a um fracasso. Com o presidente e um documento fraco, a Eco-92 também será um fracasso em termos de benefícios ao meio ambiente, mas pode ser um sucesso de mídia.

Assessores da Casa Branca disseram que a decisão de ir ou não ir ao Rio foi uma das mais difíceis dos quatro anos de administração Bush. A ausência do presidente poderia caracterizá-lo como antipático, ao esnobar o evento, ou como bode expiatório, por conta dos problemas ambientais do planeta.

*

COTIDIANO

Eduardo Knapp - 7.mai.1992/Folhapress
O espaço Buso Palace, em São Caetano do Sul, que vai abrigar nova Igreja Universal do Reino de Deus
O espaço Buso Palace, em São Caetano do Sul, que vai abrigar nova Igreja Universal do Reino de Deus

O maior templo da Igreja do Reino Universal, fundada pelo bispo Edir Macedo, deve ser inaugurado no próximo dia 1º junho, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. O bispo e proprietário da Rede Record de Televisão alugou na semana passada o espaço Buso Palace, que tem capacidade para até 6.000 pessoas.

O espaço foi fundado há 16 anos e era usado como uma casa noturna para shows, bailes de formatura, casamentos e desfiles de moda, entre outros eventos. A casa abrirá suas portas pela última vez no dia 23 de maio. Nesse dia será realizado um encontro de casais da Igreja Católica para arrecadação de fundos para equilibrar orçamento do local.

Pelo palco do Buso Palace já passaram artistas como Roberto Carlos, Gal Costa e Jair Rodrigues, entre outros. Agora a casa fecha devido a problemas financeiros. Membros do Gipem (Grupo Independente da Preservação da Memória do ABCD) reclamam e afirmam que os evangélicos estão adquirindo diversos espaços que antes eram utilizados para lazer na região, como cinemas e casas noturnas.

*

MUNDO

Um conselho revolucionário anunciou ontem que controla o Tadjiquistão, república na Ásia Central. É a primeira vez que militantes islâmicos chegam ao poder na ex-URSS.

Para tentar reverter a situação, o presidente Rakhmon Nabiyev abandonou o Parlamento e tentava organizar um "governo de reconciliação nacional com todas as forças políticas e religiosas" do país.

As estimativas sobre mortos nos choques entre militantes oposicionistas e forças leais ao presidente variavam de 5 a 60. Não há polícia nas ruas de Duchambe, capital do país, que está repleta de franco-atiradores.

O paradeiro de Rakhmon é desconhecido. O presidente representa forças comunistas no país e, afastado pela Perestroika (processo de reestruturação econômica da ex-URSS), ele voltou à Presidência em novembro passado, mas a oposição já exigia sua renúncia.

*

CULTURA

Está em cartaz em São Paulo o espetáculo musical "Mucho Corazón", com direção e concepção do coreógrafo José Possi Neto e música da big band paulista Heartbreakers.

Montado no Bar Avenida (av. Pedroso de Moraes, 1.038, em Pinheiros), o espetáculo foi estruturado em linguagem definida pelo próprio Possi como "teatro-dança" e é aquecido por clássicos de mambos, salsas, boleros, tangos e rumbas.

Sem um "texto", como no teatro tradicional, e tampouco com uma história a ser narrada, "Mucho Corazón" busca representar a sensualidade e a violência do caráter latino por meio de coreografias carregadas em emoções como a raiva, a frustração, ou mesmo a dor e o desejo sexual.

O ponto alto da peça é a música dos Heartbreakers, bastante à vontade em cena, com destaque para a percussão do mestre Dinho.

Juan Steves - 30.mar.1992/Folhapress
Dançarina e músicos durante ensaio do espetáculo "Mucho Corazón", de José Possi Neto
Dançarina e músicos durante ensaio do espetáculo "Mucho Corazón", dirigido pelo coreógrafo José Possi Neto

*

ESPORTE

Estreante na Fórmula Indy, o piloto brasileiro Nelson Piquet, 39, sofreu ontem o mais grave acidente de sua carreira e está fora das 500 Milhas de Indianápolis, nos EUA.

Durante os treinos para a corrida, uma peça do aerofólio de seu Lola-Buick soltou-se entre as curvas 3 e 4, e Piquet perdeu o controle do carro, batendo de frente com um muro de concreto a 300 km/h.

Ele teve múltiplas fraturas nos dois pés e nas duas pernas e uma concussão cerebral (lesão leve no cérebro). Ele está internado no Hospital Metodista de Indianápolis e ainda deve passar por operações.

Tricampeão mundial de F-1 em 1981, 1983 e 1987, Piquet foi contratado para disputar as 500 Milhas pelo milionário John Menard, que tem uma equipe apenas para correr essa prova.

*

FRASE

"As escolas católicas que apoiaram isso fariam grande serviço à igreja e à educação se fechassem suas portas"

DOM MAURO MORELLI,
bispo de Duque de Caxias (RJ), condenando o veto a crianças com o vírus da Aids nas escolas particulares de São Paulo, decisão do Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos do Estado de São Paulo)

*

Leia mais no Acervo Folha

O chefe indígena e ex-deputado federal Mário Juruna causou constrangimento durante o Fórum Global, evento promovido por ONGs durante a Eco-92, ao exibir para a venda a pele de uma onça-pintada a poucos metros do estande do Ibama.

O mal-entendido aconteceu no sábado, dia 6 de junho de 1992. Ao verem a pele, funcionários do Ibama pediram a intermediação de uma ambientalista conhecida de Juruna, que conversou com ele. Depois de muito reclamar, o chefe levou a pele de onça embora.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página