Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2012 - 07h26

Governo lança campanha de prevenção à Aids

Publicidade

JOCIMARA RODRIGUES
DO BANCO DE DADOS

Folha, 29.abr.1992 - O presidente Fernando Collor de Mello autorizou ontem a veiculação da nova campanha para a prevenção da Aids, cujo foco central será o incentivo ao uso da camisinha.

A decisão foi tomada ontem pelo presidente Collor, durante uma reunião com Pelé, que preside a Comissão de Informação e Divulgação sobre Aids, e com Lair Guerra, coordenadora da Divisão de Aids no Ministério da Saúde.

A campanha para evitar a contaminação pelo vírus HIV incentiva a camisinha e dá instruções para o seu uso correto. Como a Igreja Católica sempre fez oposição aos métodos contraceptivos, inclusive à camisinha, o governo evitou essa abordagem até então. As campanhas anteriores só alertavam para a mortalidade causada pela doença e pela facilidade de contaminação. Agora o enfoque será a prevenção.

Os anúncios contarão com a participação de diversas personalidades, inclusive membros da Igreja Católica, como dom Paulo Evaristo Arns. Além do cardeal-arcebispo de São Paulo, participam da comissão o empresário João Araújo, pai do cantor Cazuza, o médico Ivo Pitangui e a apresentadora Hebe Camargo, entre outros.

Antonio Gaudério - 27.ago.1990/Folhapress
Linha de produção de preservativo masculinos no Rio Grande do Sul
Linha de produção de preservativos, que terão uso incentivado em campanha do governo de prevenção à Aids

*

BRASIL

O relatório da Federação Internacional dos Direitos do Homem (FIDH), divulgado ontem em Paris, denuncia que a morte de uma criança no Rio de Janeiro pode ser encomendada por apenas US$ 10.

A FIDH é uma entidade não governamental que funciona como órgão consultivo para a ONU e a Unesco.

O texto da entidade, preparado por uma comissão enviada ao Brasil, critica a omissão do governo brasileiro na apuração e na prevenção de chacinas de crianças. Entre 1988 e 1990, a Polícia Federal contabilizou 4.611 execuções de jovens entre 13 e 17 anos.

Segundo o relatório da FIDH, 76% dos jovens mortos no período estudado foram executados com uso de armas de fogo, e 86% dessas mortes aconteceram nos grandes centros urbanos. O perfil dos jovens em situação de maior vulnerabilidade são em geral meninos negros, constituindo 83% dos casos. Já as meninas representam 27% das vítimas.

Segundo a FIDH, os grupos de extermínio agem principalmente em ligação com três áreas: crime organizado, prestação de serviços privados de segurança e execuções solicitadas por particulares. As ações criminosas organizadas são responsáveis por grande parte das execuções dos jovens.

"O massacre de crianças no Brasil se parece com os piores momentos da barbárie nazista", disse Daniel Jacoby, presidente da FIDH.

*

MUNDO

Os 3 milhões de filiados ao IG Metall, sindicato dos metalúrgicos de grande influência política na Alemanha, iniciaram hoje uma sequência de greves de advertência que poderá dar início a uma paralisação total, fortalecendo a greve dos funcionários públicos, que soma 2,6 milhões trabalhadores fora das atividades há dois dias.

A greve abrange os trabalhadores dos transportes, dos correios, das comunicações e da coleta de lixo. Já há indicação de adesão dos trabalhadores da construção civil para os próximos dias.

Os grevistas reivindicam aumento salarial de 9,5%. O governo ofereceu ao funcionalismo público reajuste de 4,8%, enquanto as metalúrgicas se recusam a dar um aumento maior do que 3,3%.

Governo e setor privado se recusam a conceder os reajustes salariais exigidos pelos trabalhadores. O motivo é a crise enfrentada pelo país em decorrência do aumento do deficit público alemão, que investiu grande quantia na parte oriental do país, de regime socialista, até a reunificação do país, ocorrida em outubro de 1990.

*

Divulgação
Maquete do projeto do Parque da Mônica, que vai ser inaugurado dentro no Shopping Eldorado
Maquete do projeto para o Parque da Mônica, em São Paulo

CULTURA

O desenhista Maurício de Sousa lançou ontem o projeto do novo parque de diversões da cidade, o Parque da Mônica. O empreendimento será instalado no shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, numa área de 10 mil m2, e será totalmente dedicado aos personagens do desenhista.

Este é o primeiro parque temático e indoor do Brasil. A ideia de Maurício de Sousa, idealizador do projeto, é poder reunir famílias num lugar que resgate o conceito de quintal, que as crianças atualmente não podem usufruir. Sua inauguração está marcada para o dia 6 de agosto de 1992.

*

ESPORTE

O jornal italiano "Corriere dello Sport" noticiou ontem que o Napoli vai convocar Maradona para se preparar para o campeonato.

O time italiano deve oficializar a convocação assim que terminar o período de suspensão do jogador, em 17 de junho. O jogador foi suspenso após ser flagrado no exame de antidoping por uso de cocaína. Em contrapartida, o clube exige que Maradona cumpra integralmente seu contrato, que vai até 1993.

*

FRASE

"Nós queremos a Europa como uma comunidade de nações. Eu não quero os Estados Unidos da Europa."

JOHN MAJOR,
premiê britânico, que assumirá a presidência da Comunidade Europeia por seis meses, afirmando que não aceitará interferência externa.

*

Leia mais no Acervo Folha

A Eco-92 teve personalidades exaltadas, desprezadas, odiadas, mas o título de "anti-musa" da conferência poderia ter sido dado à democrata Dixy Lee Ray.

Descrente das ideias ecológicas propagadas, durante o governo do presidente Nixon, nos EUA, ela dirigiu a comissão de energia atômica. Seguindo na contramão, durante a Eco-92, Dixy era consultora de empresas e acreditava que os clorofluorcarbonetos (CFCs) não destruíam a camada de ozônio, apesar de haver até um protocolo mundial pedindo a suspensão da sua fabricação.

Dixy se baseia em detalhes ainda não conhecidos sobre a ação dos CFCs e a variação sazonal na camada do gás que protege a Terra para argumentar que tudo não passa de exagero dos cientistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página